quinta-feira, 26 de maio de 2022

Míriam Leitão: A terça de sangue do Rio ao Texas

O Globo

A terça-feira sangrenta que deixou mortos no Rio e no Texas tem eventos de natureza diferente e um ponto em comum: o uso descontrolado de armas. Os Estados Unidos têm tradição de facilitar o acesso à posse e ao porte de armas e há anos colhem tragédias como a desta semana em que morreram 21 pessoas numa escola, quase todas crianças. No Rio, a Polícia Militar foi à Vila Cruzeiro e deixou 25 mortos. Alega que são criminosos, como se isso justificasse a execução. Mas a própria PM admite que eles estão com armas cada vez mais pesadas. E por que estão? Porque está cada vez mais fácil comprar armas, munições e acessórios que antes tinham uso restrito e eram controlados pelo Exército.

No programa desta quarta-feira na Globonews o assunto foi a violência política e a política de liberação das armas. Entrevistei a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que vive desde 2019 sob escolta policial depois de ataques e ameaças de morte. Entrevistei também Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé nessa questão.

Talíria disse que nunca teve paz desde que entrou para a política. Enfrentou de xingamentos nas redes sociais a telefonemas para o partido, dirigidos a ela, hostilidade na rua e ameaças de morte. A pior foi revelada em uma investigação na rede subterrânea de computadores.

— Quando a Polícia Federal interceptou um possível plano na deep web para me executar, foi um susto. Mas a gente tem que entender, no contexto do crescimento dos grupos de ódio, o que é ser uma mulher negra num espaço em que o nosso corpo é estranho. Isso gera incômodo. Há mais de 500 grupos de extrema-direita, supremacistas brancos, organizados pelo ódio e legitimados pela atual política — disse.

Michele, especialista no tema da violência e das armas, vê o agravamento do problema.

— A gente chega a 2022 com o Brasil muito mais armado. Ao longo desses anos foram mais de 30 medidas do governo federal que ampliaram o acesso à grande quantidade de armas e munições. E não houve aumento do controle do Estado sobre esse arsenal. Pelo contrário. O que dá uma combinação explosiva são as sucessivas declarações de lideranças apontando o armamento da população como uma solução para os problemas da democracia. Isso vai na contramão. A democracia não é a lei do mais forte, muito menos do mais armado — disse Michele dos Ramos.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, diante das crianças mortas, se perguntou até quando o país vai aceitar o lobby das armas. Aqui o governo está cada vez mais unindo-se ao lobby das armas para atemorizar adversários políticos. A história dos Estados Unidos é trágica. A nossa, também. O Brasil, em vez de uma política de segurança, tem colecionado massacres e chacinas. O tenente-coronel Ivan Bláz, porta-voz da Polícia Militar, lamentou o que chamou de “uso indiscriminado de fuzis por parte dos marginais”.

Mas esse é o ponto. Ficou muito mais fácil para grupos criminosos o acesso a armamento pesado após as liberações promovidas por Bolsonaro. O GLOBO tem publicado várias reportagens sobre o assunto. Domingo contou que criminosos condenados tiveram suas penas reduzidas em casos de contrabando de acessórios antes controlados pelo Exército. Na terça, o repórter Rafael Soares contou que a juíza paranaense Vera Lúcia Feil desafiou o Exército e liberou a compra de silenciadores por uma loja cujo nome de fantasia é AR15 Brasil.

— A gente tem que caminhar na contramão do que está sendo feito. Foram quase 40 chacinas em um ano. Quando não se tem o controle efetivo de armas e munições elas vão parar nas mãos de quem não é para chegar. De onde veio a bala que matou Marielle Franco? — perguntou Talíria Petrone.

Michele argumenta que a marcação das munições é parte essencial de uma política de combate ao crime:

— Hoje só as munições vendidas para as forças de segurança são marcadas. Um atirador esportivo pode ter 60 armas, inclusive 30 de uso restrito, como fuzil.

Este é um ano eleitoral e o Brasil tem que parar e refletir sobre o perigoso caminho que está tomando. Não faz sentido que uma jovem política tenha que deixar sua família e seu reduto eleitoral para fugir de riscos à própria vida. Não faz sentido que o presidente da República passe o tempo todo fazendo apologia das armas. É espantoso o grau de tolerância das instituições com as aberrações deste momento e deste governo.

 

 

 

Nenhum comentário: