sábado, 29 de novembro de 2014

Cortar repasses do Tesouro para o BNDES é bom sinal - O Globo / Editorial

• Nova equipe econômica terá de se dedicar inicialmente mais à correção de rumos, para repor as finanças públicas em ordem, do que a avanços inovadores

Anunciado no dia seguinte à apresentação dos futuro ministros da Fazenda e Planejamento, Joaquim Levy e Nelson Barbosa, o crescimento pífio do PIB no terceiro trimestre (0,1%) serviu para ilustrar a dimensão das dificuldades que a nova equipe econômica enfrentará. A virtual estagnação, somada a déficits fiscais e inflação elevada, compõe um desafio e tanto.

O contraponto a esta conjuntura difícil começou a ser feito na quinta, quando Levy e Barbosa adiantaram, no pronunciamento que fizeram em Brasília, que perseguirão metas exequíveis, sem camuflagens e contabilidades criativas, nas finanças públicas, tendo como alvo no ano que vem um superávit primário equivalente a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Além da busca desse superávit primário, uma outra mudança importante foi também anunciada: o Tesouro deixará de repassar títulos para o BNDES ampliar sua capacidade de financiamento a empresas. Trata-se de uma fórmula esdrúxula que a atual equipe econômica adotou para estimular investimentos — e que não se traduziu em números positivos — porque mascarava a expansão da dívida pública. Em face da renegociação do endividamento de estados e municípios com a União e da acumulação de reservas cambiais pelo Banco Central durante certo período, o país optou por utilizar como principal parâmetro a chamada dívida líquida.

Assim, pela fórmula esdrúxula adotada, embora o Tesouro emitisse títulos, tal operação mantinha inalterada a dívida líquida, porque recebia como contrapartida créditos junto ao BNDES. Mas a dívida bruta, a mais considerada nos parâmetros internacionais, não parou de subir. O Brasil, que vinha alcançando índices confortáveis de envidamento, voltou a se aproximar da “zona de rebaixamento” no conceito das agências de avaliação de risco de investimento.

A repercussão negativa desse tipo de contabilidade, sem que os resultados esperados tivessem se concretizado, levou a atual equipe econômica a reduzir a marcha da transferência de títulos do Tesouro para o BNDES. Mas pelo menos os futuros ministros não insistirão em prosseguir por esse caminho tortuoso de endividamento.

O BNDES exerce função importante na economia brasileira, mas jamais terá condições de suprir todas as necessidades de financiamento dos diversos agentes econômicos. Em economias mais bem estruturadas, essa função é exercida fundamentalmente pelo mercado de capitais, que no Brasil está estancado, depois de um impulso inicial ameaçador.

A nova equipe não conseguirá transformar esse quadro da noite para o dia, mas à medida que as finanças públicas forem postas em ordem, as taxas de juros tenderão a declinar e opções de financiamento acabarão surgindo no mercado de capitais. Os primeiros passos da nova equipe econômica terá de ser mais de correção de rumos do que de avanços inovadores.

Nenhum comentário: