terça-feira, 25 de julho de 2017

Opinião do dia - O Estado de S. Paulo

"O quadro desalentador que se apresenta diante da população fluminense está pintado com as tintas das canetas daqueles diretamente responsáveis pelos rumos do Estado: o governador Luiz Fernando Pezão e toda a linha sucessória, que parecem incapazes de fazer frente ao desafio que têm de enfrentar. Diante deste fato, não resta alternativa a não ser o apoio da União. Mas que a boa vontade do governo federal se volte apenas para a população que diariamente sofre as consequências dos desmandos de uma cúpula inepta, não para seus responsáveis diretos."

--------------
Editorial, "Um Estado desgovernado" , O Estado de S. Paulo, 25/7/2017

Profissão: político | *Rubens Barbosa

- O Estado de S.Paulo

A profissionalização gera crescentes riscos para o exercício dos mandatos

O episódio lamentável da ocupação da Mesa Diretora do Senado – que serviu até de mesa de almoço – por senadoras que se opunham à aprovação da reforma trabalhista, contra todos os princípios de comportamento parlamentar, levou-me a reflexão sobre a atuação dos políticos na sociedade brasileira. Certamente, as nobres senadoras desconhecem uma das regras básicas na política, recomendada pelo cardeal Mazarino, homem público contemporâneo de Luís XIV, em seu Breviário dos Políticos, segundo a qual “é perigoso ser muito duro nas ações políticas”. A arte da política, como ensinou Maquiavel, consiste em organizar e superar as divergências entre partidos e pessoas, sem o que reinarão o conflito e a anarquia.

Max Weber, sociólogo alemão, assinalou que os políticos vivem “de” e “para” a política e que ela é não só uma vocação, mas também uma profissão. Uma vez entrando na política, são raros os que dela se afastam. Essa situação não existia na democracia ateniense. A regra era o sorteio, e não a eleição dos cidadãos, havia uma rotação de funções e as responsabilidades passavam de um cidadão para outro. Em alguns países essa situação ainda existe. Na Suécia, por exemplo, a renovação é de 40% e muitos dos que entram para a política depois retornam a suas atividades privadas.

A outra ameaça a Lula-18 | Hélio Schwartsman

- Folha de S. Paulo

Uma das principais definições que o mundo político aguarda é se Luiz Inácio Lula da Silva poderá disputar a Presidência da República em 2018. Hoje ele aparece como favorito nas pesquisas de intenção de voto, mas, pela Lei da Ficha Limpa, perderá o direito de candidatar-se se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmar a condenação que já lhe foi imposta pelo juiz Sergio Moro.

Só que a Ficha Limpa não é a única ameaça à candidatura Lula. Como me fez ver o leitor Milton Córdova Júnior, advogado que milita em Brasília, a ADPF 402, aquele julgamento no Supremo em que se tentou tirar Renan Calheiros do comando do Senado no ano passado, também poderá impedir Lula de concorrer.

Esse foi um juízo particularmente confuso cujo acórdão ainda não saiu publicado. A única coisa que ficou clara por enquanto é que a maioria dos juízes entendeu que, por força do artigo 86, § 1º, I da Constituição, réus não podem assumir a Presidência da República. Os magistrados até permitiram que Calheiros continuasse comandando a Casa, desde que fosse excluído da linha sucessória.

Ecossistema das 'fake news' | Joel Pinheiro da Fonseca

- Folha de S. Paulo

A mídia perde espaço para um tipo 'jornalismo' que nem informa, cuja função é gerar 'narrativas' 

Quando a repórter da CBN noticiou, na quarta (19) de manhã, que "moradores de rua em São Paulo são acordados com jatos de água fria", a imagem na mente do público foi instantânea: prefeito higienista expulsando mendigos indefesos do centro a canhão d'água.

Mas não era bem isso. Conforme a própria matéria relatava, funcionários terceirizados da limpeza teriam sido negligentes e molhado pertences –sobretudo cobertores– de mendigos em vez de pedir que eles os retirassem antes de ligarem as mangueiras. O prefeito João Doria se prontificou a trabalhar com os funcionários da empresa para que esse tipo de descuido não mais ocorra.

Nenhuma pessoa foi alvo de jato d'água. Então a manchete mentiu? Não exatamente. Mesmo sem ter recebido o jato, pessoas foram acordadas por ele quando a água escorreu pelo chão e molhou seus pertences.

A manchete é verdadeira, mas a situação que ela descreve é diferente daquela que a maioria dos leitores imaginou quando a leu.

Presidencialismo enfraquecido | Merval Pereira

- O Globo

Não chegamos ao ponto a que chegou a Argentina no período entre 2001 e 2002, que teve cinco presidentes em 12 dias, mas que estamos num regime presidencialista em decadência, isso estamos. Na Argentina, após a queda de Fernando de la Rúa, devido a uma onda de protestos, o presidente do Senado, Federico Ramón Puerta, assumiu o governo interinamente, mas ficou apenas dois dias. O governador da província de San Luís, Adolfo Rodriguez Saá, foi eleito por 60 dias, mas, como parecesse querer um governo de vários anos, criando até uma nova moeda, acabou caindo rapidamente, oito dias depois.

Ramón Puerta assumiu novamente, mas durou apenas 15 minutos e renunciou. Eduardo Oscar Camaño, presidente da Câmara, assumiu em seu lugar e no dia seguinte a Assembleia elegeu Eduardo Duhalde, governador da província de Buenos Aires, que ficou no poder até maio de 2003, quando houve eleição presidencial para o mandato normal, vencida por Nestor Kirchner após Carlos Menem ter desistido do segundo turno.

Em causa própria | Eliane Cantanhêde

- O Estado de S.Paulo

Congresso prepara ‘surpresas’ contra a Lava Jato e a favor dos parlamentares

O Congresso Nacional já está levando palmadas da Lava Jato, broncas da opinião pública e notas baixas nas pesquisas, mas aproveita o recesso para fazer mais peraltices. Como o Estado vem antecipando, os parlamentares tentam usar a reforma política e a reforma do Código Eleitoral para favorecer os alvos da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal.

Um dos exemplos mais lustrosos é a tal “emenda Lula”, que aumenta de 15 dias para oito meses o prazo em que os candidatos às eleições já de 2018 não podem ser presos, a não ser em flagrante delito. Oito meses é uma eternidade. Principalmente para cometer crimes impunemente.

O discurso da vanguarda do atraso - João Domingos

- O Estado de S. Paulo

Mesmo desgastado pelas denúncias que o envolvem em suposto tráfico de influência e recebimento de propinas, além da condenação a 9 anos e 6 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem uma legião de seguidores. Essa legião costuma acreditar em tudo o que petista diz.

Sabendo-se detentor de um poder de comunicação que ainda o diferencia, Lula vem sistematicamente falando coisas que, em vez de ajudar uma parte da sociedade a evoluir, tem efeito contrário. Ao defender a criação de um fundo para o financiamento das campanhas eleitorais em entrevista à Rádio Tiradentes, Lula afirmou que foram os empresários e o Ministério Público que transformaram as doações de campanha em propina, uma forma de comprometer os políticos com o esquema de corrupção no País.

O busílis é a política | Luiz Carlos Azedo

- Correio Braziliense

As forças que hoje dão sustentação ao governo Temer não têm um discurso para enfrentar o populismo, à direita e à esquerda, porque a retórica economicista é um haraquiri eleitoral

Deve-se ao marqueteiro de Bill Clinton, James Carville, a frase que virou case de marketing eleitoral: “É a economia, estúpido!”. Em 1991, o presidente dos Estados Unidos, George Bush, havia vencido a Guerra do Golfo e resgatado a autoestima dos americanos após a dolorosa derrota no Vietnã. Assim, era o favorito absoluto nas eleições de 1992 ao enfrentar o então desconhecido governador de Arkansas. Clinton apostou que Bush não era invencível com o país em recessão e a frase de Carville virou a cabeça do eleitor.

Acenos ao mercado e zelo na defesa | Fernando Exman

- Valor Econômico

Temer quer apoio do Congresso para evitar riscos fiscais

O presidente Michel Temer quer chegar à semana que vem, quando o plenário da Câmara dos Deputados analisará a primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República, com uma mensagem aos agentes econômicos e ao cidadão comum: o governo não está parado e pode fazer mais. Nos últimos dias, Temer reafirmou sua disposição em reequilibrar as contas públicas. E com uma sequência de anúncios de melhorias regulatórias em segmentos estratégicos da economia nacional, a qual será entremeada amanhã por um corte na Selic, o governo também fará acenos ao setor produtivo.

Desde que foi noticiado o conteúdo das gravação da conversa entre Temer e o empresário Joesley Batista, em meados de maio, o Palácio do Planalto viu ruir as expectativas em relação à capacidade do governo de fazer o país atravessar, com segurança e tranquilidade, uma ponte até a posse do próximo presidente da República. No entanto, na avaliação de autoridades, esse novo ambiente político não altera o fato de o atual governo ter conseguido apresentar diversas realizações em um período de tempo relativamente curto. Medidas que visam facilitar a vida do cidadão e das empresas instaladas no país.

Tempo de governo | Míriam Leitão

- O Globo

Os juros devem cair um ponto e voltarão esta semana a um dígito depois de quatro anos, o governo fará um plano de demissão voluntária, o Ministério das Minas e Energia colocou em consulta pública mudanças de regras da política energética. Tudo se passa como se não faltasse apenas uma semana para o Congresso se reunir para decidir se aceita ou não a denúncia contra o presidente da República.

Apesar da turbulência política que elevou os juros futuros e impactou a dívida pública em maio, os ativos financeiros voltaram a oscilar dentro da normalidade. O IPCA está muito baixo, os IGPs terminarão o ano em deflação, e o nível de atividade está muito reduzido. Não há razão alguma para os juros não caírem fortemente. A redução deve ser de um ponto percentual. O Banco Central tinha avisado que talvez tivesse que reduzir o ritmo da queda dos juros, mas não há razão alguma para qualquer diminuição do tamanho do corte. Por isso, os juros devem ir para 9,25%.

A sede pela preservação do poder | Maria Clara R. M. do Prado

- Valor Econômico

Provavelmente o futuro auspicioso previsto por Zweig há 76 anos não estará garantido a partir das eleições de 2018

Deslumbrado com a exuberância da floresta amazônica, com a pujança de São Paulo e com a criatividade do povo, Stefan Zweig, escritor austríaco e autor, entre outros, do livro Brasil, um País do Futuro (1941), impôs ao país a marca que ficaria para sempre registrada no imaginário popular. A sensação de um futuro que nunca chegará, de um futuro eterno e inalcançável, acabou por firmar-se, com os desmandos e a mediocridade prevalente no sistema político, como a mais realística interpretação do vaticínio de Zweig.

Já se disse que no Brasil até o passado é incerto. O futuro, então, não passaria de uma miragem recheada por um misto de devaneio, esperança e torcida. Via de regra, o futuro dificilmente se confirma no presente, o que o coloca sempre mais distante.

Um Estado desgovernado – Editorial | O Estado de S. Paulo

Uma crescente e indefinida sucessão de eventos mostra que o Rio de Janeiro está mergulhado em uma espiral de absurdos de difícil solução.

A recuperação da falência do Estado e a reversão de seus desdobramentos na prestação de serviços – notadamente nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública – já seriam um enorme desafio para políticos administrativamente tarimbados e de imaculada reputação. Para a cúpula de poder que controla o Estado há pouco mais de uma década, passar sobre esse abismo parece ser um salto grande demais para suas limitadas competências.

Na semana passada, o governador Luiz Fernando Pezão foi a Brasília para mais uma rodada de negociações com a União, desta vez com o intuito de reforçar a segurança em seu Estado com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FN) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao final de uma reunião com o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Raul Jungmann (Defesa), Pezão anunciou com entusiasmo o envio ao Estado de 800 homens das tropas federais. Ao ser informado por um jornalista sobre o fato de grande parte deste contingente já estar em atuação no Rio desde maio, o governador, candidamente, mostrou-se surpreso: “Eu não sabia”. A nota oficial do Palácio Guanabara, que se seguiu à surpreendente declaração do governador, serviu para acentuar ainda mais a inadequação de Luiz Fernando Pezão para o importante cargo que ocupa ao dizer que o governador “não é especialista no assunto (segurança pública)”.

Sem pânico inflacionário – Editorial | O Estado de S. Paulo

A inflação continuará bem abaixo da meta de 4,5%, neste ano, mesmo com o aumento do PIS-Cofins sobre os combustíveis – pelo menos segundo economistas de instituições financeiras e consultorias consultados na pesquisa Focus do Banco Central (BC). Apesar de previsões catastróficas divulgadas por alguns meios de comunicação, os especialistas parecem ter ficado imunes ao pânico. A mediana de suas projeções para 2017 passou de 3,29% na semana anterior para 3,33% na sondagem fechada na sexta-feira passada e divulgada ontem. Já na sexta-feira, profissionais consultados pela Agência Estadohaviam antecipado uma pequena variação nos cálculos e novas estimativas nada assustadoras. A avaliação dos diretores do próprio BC deve ser conhecida amanhã à noite, quando for anunciada sua nova decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 10,25%.

A proposta de uma antirreforma política – Editorial | O Globo

São inconcebíveis R$ 3,6 bilhões para campanhas e o ‘distritão’, de que se beneficiarão apenas políticos conhecidos, em prejuízo dos partidos e da renovação

A proximidade de outubro, quando se esgota o prazo para que mudanças na legislação eleitoral vigorem no pleito do ano que vem, agita um Congresso preocupado com as finanças da campanha. E como o tempo é curto, amplia-se a margem de risco da aprovação de medidas de um modo geral equivocadas, e, no caso do financiamento dos gastos eleitorais, contrárias ao interesse do contribuinte.

O perigo é real, como demonstra uma miscelânea batizada de reforma, sob relatoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que ganhou notoriedade ao embutir emenda no projeto para que candidato condenado a até oito meses do pleito não seja preso. Logo recebeu o nome de “emenda Lula”, líder máximo do partido do deputado e condenado em primeira instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Abuso corrigido – Editorial | Folha de S. Paulo

Apresentando, até agora, um histórico de inegáveis sucessos, a Operação Lava Jato não deixou de conhecer, por vezes, os riscos do exagero e do descontrole.

Estão longe de comprometer o papel transformador que o combate à corrupção tem exercido sobre a política e o cotidiano brasileiros, mas sem dúvida suscitam vigilância. Numa democracia, todo poder —seja dos governantes, seja dos encarregados de investigá-los— exige contrapesos para não degenerar em arbitrariedade.

Um episódio, em particular, e um conceito, de forma geral, talvez tenham simbolizado com mais nitidez o momento em que a Lava Jato ultrapassou o limite da necessária suspeita investigativa para entrar no terreno da paranoia jacobina.

Cenário favorece o ajuste das contas externas – Editorial | Valor Econômico

As contas externas acabaram fechando o semestre melhor do que se esperava. Depois de engrossarem entre o fim de maio e começo de junho em consequência da turbulência política desencadeada pela delação dos donos da JBS, as saídas de capital estrangeiro diminuíram. O balanço de pagamentos fechou com superávit em conta corrente em junho, pelo quarto mês consecutivo. Foi o melhor resultado para junho desde 2004, e o melhor para um primeiro semestre desde 2007, último ano em que o país registrou um superávit em conta corrente.

O resultado em conta corrente de junho foi positivo em US$ 1,33 bilhão, em linha com a expectativa do mercado e uma reversão do déficit de US$ 2,5 bilhões registrado no mesmo mês de 2016. No acumulado do ano, a conta corrente passou a apresentar superávit, de US$ 715 milhões, o maior desde 2007, e o déficit acumulado em 12 meses recuou para US$ 14,328 bilhões ou 0,76% do PIB. A melhora dos números foi sustentada novamente pela balança comercial, que apresentou superávit de US$ 6,963 bilhões, acima dos US$ 3,7 bilhões do mesmo mês de 2016. No ano, o saldo comercial atingiu US$ 34,9 bilhões.

Debate: o pensamento de Gramsci 80 anos após sua morte

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) promovem a Mesa Redonda Um pouco de Gramsci nessa crise não faz mal a ninguém, a propósito dos 80 anos da morte do pensador italiano Antonio Gramsci.

Expositores:
Andrea Lanzi (Secretário Geral do Partido Democrático, PD, no Brasil)

Luiz Sérgio Henriques (tradutor e ensaísta)

Luiz Werneck Vianna (Sociólogo, PUC-RJ)

Coordenação:
Alberto Aggio (FAP)


Local: ABI-RJ, Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro, 7º. Andar.

Data e horário: 21 de agosto de 2017, segunda-feira, às 18h

Alckmin reúne DEM, e aliado prevê desembarque do governo

Maia e ministro jantam com governador no Palácio dos Bandeirantes e discutem assédio a deputados do PSB

Pedro Venceslau Caio Rinaldi, O Estado de S. Paulo

Principal aliado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na Executiva do PSDB, o deputado federal Silvio Torres (SP), secretário-geral da legenda, disse ontem em entrevista à TV Estadão que depois da votação da admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara dificilmente os tucanos continuarão no governo. A declaração foi feita poucas horas antes de um jantar que começou às 21h30 a pedido da cúpula do DEM na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O encontro, que não estava na agenda oficial de Alckmin, durou uma hora e meia e reuniu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), o líder do DEM na Casa, Efraim Filho (PA), o senador e presidente da legenda, José Agripino Maia (RN) e Rodrigo Garcia (SP).

Em jantar com Alckmin, DEM sinaliza apoio para 2018 e fala em bancada de 50 deputados

Segundo um dos presentes, a reunião, que contou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o senador e presidente da sigla, José Agripino Maia, foi uma 'deferência' ao governador, visto como um aliado 'histórico' do partido

Pedro Venceslau e Marcelo Osakabe, O Estado de S.Paulo

Em jantar com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na noite desta segunda-feira, 21, a cúpula do DEM informou ao tucano que o partido espera contar com pelo menos 50 deputados federais na janela de transferência partidária prevista para ocorrer no início de 2018. Ao menos 12 deles viriam do PSB, partido do vice-governador Márcio França, um dos principais aliados de ALckmin e que disputa a presidencia nacional do partido.

No encontro que reuniu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), o ministro da Educação, Mendonça Filho (PE), o senador e presidente da sigla, José Agripino Maia (RN), o deputado Efraim Filho (PB), o secretário de Habitação do Estado, Rodrigo Garcia, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, o tucano foi informado de que o DEM, que hoje tem 31 deputados, sendo 29 em exercício, calcula que vai chegar a 50 deputados, se tornando uma das maiores bancadas da Câmara e superando a do PSDB, que tem 46.

Lúcio Vieira Lima -deputado (PMDB-BA) presidente da comissão da reforma política

Lydia Medeiros, O Globo

_ Que lei eleitoral o Congresso vai aprovar para 2018?

– Financiamento público; fim das coligações, para 2018 ou 2022; e novo sistema eleitoral. 

Acha que o distritão é o melhor modelo?

Nas atuais condições, sim. O voto em lista é criticado por supostamente esconder parlamentares com imagem ruim. No distritão, o positivo é que se eliminam as coligações. Evita-se o “voto Tiririca” e barateiam-se as eleições. O ponto negativo seria prejudicar os partidos, por valorizar os candidatos. Mas estragar mais a imagem dos partidos é impossível. 

Qual a solução para o financiamento eleitoral?

A política virou a Geni. O modelo empresarial é dito como o responsável pela Lava-Jato. Se for bancado pelos próprios candidatos, só se elegem os ricos. Nem Jesus agradou a todos. O modelo será financiamento público com doações privadas de pessoas físicas, com teto. Tem que haver financiamento público, ou não tem campanha.

A lei precisa ser aprovada até setembro. Por que sempre fica para a última hora?

É como tudo naquela Casa. Acho graça. A questão não é ser de última hora. A dificuldade é haver consenso.

Ajufe defende Moro de críticas de aliados de Lula

Associação ataca políticos que usam imunidade para ofender juiz

- André de Souza, O Globo

-BRASÍLIA- A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) saiu em defesa de seu associado mais famoso: Sergio Moro. Em nota divulgada ontem, a entidade rebateu os ataques que vêm sendo feitos ao magistrado em razão da sentença em que ele condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

A Ajufe manifestou “veemente repúdio contra as atitudes ofensivas à honra pessoal do magistrado por estar cumprindo o seu dever, que é conduzir os processos judiciais e julgá-los”. Também criticou a atitude de políticos aliados de Lula que, ao defenderem o ex-presidente, atacaram Moro, juiz responsável pelos processos da operação Lava-Jato na primeira instância.

Alckmin recebe cúpula do DEM em encontro que pode aproximar siglas

Por Ricardo Mendonça, Fernando Taquari e Marcelo Ribeiro | Valor Econômico

SÃO PAULO E BRASÍLIA - Um jantar entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pode marcar o início de uma reaproximação entre as duas siglas com vistas às eleições de 2018. Previsto para a noite de ontem, o encontro no Palácio dos Bandeirantes tinha como convidados outros líderes do DEM, como o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prefeito de Salvador, ACM Neto.

"Com o jantar, Alckmin faz um gesto político para evitar o descolamento entre os partidos e pretende neutralizar um eventual desejo de Maia de fazer voo solo na disputa eleitoral pela Presidência da República em 2018. O governador enxerga no DEM um potencial aliado para a corrida presidencial do ano que vem e não quer que o partido de Maia se transforme em um potencial oponente", afirmou um interlocutor de Alckmin ao Valor PRO.

Maia foi apontado como mentor das articulações para inflar a bancada de deputados do DEM, retirando integrantes do PSB, partido que é um potencial aliado de uma candidatura presidencial de Alckmin em 2018.

França demarca distância do Planalto

Por Fernando Taquari e César Felício | Valor Econômico

SÃO PAULO - Uma solução para a crise interna no PSB, dividido em relação ao afastamento do cargo do presidente Michel Temer, teria sido uma "saída honrosa do governo", de acordo com o vice-governador paulista, Márcio França, que é dirigente da sigla e um dos possíveis sucessores de Carlos Siqueira no comando do partido a partir de outubro deste ano, quando a Executiva Nacional deve ser renovada.

Atualmente a pasta de Minas e Energia é ocupada pelo deputado federal licenciado Fernando Coelho Filho (PE), que não aceitou a recomendação da direção do partido de se afastar do governo. O ministro recebeu apoio de um grupo minoritário de deputados, que segue a orientação da líder da bancada, Tereza Cristina (MS).

Por apoio, Temer vai ligar para 80 deputados

Presidente recebeu de vice-líder do governo na Câmara lista de indecisos sobre denúncia

Tânia Monteiro e Carla Araújo, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer passou o dia nesta segunda-feira, 24, ao telefone para tentar convencer parlamentares a votar contra o prosseguimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva com base na delação do Grupo J&F. Pela contabilidade do Palácio do Planalto e da base aliada na Câmara, cerca de 80 deputados são considerados indecisos.

Os parlamentares estão fora de Brasília e, na quarta-feira da próxima semana, o plenário da Casa deve começar a analisar a acusação formal contra o presidente. De posse de uma lista com números de telefones dos deputados preparada por Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo na Câmara, Temer tem ligado para cada um deles.

O cão sem plumas | João Cabral de Melo Neto

A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.

O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.

Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água.

Sabia dos caranguejos
de lodo e ferrugem.

Sabia da lama
como de uma mucosa.
Devia saber dos povos.
Sabia seguramente
da mulher febril que habita as ostras.

Aquele rio
jamais se abre aos peixes,
ao brilho,
à inquietação de faca
que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.

Toquinho & Baden Powell - Choro "ODEON"