sábado, 3 de abril de 2010

De quercista a braço direito de Serra

DEU EM O GLOBO

Goldman participa ativamente da elaboração da estratégia da campanha tucana à Presidência

SÃO PAULO. Com a missão de manter a “máquina preparada, azeitada e aquecida” por nove meses, Alberto Goldman, de 72 anos, assume hoje o comando do governo de São Paulo. O tucano, conhecido tanto pela discrição quanto pelo gênio forte, se considera “aposentado” das urnas, após quase quatro décadas de vida política, iniciada como militante clandestino do PCB, com passagem pelos quadros quercistas do PMDB e finalizada como escudeiro da alta cúpula do PSDB paulista. Homem de confiança de José Serra, participa ativamente da elaboração da estratégia da campanha tucana à Presidência.

No Palácio dos Bandeirantes, assegura que as únicas mudanças serão nos horários e métodos. Serra é notívago.

Goldman, madrugador. “O ritmo será mantido. Mais do que o Serra, que tocava com os arreios todo mundo, não dá para fazer”, brinca, dizendo que o chefe é “cobrador”.

— Não quis ser candidato, não me interessa.

Foram 40 anos de atividade política, mandatos e eleições. Mas vou continuar militando e trabalhando. Só não vou voltar a ser engenheiro civil — diz, lembrando sua formação acadêmica, pela Universidade de São Paulo, em 1960, estimulada pelos pais, imigrantes judeus.

Goldman não tardou, porém, a trocar o escritório de engenharia pela militância clandestina no PCB. Após a edição do AI-5, se filiou ao MDB e foi eleito deputado estadual.

Em seu segundo mandato, em 1974, já era líder da oposição. A cara barbeada foi a próxima a se extinguir, fruto de um desafio lançado contra o então governador Paulo Egydio.

— Era 1975. Ele disse que, no final do governo dele, o Tietê estaria despoluído, e se poderia pescar no rio. Eu estava com a barba sem fazer há alguns dias e disse que ia deixar a barba crescer e só iria tirar quando pudesse pescar no Tiete. Faz 35 anos e eu ainda não posso pescar — lembrou Goldman.

O cachimbo ele abandonou há quase oito anos. Hoje, fuma charutos, mas sempre fora do expediente no palácio, devido à proibição legal e à “patrulha” de Serra.

— Ele conseguiu passar ileso como líder do MDB. Ele negociava. Nas manifestações, era o negociador com os coronéis.

Sempre falava: “Minha única arma sempre será o cachimbo”. Em vez de ser preso, conseguiu soltar muitos colegas — lembra o vereador Juscelino Gadelha.

Na redemocratização, Goldman ficou pouco tempo como filiado ao PCB. Sem mandato, foi acolhido pelo governador Orestes Quércia e logo migrou para o PMDB, onde ficou por quase uma década.

— Goldman dribla quando necessário e enfrenta quando é preciso — resume o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, lembrando que o colega é jogador de basquete assíduo.

Os enfrentamentos, algumas vezes, já levaram Goldman a bate-bocas acalorados com adversários. Os dribles são reservados para a política interna, onde nutre a fama de conciliador. Não se considera um homem muito mudado pelo tempo, mas ex-colegas de resistência, especialmente petistas, avaliam que ele trocou o socialismo pelo neoliberalismo, especialmente por liderar movimentos desestatizantes.

— Todos mudamos porque o mundo mudou. O muro caiu na cabeça da gente! — diz Roberto Freire, presidente do PPS, amigo desde a época do partidão. — Para nós, foi dramático. A revolução cubana era um exemplo de um novo mundo que poderíamos criar, isso na época da guerra Fria e do Vietnã. Hoje somos capazes de ver a decadência e decrepitude disso.

Goldman e Freire integraram a primeira comitiva parlamentar a furar o bloqueio a Cuba —o s passaportes brasileiros tinham carimbos com proibição de viagem — e se encontraram com Fidel Castro. Após se desentender com correligionários comunistas e quase presidir o PMDB, no qual depois foi praticamente sufocado, Goldman se filiou ao PSDB, em 1998.

Já tucano, cumpriu mais dois mandatos na Câmara dos Deputados (1999-2007), período no qual se destacou como forte “quadro técnico” e feroz opositor do PT, especialmente à época do mensalão.

— Ele é uma pessoa discreta, mas de posições firmes. Eu nunca vi perder a cabeça, é muito autocontrolado e objetivo — diz o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

Porém, já foi levado, em 2005, pelo então presidente da Casa, Severino Cavalcanti, a um destempero raivoso. Goldman não tolera desaforo, e não gostou de ser lembrando de uma antiga denúncia, do ano em que foi ministro dos Transportes (1992-1993) de Itamar Franco. À época, um jornal publicou indícios de direcionamento no edital de concessão da Via Dutra.

Dias depois, Itamar ordenou a suspensão dos editais, que foram refeitos. Goldman sempre negou qualquer irregularidade.

A sintonia fina de transição, acompanhada pessoalmente por Serra, chegou a suscitar intrigas internas, de que haveria um temor no governo do “efeito Lembo” — alusão ao espírito crítico e autônomo de Cláudio Lembo, o vice que sucedeu Geraldo Alckmin em 2006 e que classificou a máquina paulista de um Fusca 68 disfarçado de Maserati.

Para passar longe das analogias automobilísticas, Goldman escolheu comparar o governo do estado a um avião: — Vou fazer todo o possível para deixar o estado bem preparado, bem azeitado e bem aquecido, para que o próximo governador pegue o avião em nível de cruzeiro — disse, sem citar o candidato tucano ao cargo, Geraldo Alckmin, com quem já teve entreveros.
No entanto, Goldman nega os atritos.

Chama os desentendimentos com Alckmin de “conversas francas” e garante que, até o fim do mês, as diferenças serão superadas, e a chapa tucana estará fechada. (Leila Suwwan)

Nenhum comentário: