segunda-feira, 16 de julho de 2018

Alckmin investe para que PSB fique neutro

Ex-governador se encontrou com Márcio França às vésperas de decisão

Silvia Amorim | O Globo

-SÃO PAULO- Com a proximidade de uma definição sobre o rumo do PSB na eleição presidencial, o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) se reuniu ontem com seu principal aliado no partido, o governador de São Paulo, Márcio França (PSB). O tucano já não tem expectativa de obter o apoio da sigla a essa altura da pré-campanha, mas vem atuando para que o PSB opte pela neutralidade na disputa nacional.

O encontro de Alckmin com França deu-se num momento em que a sigla caminha para uma decisão. Uma reunião do definitiva do partido poderá ocorrer até o fim desta semana.

O PSB está dividido entre três alternativas: apoiar um candidato do PT, Ciro Gomes (PDT) ou ficar neutro. Até uma semana atrás, havia uma inclinação por uma aliança com Ciro. Entretanto, após pressão do grupo que comanda o partido em Pernambuco, alinhado ao PT, a tese pró-Ciro perdeu força. Uma parceria com o pedetista continua sendo discutida mas sem tanto favoritismo.

A mudança de cenário foi comemorada pela campanha de Geraldo Alckmin.

— Os presidenciáveis também trabalham para neutralizar apoios a seus concorrentes. O ideal era que o PSB estivesse conosco, mas, diante de uma impossibilidade, que não esteja com outro — afirmou um aliado do tucano.

O PSB tem o sexto maior tempo de TV no horário eleitoral. Para que seu plano se concretize, Alckmin depende que a ala paulista do PSB insista na tese da neutralidade na eleição nacional.

DE OLHO NO BLOCÃO
Outra movimentação que a campanha tucana acompanha com interesse nessa fase de negociações de alianças é a do chamado blocão, formado por DEM, PP, PRB, SD e PR. Aliados de Alckmin apostavam ontem que a atuação em conjunto do grupo está perto do fim. O anúncio da desistência de candidatura própria ao Planalto pelo PRB, na sexta-feira passada, foi apontado pelos tucanos como um indicativo de uma dissolução. Alckmin encontrou-se com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, na sexta-feira à noite num evento em São Paulo.

— O PRB está bem próximo — afirmou, ontem, um articulador do presidenciável.

Integrantes da campanha tucana também classificaram como pouco provável que o PR permaneça no grupo. Eles avaliaram que cada partido está esperando o tempo certo para anunciar decisões individuais.

Alckmin diz ter garantido o apoio de PSD, PPS, PTB e PV. Nenhuma aliança, entretanto, foi anunciada até agora.

Nenhum comentário: