sexta-feira, 3 de março de 2023

Vera Magalhães - Muita ansiedade e pouco trabalho

O Globo

O governo Lula demonstra uma pressa por resultados em descompasso com uma certa letargia na proposição de rumos

Passados os dois primeiros meses, o governo Lula demonstra uma pressa por resultados — na economia e nas pesquisas de popularidade do presidente — em descompasso com uma certa letargia na proposição de rumos, sobretudo aqueles que dependerão de votações no Congresso. Nesse campo, quais serão as prioridades? E com que base o Executivo contará?

É demasiado o tempo perdido pelo Legislativo nas miudezas da montagem das comissões permanentes. Também não condiz com um governo que parece querer mudar muitas diretrizes importantes em várias frentes, a disposição do Senado de encurtar ainda mais a jornada de trabalho.

Era de supor que, atingido com os demais Poderes pela depredação de 8 de janeiro e passada a recondução (facilitada pelo episódio, diga-se) de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, o Congresso fosse começar a trabalhar pesadamente para dar respostas aos ataques à democracia, de um lado, e às demandas da economia, de outro.

Nem uma coisa nem outra aconteceu, e o governo, estranhamente, não parece empenhado em mandar para o Parlamento seus projetos e em cobrar que eles ganhem tração.

Na Fazenda, foco da atenção generalizada pela aflição com o risco de desaceleração da economia, o discurso é diferente. Fernando Haddad vem anunciando o encurtamento de prazos para o novo marco fiscal. Agora, acena com a possibilidade de que a proposta venha à luz ainda nesta semana, o que seria finalmente transformar em ação essa ansiedade reinante no Planalto por caminhos para impulsionar o crescimento. Mas essa não é uma história que se escreva só numa pasta ou só com um projeto.

Mais: de pouco adiantará apressar o projeto do marco fiscal sem que se saiba em que terreno a gestão Lula pisa na Câmara e no Senado. E hoje esse é um solo pantanoso.

Alçado a um dos campeões em número de pastas na Esplanada, o União Brasil virou um celeiro de ministros enrolados que não entregam votos de suas bancadas. A conjunção tóxica tem levado a um clima de “ou dá, ou desce” em relação à permanência dos três indicados (por quem mesmo?) para a equipe de Lula. A ponto de o presidente começar a admitir, como fez em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo nesta quinta-feira, demitir Juscelino Filho caso não explique sua crescente lista de confusões.

Antes que o marco fiscal e a reforma tributária caiam num Congresso ainda de forte inclinação bolsonarista, e sobre o qual a equipe de articulação política de Lula demonstra não ter quase ascendência nenhuma, é preciso que cada um dos partidos que integram a coalizão diga quantas garrafas tem para vender. E é preciso que as férias cheguem ao fim. Eleição das Mesas, carnaval, quantas desculpas serão necessárias mais para que o ano finalmente comece?

Lula tem uma preocupação com que, passado o momento inicial de conjunção de esforços em torno do governo federal propiciado pelo ato terrorista de 8 de janeiro e pelo legado de morte de Bolsonaro escancarado pela tragédia humanitária dos ianomâmis, a trégua inicial acabe.

Já existe grande apreensão quanto aos rumos da economia. Diante da insistência de setores do governo e do PT em usar a Petrobras e outras estruturas para experimentos que remetem à heterodoxia de Dilma Rousseff, já se ouve de muitos importantes atores que o risco é o Brasil enveredar pelo caminho da Argentina.

Lula sabe que sua tão sonhada popularidade depende umbilicalmente da economia. Cabe a ele não ser um agente de criação de ruídos desnecessários, como foi muitas vezes nestes 60 dias, unificar o discurso das diferentes alas do governo e dos partidos, cobrar das muitas pastas que arregacem as mangas e trabalhem e mandar serviço para o Congresso.

 

8 comentários:

Anônimo disse...

Excelente análise da colunista! Muita pressa e poucos planos caracterizam estes 2 primeiros meses do governo Lula. Medidas importantes já foram tomadas, mas várias oportunidades também foram perdidas ou tratadas atabalhoadamente. Lula não é um neófito, já comandou o país por 8 anos. Talvez esteja meio "enferrujado" e possa melhorar nos próximos meses, se o PT não atrapalhar...

Anônimo disse...

Rá, letargia nenhuma. Lula já fez mais em 2 meses do q o bozo em 4 anos.
E destruiu muito menos também.

A apreensão com a economia é característica dos jornalistas. Fiquei sabendo q o genocida fez o Brasil crescer a média de 1,5%aa. Isso não causou apreensão nestes profissas.
Com Lula, o país crescerá mais - isso demanda mais do q 2 meses, claro.

Anônimo disse...

Verinha, tome mais um suquinho de maracujá e segure a onda, tá?
Titio Lula sabe o que está fazendo e o que fazer, pra consertar os últimos 4 anos de estultice do estrupício, talkey?

Anônimo disse...

Gente é impressionante como os zumbis petistas na falta de competência para apresentar suas ideias apelam para a grosseria. Não conseguem entender o esforço que todos fizeram para expulsar a aberração que habitava o planalto e ficam com a arrogância e burrice que fizeram o aparecimento da finada(?) aberração que pode até voltar.Não sabem nada e não aprendem nada. Jornalista certíssima!!

Anônimo disse...

Rá, Magalhães foi uma das q previu q Lula estava acabado. E u omi vira presi.
Erra muito, essa menina. Mas até um relógio quebrado acerta a hora.

Anônimo disse...

Na Flórida, o covarde fujão dá gargalhadas com o apoio a Lula trazido pelos cumpanheno du MST e suas invasões de terras produtivas na Bahia - aquele tipo de propriedade que Lula disse que o MST nunca invadia...

Anônimo disse...

cumpanhero

ADEMAR AMANCIO disse...

Vera não brinca em serviço,cobra mesmo,rs.