segunda-feira, 3 de abril de 2023

O que a mídia pensa - Editoriais / Opiniões

Bolsa Família ganha mais recursos, mas perde foco e eficácia

O Globo

Programa deverá tirar 3 milhões da pobreza extrema, a custo bem maior que no desenho original, revela estudo

O Bolsa Família foi um instrumento vital na redução da pobreza extrema no Brasil. Mas, depois da pandemia, quando o governo distribuiu o Auxílio Emergencial, foi desvirtuado. Rebatizado como Auxílio Brasil, passou a distribuir R$ 600 mensais por família sem levar em conta o número de filhos nem cobrar contrapartidas como frequência escolar ou carteira de vacinação. Agora, no resgate do nome original, o governo pretende retomar também o espírito original do programa.

Além do valor de R$ 600 destinado a cada família, serão distribuídos R$ 150 por criança de até 6 anos e R$ 50 por filho de 7 a 18 anos ou gestante. O benefício médio, pelas contas do governo, ficará em R$ 714. O orçamento à disposição do Bolsa Família, que já havia triplicado de R$ 35 bilhões para R$ 100 bilhões, recebeu novo incremento para R$ 175 bilhões. Como resultado do pente-fino no Cadastro Único dos beneficiários de programas sociais, o governo afirma ter retirado do programa 1,5 milhão de famílias. O objetivo é atender 20,9 milhões de famílias, ou cerca de 55 milhões de brasileiros.

Pelos últimos dados do IBGE, havia em dezembro do ano passado 12,47 milhões de brasileiros em situação de miséria ou pobreza extrema, definida pela renda mensal per capita de até R$ 208 mensais. Se o novo Bolsa Família já estivesse em vigor, haveria 3 milhões a menos de pobres e miseráveis, revela um estudo do economista Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

O ponto forte do Bolsa Família sempre foi o foco: fazer o dinheiro chegar a quem precisa. Foi isso que permitiu a um programa que custava em torno de 0,4% do PIB gerar R$ 1,78 por cada real nele investido, segundo o Centro de Políticas Sociais, da FGV Social. Esse impacto equivale ao triplo do gerado pelos benefícios da Previdência e é 50% maior que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos de baixa renda ou deficientes.

Para Duque, é preciso recuperar o desenho original do Bolsa Família para aumentar seu impacto na redução da pobreza. As mudanças promovidas pelo governo vão na direção certa, diz ele, mas ainda é preciso aperfeiçoá-lo. “O estrago feito no desenho do programa foi muito grande”, afirma. Ele sugere um benefício variável para crianças e jovens até 17 anos, maior nas faixas de 15 a 17, para que possam concluir o ensino médio. Outra ideia é um Benefício de Superação da Pobreza Extrema, para complementar uma quantia mínima por integrante da família.

No curto prazo, segundo Duque, o aumento do Bolsa Família favorecerá as economias locais de regiões rurais. “O efeito agregado deve ser mais diluído, mas ainda assim deverá aumentar o consumo das famílias em torno de 3%”, diz. Será um alento. Mesmo assim, ao tentar atender 55 milhões ante uma população de 12,5 milhões na pobreza extrema, o programa poderá trazer mais popularidade ao governo, mas não terá o mesmo foco nem a mesma eficiência do passado.

Tuberculose voltou a preocupar com choque da pandemia na saúde

O Globo

Sem descuidar da vacinação contra a Covid-19, país precisa enfrentar males do passado que ainda nos assombram

A marca de 700 mil mortos por Covid-19, atingida pelo Brasil na semana passada, reflete mais o passado errático de enfrentamento à pandemia que o estágio atual da doença, controlada pela vacina. As mortes diárias por milhão de habitantes, que ultrapassaram 14,5 no auge da pandemia, hoje não chegam a 0,2. Sem deixar de dar atenção às novas variantes do coronavírus nem descuidar das campanhas de vacinação, o país também precisa dirigir energia a velhas mazelas que ainda assombram em pleno século XXI.

É o caso da dengue, que registrou no ano passado mais de 1,4 milhão de casos e 1.016 mortes, recorde desde o ressurgimento da doença nos anos 1980. Também da tuberculose, o mal do século XIX que, a despeito da existência de vacinas e tratamento disponíveis na rede pública, ainda causa estragos, especialmente na população mais pobre. Dados do Ministério da Saúde demonstram que a tuberculose voltou a crescer no Brasil. Foram registrados 78.057 casos em 2022, aumento de 4,9% em relação a 2021, ano em que o país já registrara recorde de mortes (5.074). A situação se torna mais preocupante porque, até 2017, os números mostravam estabilidade ou queda.

Os mais vulneráveis são a população de rua, detentos, pacientes com HIV, imigrantes e comunidades indígenas. O combate à tuberculose foi prejudicado pela pandemia, que reduziu as notificações, permitindo que doentes não diagnosticados continuassem a transmiti-la. Os principais focos são capitais como Manaus, Belém, Rio Branco, Recife e Rio de Janeiro. Com sintomas como febre, tosse e emagrecimento, a tuberculose debilita o paciente, agravando as condições econômicas e sociais das famílias.

A vacina BCG, aplicada logo após o nascimento, protege contra as formas graves da doença, mas a cobertura vem despencando. Até 2018, estava acima de 95%. Depois de 2019, caiu para menos de 88%. Embora o tratamento seja oferecido em postos de saúde, não é simples. Primeiro, demanda diagnóstico preciso num país com carências crônicas no atendimento básico. Além disso, leva pelo menos seis meses e exige fornecimento regular de medicamentos e disciplina do paciente. Se tratada no início e de forma adequada, a doença tem cura.

O Ministério da Saúde lançou neste mês uma campanha nacional de combate à tuberculose. Promete aumentar a vacinação, ampliar acesso a diagnósticos e ações de prevenção, além de estabelecer metas para reduzir a incidência e as mortes até 2035. Despertar para o problema e planejar ações são passos importantes, mas não se resolverá o problema da tuberculose sem melhorar a qualidade do atendimento de saúde e as condições de moradia. São necessários campanhas para ampliar a vacinação, profissionais de saúde, testes para diagnóstico e medicamentos para tratamento, mesmo nas áreas remotas. A persistência da tuberculose, que deveria estar controlada há décadas, é o retrato da saúde pública no Brasil.

Mal-estar econômico

Folha de S. Paulo

Contra pessimismo captado pelo Datafolha, Lula precisa de medidas difíceis

Não é confortável a situação da economia percebida pelos brasileiros. A tendência de melhora das avaliações no ano passado deu lugar a uma constatação mais forte de estagnação nos últimos meses. Mais grave, há clara deterioração das expectativas para a evolução do emprego, dos salários e da inflação.

Em linhas gerais, essa é a percepção captada pela pesquisa mais recente do Datafolha, que colhe os primeiros impactos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Somente 23% acham que a situação do país progrediu nos últimos meses, ante 34% no final de outubro, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. Os que acreditam em piora também caíram, de 42% para 35%, mas o movimento mais notável se deu entre aqueles que não veem mudança, que saltaram de 23% para 41%.

Quanto ao futuro, o aumento do pessimismo é inequívoco. Em outubro, apenas 13% dos brasileiros aptos a votar consideravam que a economia do país iria piorar. O percentual subiu a 20% em dezembro e atingiu 26% agora. Já os que esperam melhora caíram de 62% para 49% em dezembro e 46% em março.

Em aspectos mais específicos, desde dezembro ampliou-se a parcela dos entrevistados que preveem mais inflação (de 39% para 54%), mais desemprego (de 36% para 44%) e perda do poder de compra dos salários (21% para 31%).

Tais projeções têm amparo na realidade. Depois de uma expansão surpreendente no primeiro semestre do ano passado, a atividade econômica se encontra em desaceleração, o que já afeta o mercado de trabalho. Já a alta de preços tem se mostrado resistente.

Ao mesmo tempo, Lula tem feito má gestão das expectativas desde a vitória nas urnas, com ataques ao Banco Central, críticas às metas de inflação e declarações contra a austeridade orçamentária.

O Datafolha ajuda a entender a insistência do mandatário na ofensiva contra os juros —que tem o apoio de esmagadores 80%, enquanto 71% consideram que as taxas estão acima do adequado.

É compreensível o anseio geral por juros mais baixos. Entretanto as pressões públicas de Lula sobre o BC, somadas às intenções gastadoras do governo, acabam por dificultar a queda da inflação esperada e, assim, da taxa Selic.

A administração petista não contará com nenhuma bonança imediata na economia. Diante de um quadro político também pouco amigável, é natural que a popularidade do atual presidente se compare aos níveis modestos obtidos por Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de mandato.

Cumpre tomar agora as decisões difíceis que poderão permitir uma melhora mais duradoura do cenário nos próximos anos.

Privilégio revogado

Folha de S. Paulo

Fim da prisão especial é avanço, mas ainda devem-se combater outras distorções

Na última quinta-feira (30), o Supremo Tribunal Federal pôs fim a um dos aspectos mais anacrônicos do sistema carcerário brasileiro: a chamada prisão especial, até decisão penal definitiva, para pessoas com diploma de ensino superior. A corte decidiu que a norma do Código de Processo Penal é incompatível com a Constituição.

Instituída no governo provisório de Getúlio Vargas na década de 1930, a prisão especial não é uma modalidade de privação de liberdade antes da condenação, mas sim "apenas uma forma diferenciada de recolhimento da pessoa presa provisoriamente", segundo Alexandre de Moraes, ministro do STF.

Trata-se de um privilégio sem justificativa. O instituto ora revogado tão somente reforçava a hierarquia social no cárcere.

Importante destacar que o benefício era aplicado a prisões provisórias, aquelas antes de uma sentença condenatória definitiva, um dos gargalos que alimenta o encarceramento no Brasil.

Há um abuso no uso dessa modalidade. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, ligado ao Ministério da Justiça, em junho de 2022, 29,1% dos mantidos no sistema ainda aguardavam uma sentença final.

Assim, a norma anulada pelo STF conferia vantagens a detentores de diploma universitário, que ficavam apartados dos problemas causados pela superlotação dos presídios.

Em vez de conceder privilégios, é imperativo combater as verdadeiras mazelas do cárcere no país.

De um lado, devem-se fortalecer mecanismos de fiscalização das condições a que estão submetidos os presos, provisórios ou não —segundo pesquisa da Pastoral Carcerária de 2019, 58% das denúncias de tortura em presídios envolviam agressão física, e 41% citavam condições de vida degradantes.

De outro, é preciso admitir que o país prende muito e prende mal. A Lei de Drogas, sancionada em 2006, não diferenciou usuários de traficantes por critérios objetivos, gerando —com o punitivismo peculiar ao Judiciário— uma explosão no número de prisões, desde então, por crimes relacionados a drogas.

Entre 2005 e 2019, o percentual de presos por tráfico passou de 14% para 27,4% —no caso das mulheres, essa taxa chega a 54,9%.

Retirado o privilégio da prisão especial, resta ainda ao poder público enfrentar o alto encarceramento e as violações de direitos humanos, que atingem principalmente a população negra e pobre do país.

A política põe um freio em Lira

O Estado de S. Paulo.

Formação de bloco partidário fora do radar do governo e de Arthur Lira mostra que o presidente da Câmara não controla tudo e indica a viabilidade de alternativas ao PT e ao Centrão

Apesar das pretensões megalomaníacas do presidente da Câmara, Arthur Lira, ele não controla tudo o que acontece na Casa – e isso é uma excelente notícia para o País. No dia 28 de março, foi oficializada a formação de um superbloco de cinco legendas (MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC), com 142 deputados ao todo. É maior do que a bancada do PL, a legenda com mais cadeiras na Câmara (99), e a soma de todos os partidos de esquerda. Juntos, PT, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade têm 131 deputados.

A composição do novo bloco pegou de surpresa tanto o presidente da Câmara como o governo federal. Tal articulação revela um ponto fundamental do regime democrático. Os partidos não podem ser submissos às estruturas do poder estatal. Só se tiverem vida própria estarão aptos a exercer o papel que lhes cabe, que é defender suas causas e representar seus eleitores. Certamente, as chefias do Legislativo e do Executivo não apreciam essa independência, mas é justamente essa autonomia que assegura o funcionamento saudável do regime democrático. Efeito imediato do novo bloco partidário é, por exemplo, a diminuição do poder de Arthur Lira nas indicações para as comissões mistas destinadas a analisar as medidas provisórias.

Outro aspecto positivo suscitado pelo novo grupo é a redução da fragmentação partidária. Agora, entre federações, blocos e partidos, há 13 bancadas na Câmara. Mesmo sendo ainda um número grande, trata-se de avanço significativo em relação ao que ocorria anos atrás, quando mais de 30 legendas operavam individualmente na Casa. Não se sabe o que de fato vai ocorrer, mas há hoje espaço para maior racionalidade e maior conteúdo programático nas negociações políticas. Mais do que apenas aplaudir o fenômeno, trata-se de exigir que essa oportunidade seja efetivamente aproveitada.

Mas talvez o principal ponto a ser destacado na formação da maior bancada da Câmara é que, ao contrário do que muitos poderiam pensar, a política continua sendo o caminho mais efetivo para que a sociedade não fique refém do poder estatal.

Sempre presente no imaginário coletivo nacional, o sentimento antipolítica intensificou-se em 2013 e, de forma especial, com o bolsonarismo a partir de 2018. Para muitos, o caminho da oposição deveria ser pavimentado necessária e exclusivamente pelo confronto com as instituições. Esse foi o discurso de muitos parlamentares eleitos em 2018 e em 2022. Por exemplo, na visão de alguns senadores bolsonaristas, a tarefa mais importante do Senado é instaurar processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como meio de pressionar o Judiciário e inflamar seguidores. Apesar de fazer muito barulho nas redes sociais, esse tipo de política – na verdade, é a negação da política – nada constrói e ainda deixa a pista livre para o governo atuar como bem entender. Não faz real oposição ao exercício do poder.

Eis o fato incontestável. Os parlamentares que apenas gritam não geram nenhum temor entre as lideranças do Congresso e no Palácio do Planalto. O que causa apreensão em Arthur Lira e no governo federal é a efetiva capacidade de articulação política, como a que se viu na formação do superbloco no dia 28 de março. São as lideranças políticas articuladoras da bancada com 142 deputados que podem oferecer algum óbice aos planos do PT e aos do Centrão. Não é demais lembrar que foi Gilberto Kassab quem, com a criação do Partido Social Democrático (PSD) em 2011, surpreendeu Lula e alterou a dinâmica de forças no Congresso de então.

Há quem se iluda pensando que o bolsonarismo poderá constituir algum tipo de oposição ao governo Lula no Congresso. Mesmo quando Jair Bolsonaro era presidente da República, sua turma foi incapaz de se organizar e de articular politicamente no Legislativo. Brincaram de ser a nova direita no País, mas foram tão somente a antítese da civilidade e da República. Agora, são capacho de Arthur Lira, o que não é nenhuma novidade. A novidade é que tem gente adulta na Câmara fazendo política.

UE dá urgência à diversificação energética

O Estado de S. Paulo.

Decisão da UE de acabar com a produção de carros a gasolina e diesel até 2035 mostra que a janela dos combustíveis fósseis está se fechando e que a diversificação energética é inadiável

Há dois séculos os combustíveis fósseis são o sangue negro que corre nas veias da indústria, impulsionando uma revolução social e tecnológica sem precedentes. Mas é consenso que o dióxido de carbono aquece o planeta, degrada a natureza e ameaça, a longo prazo, a prosperidade humana. O dilema é que, se são letais para o futuro, os combustíveis fósseis ainda são vitais para o presente.

As distorções de um mau equacionamento desse dilema têm impactos. Para a indústria dos fósseis – no caso do Brasil, particularmente a do petróleo – é evidente que mais dos mesmos negócios de sempre é, a longo prazo, uma rota suicida. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda por petróleo começará a declinar até 2030. Estratégias caras e com retorno a longo prazo, como as que o governo vem sinalizando ao interromper a venda de refinarias e investir em novas ou explorar bacias distantes e incertas, exigem prudência. A União Europeia (UE) acaba de anunciar o fim da produção de carros a gasolina e diesel até 2035. É um sinal de que a janela está fechando e é preciso atentar às portas que estão abrindo.

Os ambientalistas, por sua vez, costumam resumir o desafio energético à eliminação dos fósseis. Mas, mesmo no cenário de “carbono zero”, a AIE estima que em 2050 a demanda mundial de petróleo ainda será de 20 milhões de barris por dia. E hoje os royalties são fonte crucial de recursos para o Brasil enfrentar desafios como a pobreza.

Se é óbvio que uma “transição” energética sustentável não pode ser entendida como “ampliação” das fontes fósseis, tampouco pode ser sua pura “redução”. Em certa medida ela é ambas: ampliação a curto prazo e redução a longo prazo. A ampliação de hoje viabilizará investimentos nas tecnologias que garantirão a redução amanhã. A chave do problema é a diversificação das fontes energéticas. Mas, nesse quesito, seja o Estado brasileiro, seja sua petrolífera, estão defasados.

O País tem imensas vantagens comparativas. Sua matriz energética já é uma das mais limpas do mundo e está longe das pressões ambientais que países desenvolvidos enfrentam. Mas, antes de aproveitar esse bônus para galvanizar a diversificação, o Brasil o tem usado para justificar uma certa acomodação.

O setor de petróleo e gás continua a gozar de vultosos subsídios para, supostamente, estimular o desenvolvimento social no curto prazo. Mas, além de beneficiarem mais as indústrias do que famílias pobres – que seriam mais bem servidas com esses recursos por transferências de renda ou serviços públicos –, os subsídios desencorajam a eficiência e a diversificação energética.

Consequentemente, ainda que o Plano Estratégico da Petrobras e seu presidente, Jean Paul Prates, falem com entusiasmo da expansão rumo aos renováveis, na prática a estratégia da empresa para o futuro continua aferrada aos fósseis. No ano passado, por exemplo, ela teve lucro recorde, o que é excelente. Mas cerca de 80% dos investimentos seguem canalizados para a exploração de petróleo e gás. Seus principais investimentos em descarbonização continuam a ser em tecnologias para reduzir emissões das fontes fósseis. A ironia é que multinacionais movidas exclusivamente pelo lucro têm investido muito mais em energia limpa do que a Petrobras, que, tendo como maior acionista a União, deveria combinar o lucro com interesses nacionais.

O foco excessivo e imediatista no petróleo não é bom para o meio ambiente e, a longo prazo, não é bom para a empresa e nem para o Brasil. Táticas baseadas no petróleo ainda fazem sentido no curto prazo. Mas essa fonte de energia está com os dias contados. Alicerçar nela a estratégia de desenvolvimento sustentável nacional é como confiar na luz de estrelas mortas. O astro mais próximo, maior, mais quente e mais luminoso das energias renováveis já despontou no horizonte. O Brasil e sua principal empresa de energia têm todas as condições naturais e técnicas de aproveitar a aurora dessa nova fonte de luz e força para traçar uma rota vantajosa para a sociedade e o meio ambiente.

Sofrimento sem água e esgoto

O Estado de S. Paulo.

Relatório da ONU alerta para a gravidade de um problema que o Brasil tem como resolver

A ONU lançou há alguns dias um relatório que estima que 26% da população mundial sofre com a falta de acesso à água potável − o impressionante número de 2 bilhões de pessoas. A situação é ainda pior no que diz respeito a saneamento básico, com 46% dos habitantes, ou 3,6 bilhões de pessoas, sem dispor desse tipo de serviço em condições adequadas. Os dados são referentes a 2020 e dão a exata dimensão do tipo de desafio que a humanidade precisa superar para garantir direitos básicos em escala global.

A escassez de água potável é ameaça direta à sobrevivência. Somada à falta de esgoto, gera efeitos perversos sobre o desenvolvimento econômico e social, com graves reflexos na saúde da população, notadamente na das crianças. A propósito, estima-se que a falta de higiene provoque 1,4 milhão de mortes por ano. Não à toa, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 da ONU estipulou a meta de garantir água potável e saneamento para todos os habitantes do planeta até 2030. Algo que, no atual ritmo, não será atingido.

Ciente do atraso, a ONU promoveu recentemente, em Nova York, a maior conferência internacional sobre o tema desde 1977. O encontro serviu de palco para o lançamento do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água 2023, que mostra que o consumo global vem crescendo no ritmo de 1% ao ano há quatro décadas. A previsão é que a tendência se mantenha até 2050, puxada pelos países em desenvolvimento, que são os que mais sofrem com a falta de tecnologia e de capacidade de investimento.

O documento chama a atenção também para a poluição dos rios e para as mudanças climáticas, fatores que deverão acentuar o problema. O aquecimento global, segundo o relatório, levará partes da América do Sul, do Leste Asiático e da África Central a enfrentar escassez sazonal de água. Vale notar que a América Latina e o Caribe são citados como a região onde mais se agravou o estresse hídrico no período 2008-2018.

De fato, o Brasil tem motivos para se preocupar. Na mesma semana da reunião da ONU em Nova York, o Instituto Trata Brasil divulgou a 15.ª edição do Ranking do Saneamento, que mostrou que quase 35 milhões de pessoas sofrem com a falta de acesso à água potável no País, enquanto cerca de 100 milhões vivem em áreas sem rede de esgoto. Um desastre. Como se não bastasse, a perda média de água tratada nas cem cidades mais populosas chega a 36%, um desperdício inaceitável.

O histórico déficit de serviços de água e esgoto já penalizou demais a população brasileira. Foi o que levou o Congresso a aprovar, em 2020, o marco legal do saneamento − iniciativa alinhada às melhores práticas internacionais, capaz de atrair investimentos privados e de livrar o Brasil de um atraso inaceitável. Já passou da hora de o País fazer o dever de casa e contribuir decisivamente para reduzir as estatísticas de desabastecimento e falta de saneamento básico. O governo federal ajudará muito se não mexer no marco. Não é com retrocessos que se vai garantir água encanada e rede de esgoto.

Argentina está perto de uma nova crise econômica

Valor Econômico

Com inflação acima de 100% e reservas perto do zero, país caminha para a recessão

A crise cambial volta a rondar a Argentina, as reservas internacionais se aproximam de zero e não há muitos meios adicionais de o governo obter dólares para evitá-la. Para piorar um quadro que nos últimos anos nunca foi bom, o campo argentino enfrenta uma de suas piores secas, com triplo impacto: redução das exportações agrícolas, a principal fonte de divisas externas do país; diminuição da arrecadação tributária, por meio da tributação especial aos exportadores, e aumento do custo de vida, que em fevereiro ultrapassou os 100%. O momento é delicado. Há uma eleição presidencial a caminho, o governo está enfraquecido e o próximo, seja qual for, terá de assumir sob imensa pressão, com pouco espaço e tempo para agir.

Não há coesão no governo para enfrentar uma instabilidade que pode se transformar em crise aberta antes das eleições de 22 de outubro. Desde o início, o presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, discordam a respeito dos rumos que o país deveria tomar e disputam espaços de poder. A divisão revelou-se desastrosa para a Argentina e para ambos, a ponto de que agora nenhum dos dois tenha muito apetite para tentar a reeleição. Cristina disse que não pretende fazê-lo, por enquanto. Fernández não desistiu ainda, mas suas chances de sucesso são remotas e não parece haver programa ou apoio político capazes de mudar seu destino.

Um dos grandes pontos de desacordo entre o presidente e sua vice é o que mantém ainda a Argentina de pé: o acordo com o Fundo Monetário Internacional que garantiu US$ 44 bilhões em auxílio financeiro, que só começará a ser pago na próxima administração. O FMI queimou parte de seu prestígio ao liberar o maior pacote de apoio a um país ao governo liberal de Mauricio Macri, cujo resultado foi um retumbante fracasso, piorou a situação do país e abriu caminho para a volta dos peronistas.

A tentativa de manter a economia à tona foi terceirizada para o peronista Sergio Massa, porque Fernández e Cristina não se entendiam. Político experiente, com facção própria no peronismo, Massa aceitou um péssimo emprego com a esperança de que a missão poderia, se bem sucedida, abrir-lhe o caminho para a Presidência da República. Essa ambição parece ter ficado no passado.

A falta de divisas estrangula a Argentina. No primeiro trimestre, US$ 2,89 bilhões saíram do Banco Central para impedir desvalorizações, enquanto a receita em dólares é cadente. Cálculos de analistas privados estimam que a reserva líquida do país, disponível de imediato, não ultrapassa US$ 2 bilhões. Sergio Massa e o presidente Fernández perambularam há pouco em Washington pelo Tesouro americano e FMI. Houve aparente sinal verde do Clube de Paris para reescalonamento da dívida, enquanto, antes, o FMI aprovou a quarta revisão do acordo, que põe a caminho de Buenos Aires US$ 5,3 bilhões. Massa tenta ainda liberar US$ 1 bilhão da linha de swap que a China mantém com a Argentina.

Mas a inflação, o sinal maior para que os argentinos fujam de sua moeda em direção ao dólar, não dá tréguas. Pelo acordo com o FMI, ela deveria cair para perto de 50%, mas subiu, ultrapassou 100% e segue em alta. O governo tem feito desvalorizações maiores do câmbio para fechar um pouco a enorme brecha entre o oficial e o dólar paralelo (blue), o que só piora a inflação. O crescimento perdeu fôlego e a recessão está próxima.

Os meios para economizar divisas escasseiam. O governo criou o dólar soja, para pagar uma cotação maior que a oficial aos exportadores do produto e obter mais divisas com isso. A safra argentina de grãos é estimada em 84 milhões de toneladas, ante 130 milhões em 2022. Com isso, se prevê que a receita de vendas externas seja US$ 20 bilhões inferior. Além disso, o governo tem criado mais obstáculos administrativos para as importações, enquanto mantém o racionamento de US$ 200 para compras no exterior de pessoas físicas.

O principal líder da oposição, Mauricio Macri, anunciou que não mais concorrerá à Presidência, ampliando as chances da oposição, que se livrou de carregar o peso de um líder desgastado, corresponsável pela atual crise. Máximo Kirchner, filho de Cristina, e outros radicais podem se lançar à empreitada. As pesquisas não registram muita diferença entre os possíveis postulantes, com uma exceção grave. A crise sem fim da Argentina fez crescer muito a intenção de voto da extrema direita de Javier Milei. Ele pode implodir um sistema político carcomido, dominado há décadas pelo peronismo - com efeitos nefastos.

 

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