segunda-feira, 29 de maio de 2023

Carlos Pereira* - Salvando a própria pele?

O Estado de S. Paulo

Impeachment para ‘salvar a própria pele’ se baseia em premissas que não têm sustentação nos fatos

A narrativa de que o impeachment de Dilma foi motivado para liquidar a Lava Jato parte da premissa de que teria sido mau negócio para o MDB-PSDB, e que, por conta dele, foram dizimados das eleições em 2018.

Mas será mesmo que não existiriam ganhos de curto prazo para tais partidos com o impeachment? Deveriam esperar até 2018 se poderiam ter acesso ao poder já em 2016?

Foi a partir dos resultados do governo Itamar, pós-impeachment de Collor, que as portas se abriram para dois mandatos consecutivos do PSDB. Os partidos que romperam com Dilma, após anos de má gerência de coalizões do PT, se engajaram no impeachment com expectativa de ganhos similares.

O governo Temer estava sendo bem-sucedido na economia, que apresentava claros sinais de recuperação. No Legislativo, aprovou várias reformas a custo baixo. Esses resultados foram fruto das escolhas de Temer, que, ao contrário do PT, montou sua coalizão ideologicamente homogênea e que espelhava a preferência do Legislativo. Além disso, compartilhou poderes e recursos de forma proporcional com parceiros. Não foi coincidência o fato de sua coalizão não ter quebrado mesmo diante de dois pedidos de impeachment da PGR.

Provavelmente, um candidato do MDB-PSDB seria competitivo nas eleições de 2018. Entretanto, não contavam com o fato de Temer e Aécio terem sido flagrados em conversas suspeitas com Joesley Batista. Não faz sentido supor que o impeachment, por si só, inviabilizaria suas chances eleitorais em 2018. Pelo contrário, tinha o potencial de catapultá-las.

Se admitirmos que existia uma conspiração para frear a Lava Jato via impeachment de Dilma, seria esperado que medidas concretas nessa direção fossem tomadas. Temer poderia ter nomeado na PGR um Augusto Aras, como fez Bolsonaro. Em vez disso, nomeou Raquel Dodge, que fazia parte da lista tríplice dos procuradores.

Dodge defendeu que o orçamento da Lava Jato deveria ser triplicado: “Nossa instituição apoia a atuação contra a corrupção empreendida no âmbito da Lava Jato, de modo a fixar o montante solicitado pela força-tarefa”. Solicitou que a PF investigasse os R$ 51 milhões no bunker de Geddel (MDB). Pediu a prisão de José Yunes, amigo e ex-assessor de Temer. Reiterou denúncia contra Aécio (PSDB) por corrupção e obstrução da Justiça.

Esses fatos desautorizam interpretações de que o impeachment e o governo Temer tiveram objetivo de acabar com a Lava Jato. O que fundamentalmente motivou partidos de centro com o impeachment de Dilma foi a expectativa de ganhos no presente para garantir o futuro.

*Professor titular FGV Ebape e sênior fellow do Cebri

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Temer-Traidor.
Tá.