quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

O PSDB no divã
Marina Silva (PSB) está arrebatando os votos da juventude e dos setores médios, que antes estavam com Aécio Neves. O desempenho do governo Dilma melhora a cada pesquisa. Para enfrentar essas dores de cabeça, o PSDB convocou reunião de emergência para ontem à noite em São Paulo. O temor é com o risco de Aécio deixar de ser o veículo do voto de oposição nas cidades grandes e médias.

A estratégia para deter a sangria
Foram convocados para a reunião reservada o ex-presidente Fernando Henrique, o governador Geraldo Alckmin, o prefeito ACM Neto, o vice Aloysio Nunes Ferreira, o ex-governador José Serra e o presidente do DEM, José Agripino. Os tucanos tentam manter a tranquilidade, mas admitem que vivem momentos difíceis. Torcem para que a largada de Marina e a melhora de Dilma não sejam consistentes. E já temem o efeito da diferença "brutal" do tempo na TV em favor da presidente. Há um risco de Aécio desidratar nos grandes centros. Em 2010, Marina venceu em Belo Horizonte e Brasília. E chegou em segundo no Rio de Janeiro, em Salvador, Recife e Fortaleza.
----------------------------
"No Brasil, já vimos o surgimento de ondas. O que começa como marola pode terminar num tsunami"
Um dirigente político da oposição
Sobre a mudança do quadro eleitoral com a candidatura de Marina Silva à Presidência
------------------------------
Nuvem passageira
Os marineiros estão exultantes. Há trackings circulando no mercado em que ela está cinco pontos percentuais à frente de Aécio Neves no país. Em Minas, as intenções de voto em Marina Silva triplicaram em relação a Eduardo Campos.

Lula tem medo
Na TV, Lula resgatou o discurso do "eu tenho medo". Ele é de 2002, e teve como intérprete Regina Duarte, ao pedir votos para José Serra. Agora, Lula diz que seu segundo mandato foi melhor e que o de Dilma também será. E adverte: "Pergunto a você: já imaginou o prejuízo? Se um outro qualquer tivesse chegado querendo inventar a roda e parado quase tudo?"

Nem tudo são flores
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), não engoliu o ex-presidente Lula pedir votos na TV para seu adversário, o petista Lindbergh Farias. Irritado, protestou na direção do PT e da campanha da presidente Dilma.

O candidato do mensalão
Em seu programa na TV, o senador Delcídio Amaral (MS), candidato ao governo, enalteceu o fato de ter sido o presidente da CPMI dos Correios e a qualificou como "a mais importante da História do Brasil". Lembra que foi o primeiro passo para o julgamento do mensalão, que levou à cadeia José Dirceu, Delúbio Soares e Genoino.

Cartão vermelho
O candidato anterior do PSB, Eduardo Campos, anunciou que não governaria com Collor, Sarney e Renan. Sua sucessora, Marina Silva, na mesma trilha, manda avisar que não fará campanha ao lado de Alckmin, Beto Richa e Paulo Bauer.

Marca registrada
A campanha de Olívio Dutra (RS) ao Senado publicou em seu site um bigode para download. O eleitor pode baixar o arquivo e fazer montagens nas redes sociais. Os bigodes postiços viraram febre nas eleições para governador em 1998.
----------------------------
O deputado tucano Otávio Leite quer que Aécio Neves intensifique sua campanha no Rio. Marina Silva (PSB) tem grande força eleitoral na capital.

Nenhum comentário: