sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Adversários reagem à declaração de candidato a vice

‘Imperdoável’, ‘inacreditável’, ‘ataque à Constituição’, dizem candidatos; Alckmin faz ajuste de última hora e leva polêmica para a TV

- O Globo

Os adversários de Jair Bolsonaro na disputa presidencial reagiram às declarações do general Hamilton Mourão no Rio Grande do Sul, quando defendeu o fim do 13º salário e do abono de férias. Ontem à noite, Geraldo Alckmin (PSDB) levou ao programa de TV uma referência ao tema, inserida de última hora: “Ele não, 13º sim”. A partir de hoje, a fala do general passará a ser explorada em inserções ao longo da programação no rádio e na TV. Pela manhã, Alckmin já havia dito que a proposta não era “razoável”.

— Não é possível achar que o trabalhador que sua a camisa e muitas vezes é até explorado não tenha direito a um 13º salário. Não é razoável — afirmou Alckmin, após deixar um evento evangélico em São Paulo em que foi hostilizado por eleitores de Bolsonaro.

Em nota, a Comissão Executiva Nacional do PT afirmou que o 13º “é uma conquista histórica da classe trabalhadora, assim como a gratificação de férias”. O partido disse que é “inacreditável que alguém se candidate a governar o país propondo massacrar ainda mais os trabalhadores”. O candidato da legenda, Fernando Haddad, é o segundo colocado nas pesquisas, atrás de Bolsonaro.

Ciro Gomes (PDT), que está em terceiro, afirmou que quem não tinha motivos para não votar no candidato do PSL agora ganhou, e destacou a possibilidade de Mourão vir a ser presidente.

—Imagine que esse homem pode virar presidente da República, como acabou acontecendo com três vices na História recente do Brasil, entre eles Sarney e Temer. Se você ainda não tinha um motivo para não votar no Bolsonaro, agora tem — disse Ciro, em vídeo divulgado nas duas redes sociais.

Marina Silva (Rede) escreveu em sua conta no Twitter que Mourão “atacou a Constituição” e afirmou que os eleitores precisam ter atenção com os vices de cada chapa.

“Vice do Bolsonaro, Mourão atacou a Constituição quando ‘jabuticabou’ a importância do 13º salário e férias. Além de analisar os candidatos, PRESTEM MUITA ATENÇÃO NO VICE. Já sabemos o que a escolha mal feita de um vice pode fazer ao país”, disse Marina.

Para Álvaro Dias (Podemos), que também se pronunciou pelo Twitter, a “fala de Mourão contra 13º e férias é imperdoável, porque defende um retrocesso, especialmente para o trabalhador, que tem sofrido demais com uma política draconiana do governo, que esmaga o setor produtivo com extorsão tributária que impede os cidadãos de ganharem o que merecem”.

Nenhum comentário: