domingo, 30 de outubro de 2016

Opinião do dia – Alberto Aggio

Mas, ao contrário de Laclau, pelo menos até agora, o que se pode anotar é que o populismo dos dias que correm é visivelmente uma força regressiva no político. Hoje, no interior da moldura do bolivarianismo, nele predominam o autoritarismo, a intolerância e o antipluralismo. Onde é possível, afronta os direitos humanos, suprime as liberdades, reprime opositores, persegue juízes e jornalistas. Onde a ordem constitucional democrática é mais legitimada, a resistência é maior.

-------------------------
Alberto Aggio é historiador e professor titular da UNESP. ‘As múltiplas vigências do populismo’, Revista Será?, 28/10/2016

Crivella tem 58% no Rio; em BH eleição está indefinida

Crivella lidera com 58% no Rio, mas vantagem sobre Freixo diminui

Italo Nogueira – Folha de S. Paulo

RIO - O senador Marcelo Crivella (PRB) continua na liderança de intenções de voto para a Prefeitura do Rio, mas com vantagem menor, de acordo com pesquisa divulgada nesta sábado (29) pelo Datafolha.

A um dia da votação no segundo turno, ele tem 58% das intenções de votos válidos contra 42% do deputado Marcelo Freixo (PSOL).

A diferença entre os dois caiu 10 pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada na terça-feira (25), quando o senador estava 26 pontos percentuais a frente do rival.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.384 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado (29). A pesquisa foi encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo.

Quando considerados os votos totais, os dados mostram que 19% dos entrevistados declaram votar nulo e branco, enquanto outros 8% afirmam estar indecisos -mesmos percentuais do levantamento anterior. Neste cenário, Crivella tem 43% e Freixo 30%.

Rio decide hoje como serão seus próximos quatro anos

• Freixo reduz diferença de oito a dez pontos, mas Crivella segue em vantagem

Candidato do PSOL tirou votos do adversário entre as mulheres, enquanto o senador do PRB se recuperou entre os jovens, evitando uma queda maior; de acordo com as pesquisas, a distância de Crivella para Freixo varia de 14 a 16 pontos

Após uma campanha marcada no segundo turno pela agressividade, o Rio escolhe hoje o seu futuro entre os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL). Crivella lidera a disputa, mas, num período curto, a vantagem sobre o adversário diminuiu dez pontos, segundo o Datafolha, e oito, pelo Ibope, tornando o resultado de difícil previsão. De acordo com ambos os levantamentos, Freixo roubou votos do senador entre as mulheres. Crivella, por sua vez, recuperou apoio entre os jovens, evitando uma redução maior da vantagem. O sucessor de Eduardo Paes (PMDB) enfrentará um cenário mais desfavorável, com queda na arrecadação e nos recursos disponíveis para investimentos. Resultado no Rio alça PRB ou PSOL a novo patamar. Segundo turno ocorre em outras 17 capitais

Na última parada da eleição municipal no Rio, a única certeza é que o resultado de hoje apresentará à cidade uma nova linha de comando para os próximos quatro anos. E serão longos anos para o novo prefeito. O vencedor da disputa terá de administrar uma cidade que, apesar de inegáveis avanços recentes, ainda possui grandes problemas e terá menos recursos do que a atual gestão.

Para os dois Marcelos, Crivella (PRB) e Freixo (PSOL), participar do segundo turno já era uma novidade. E se a vitória parecia se encaminhar para Crivella, que sustentou ampla vantagem nas últimas semanas, as pesquisas divulgadas ontem fizeram ressurgir o grau de incerteza de um pleito que já começou diferente, com o veto ao financiamento de empresas e o uso maciço das redes sociais.

Base de Temer pode dominar até 90% do eleitorado do País

• Partidos que integram o primeiro escalão do governo federal já conquistaram 4.400 prefeituras; PSDB será, potencialmente, o grande vitorioso nas disputas municipais

- O Estado de S. Paulo

O resultado do segundo turno das eleições deste ano vai confirmar a consolidação de uma ampla base municipal formada pelos principais partidos alinhados ao governo Michel Temer e, ao mesmo tempo, a ampliação do espaço ocupado pelas chamadas legendas nanicas. Levando-se em conta apenas o PMDB e os partidos que têm assento na Esplanada dos Ministérios, a base de Temer elegeu 4.400 prefeitos no primeiro turno e pode comandar de 72% a até mais de 90% do eleitorado do País após a votação de neste domingo, 30.

Os dados do primeiro turno e as pesquisas indicam que o PSDB será, potencialmente, o grande vitorioso nas disputas municipais e o PT, o maior perdedor. A sigla tucana tem chance de governar mais de 20% dos eleitores no Brasil – a maior proporção entre as 31 legendas que conseguiram eleger algum prefeito em 2016.

Eleição vai consolidar triunfo do PSDB

• Em 2017, 1 em cada 5 cidades poderá ser governada por prefeito tucano; sigla deve comandar quase duas vezes mais eleitores do que o PMDB

Daniel Bramatti | Rodrigo Burgarelli - O Estado de S. Paulo

O maior vencedor das eleições municipais deste ano já é o PSDB. A partir de janeiro do próximo ano, um em cada cinco brasileiros deverá viver em uma cidade administrada pelo partido – a maior proporção entre as 31 siglas que conseguiram eleger algum prefeito em 2016. Mas a vitória tucana pode ser ainda mais impressionante caso as urnas confirmem o resultado das últimas pesquisas do Ibope do segundo turno.

Se o PSDB vencer nas sete grandes cidades em que é favorito ou está empatado dentro da margem de erro, a legenda concentrará a maior fatia do eleitorado já governada por prefeitos de um mesmo partido desde 2004, o primeiro ano para o qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga dados de resultados eleitorais digitalizados. Será o melhor desempenho da própria sigla desde aquele ano, que foi a última vez em que o PSDB conquistou a maior fatia do eleitorado em comparação com os demais partidos.

PSDB e PMDB lideram disputas nas capitais

O PSDB, que disputa em oito capitais e lidera as pesquisas de intenção devoto em quatro, pode se tornar o grande vencedor deste segundo turno. Em seguida, surge o PMDB, com três dos seus seis candidatos também na frente. Já o PT concorre em apenas uma capital, onde está em segundo lugar. Ao todo, o país terá eleições hoje em 57 cidades.

Voo tucano PSDB lidera pesquisas em 4 capitais

• PMDB está na frente em três; PT só concorre em uma, mas seu candidato está atrás de prefeito do PSB

Isabel Braga e Eduardo Bresciani - O Globo

-BRASÍLIA- O PSDB poderá sair como grande vitorioso das eleições municipais deste ano nas capitais. O partido lançou candidatos em 13, elegeu dois no primeiro turno — um deles, João Doria, governará a cidade mais populosa do país — e neste segundo turno lidera, segundo as pesquisas, em quatro das oito capitais em disputa. Em 2012, os tucanos elegeram quatro prefeitos de capital. O PMDB apresentou candidatos em 18 capitais, elegeu um no primeiro turno e está na frente em três das seis onde concorre.

O cenário é de incerteza em pelo menos sete das 18 capitais onde haverá eleição hoje. Segundo as últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope, os candidatos estão tecnicamente empatados em Belo Horizonte, Curitiba, São Luís, Vitória, Belém, Fortaleza e Aracaju.

Baque PT disputa apenas 7 cidades grandes

• Em 5, petistas largaram atrás no 2º turno; após derrota em São Bernardo, Lula anuncia que não vai votar hoje

Sérgio Roxo - O Globo

SÃO PAULO - Com candidatos em sete cidades grandes do país, o PT tentará atenuar hoje o desempenho negativo do partido nas eleições municipais deste ano. Mas os resultados do primeiro turno e as pesquisas de intenção de voto indicam um cenário pouco favorável para a legenda. Em cinco dos municípios, os candidatos da sigla ficaram em segundo lugar na disputa de 2 de outubro e largaram atrás no segundo turno.

Apenas em Anápolis (GO) e Santa Maria (RS), os representantes petistas venceram no turno inicial, mesmo assim por uma margem pequena. É justamente nessas duas cidades que a sigla tem as suas maiores esperanças de vitória.

Mas, independentemente do resultado de hoje, o partido amargará uma perda substancial de força nas grandes cidades do país — aquelas que possuem mais de 200 mil eleitores. No primeiro turno, o partido venceu em apenas um desses municípios: Rio Branco, capital do Acre. Num cenário improvável de vitórias hoje em todas as disputas, a legenda chegaria a oito prefeituras. Em 2012, o partido havia conquistado o poder em 15 desses municípios. A cúpula petista já imaginava que teria uma dificuldade adicional nas cidades grandes por causa da conjuntura nacional. Mesmo assim, um novo fracasso hoje deve acirrar ainda mais a crise interna. As correntes de esquerda cobram mudança imediata da direção.

PT deve perder no Recife e ficar sem nenhuma grande cidade do NE

Daniel Carvalho – Folha de S. Paulo

RECIFE - Partido que já foi o mais forte do Nordeste, o PT tem neste domingo (30) sua última chance de fazer um prefeito em uma das 17 cidades com mais de 200 mil eleitores da região nestas eleições.

Os petistas disputam o segundo turno no Recife e em Vitória da Conquista (BA). Nas duas cidades, contudo, seus candidatos aparecem atrás dos adversários nas pesquisas de intenção de voto.

No primeiro turno, o PT elegeu 256 prefeitos no país, sendo 113 no Nordeste. A Bahia é o Estado da região com mais prefeitos petistas, com 39 –queda de 58% em relação a 2012. O único Estado onde houve crescimento foi o Piauí, com 38 prefeitos. Os dois Estados, além do Ceará, são governados por petistas.

Segundo turno deve consolidar triunfo do PSDB

João Pedro Pitombo – Folha de S. Paulo

SALVADOR - No ano em que o PT deixou o governo federal com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o PSDB deve sair das urnas neste domingo (30) como protagonista nas capitas brasileiras.

Os tucanos, que venceram em São Paulo e Teresina no primeiro turno, disputam o segundo turno em outras oito capitais. São favoritos em, pelo menos, quatro: Porto Alegre, Manaus, Maceió e Porto Velho.

Também têm chances em Belo Horizonte e Belém, segundo pesquisas Datafolha e Ibope que apontam, respectivamente, João Leite e Zenaldo Coutinho em empate técnico com os seus adversários.

Caso os candidatos que lideram as pesquisas confirmem o favoritismo, os tucanos repetirão o desempenho de 2004, melhor resultado de sua história, com a conquista de seis capitais.

As múltiplas vigências do populismo – Alberto Aggio

Revista Será?

Foi Isaiah Berlin que, em maio de 1967, numa conferência proferida em Londres, chamou atenção para o fato de que o “complexo de Cinderela” rondava o conceito de populismo. Mobilizando os componentes da fábula, Berlin afirmava que a essência do populismo, seu núcleo fundamental, não se encontrava na realidade, mas no comportamento intelectual de se buscar, por toda a parte, o chamado “populismo puro, verdadeiro, perfeito”, tal como o príncipe que, naquela estória, sapato em punho, vagueava errante em busca do pé da donzela que o encantara. Mesmo que sua ocorrência se tivesse dado em um único lugar, não importando sua vigência no tempo, o que se buscava pelo nome de populismo era, na verdade, a realização de um “ideal platônico”. Por ser assim, o populismo “realmente existente” seria sempre uma versão incompleta ou uma perversão. Apesar desse imenso déficit analítico, o populismo continuou a ser, nas ciências sociais ou na linguagem política, uma referência conceitual para caracterizar lideranças, movimentos ou regimes políticos, da mesma forma que, sem assumir-se como tal, correntes políticas diferenciadas continuariam a expressar a perspectiva de sua realização por meio de estratégias variadas de ação política.

Se entrega, Corisco - Fernando Gabeira

- O Globo

Renan Calheiros, no passado, perdia cabelos mas não perdia a cabeça. Agora, ele ganhou cabelos mas perde a cabeça, com frequência. Recentemente, disse que o Senado parecia um hospício e afirmou que ajudou a senadora Gleisi Hoffman no seu embate com a Lava-Jato. Hoje, sabemos que ordenou varreduras em vários pontos estratégicos ligados aos senadores investigados pela roubalheira na Petrobras.

E Renan perdeu a cabeça de novo, chamando um juiz federal de juizeco e o ministro da Justiça de chefete de polícia. Sua polícia legislativa funciona como uma espécie de jagunços de terno escuro e gravata, a serviço de alguns coronéis instalados no Senado. Quando combatemos Renan e o obrigamos a deixar o cargo de presidente, os jagunços já estavam lá. Como o Brasil vivia num estado meio letárgico, tivemos de enfrentar a braço os jagunços de Renan para garantir a transparência de uma reunião sobre seu destino.

Rebeldes tateando em busca de uma causa - *Bolívar Lamounier

- O Estado de S. Paulo

O sangue do adolescente esfaqueado em Curitiba na última segunda-feira já seria motivo mais que suficiente para tentarmos entender melhor o movimento de ocupação de escolas deflagrado por estudantes secundaristas, apoiados, em alguns casos, por docentes e universitários. Mas a amplitude do movimento suscita questões importantes sobre a presente situação brasileira.

O objetivo declarado, bem o sabemos, é protestar contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo Temer. A reforma é uma tentativa de modernizar o currículo, tornando-o mais flexível. Pretende reduzir o número de matérias obrigatórias a fim de aumentar a concentração em Português, Inglês e Matemática. Isso é bom ou ruim? É óbvio que essa pergunta interessa a todos os cidadãos brasileiros, a todas as comunidades de que se compõe a nossa sociedade, não apenas às comunidades diretamente envolvidas no processo educacional.

Novo pacto partidário - Merval Pereira

- O Globo

As eleições municipais chegam hoje ao seu desfecho reafirmando um novo pacto político que dá, ao governo de Michel Temer, respaldo que se reflete no predomínio de sua aliança partidária nas prefeituras brasileiras e no número de vereadores eleitos. Essa nova configuração político-partidária já teve consequência na aprovação, com folga, na Câmara, do teto de gastos, que agora vai para o Senado com amplas condições de ser aprovado.

O PMDB manteve-se como o partido com maior número de prefeituras e vereadores do país, embora tenha crescido apenas residualmente, de 1015 prefeituras em 2012 para 1028 no primeiro turno. O PSDB também manteve o segundo lugar em número de prefeituras, crescendo 15% — de 686 eleitos em 2012 para 793 nesse primeiro turno —, foi o vencedor das eleições se levarmos em conta o número de capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, que concentram quase 38% da população do país.

O silêncio das urnas - Dora Kramer

- O Estado de S. Paulo

• Reza o mito, mas não é verdade, que votos nulos e brancos anulem eleições

No primeiro turno das eleições municipais havia dois polos de atenção: o desempenho do PT e o resultado em São Paulo. Ambos surpreendentes. O primeiro pela escassez e o segundo pela abundância de votos obtidos pelo candidato que da maneira mais completa encarnou o repúdio ao petismo.

Hoje, dia de escolha em cidades com mais de 200 mil habitantes, entre as quais 18 capitais, a estrela da companhia é a eleição no Rio, onde concorrem dois candidatos cuja rejeição é assunto em qualquer roda que reúna mais de dois cariocas.

As pesquisas apontam um aumento substancial de intenções pelos votos em branco e nulos, confirmando o que se ouve em toda parte: estamos numa sinuca de bico. Sim, nós, porque estou entre aqueles cujo título de eleitor obriga o comparecimento à urna para escolher entre Marcelo Crivella e Marcelo Freixo, dois opostos extremos que subtraem de boa parte do eleitorado a motivação positiva ao voto.

O direito do eleitor - Luiz Carlos Azedo

- Correio Braziliense

• A ideia de que a democracia representativa já era e que a democracia direta é a única alternativa para resolver os problemas da sociedade é falsa

O melhor da democracia brasileira, que atravessa a sua maior crise desde a redemocratização, é o eleitor. O cidadão que exerce o seu legítimo direito de voto, mesmo que seja para votar nulo. E nosso sistema de votação direta, secreta e universal, à prova de fraudes, que permite a apuração de seu resultado no mesmo dia, seja no mais longínquo município da Amazônia, seja na maior capital do país. Tanto nas eleições municipais, como as que se realizam hoje, como na disputa pela Presidência da República. Somos a maior democracia de massas do mundo, primeiro lugar em eficiência no quesito apuração.

No primeiro turno das eleições, em alguns estados e municípios, a presença das Forças Armadas foi necessária para garantir o exercício do voto pelos eleitores, por causa da ação de traficantes e, em raríssimos municípios, a violência de disputas locais. A novidade do segundo turno, em alguns dos 57 municípios onde ele ocorrerá, sendo 18 capitais, é a ocupação de escolas por jovens estudantes, nas quais funcionariam seções eleitorais. Em consequência, muitas dessas seções foram transferidas de local e os eleitores estão desorientados, sem saber onde votar, o que pode afetar o resultado da eleição devido ao aumento do índice de abstenção. Em alguns estados, houve acordo com a Justiça Eleitoral e as seções foram mantidas, mas se os estudantes interferirem no pleito haverá desocupação forçada, ou seja, um risco de tumulto maior ainda.

Cadê os ‘outsiders’? - Eliane Cantanhêde

- O Estado de S. Paulo

• PT perde, PSDB ganha, PMDB estabiliza e ‘outsiders’ continuam fora

Ao contrário do alardeado desde o primeiro turno, esta eleição que termina hoje não consagrou nem privilegiou os “outsiders” da política. Os novos prefeitos de Norte a Sul serão políticos de carreira e a rejeição do eleitorado à política e aos partidos não se dá pelo voto a arrivistas, mas pelo não voto: abstenção, nulos e brancos.

A exceção que confirma a regra no segundo turno é Alexandre Kalil, empreiteiro que se fez à sombra do Estado, apresenta-se como antipolítico, xinga a política e concorre pelo inexpressivo PHS contra o tucano João Leite em Belo Horizonte, uma das três principais capitais do País e a grande indefinição de hoje. Mas, em vez de prejudicar a política, ele a ajuda.

STF e PEC do gasto mostram que crescimento virou prioridade – Samuel Pessôa

- Folha de S. Paulo

No último mês, o Supremo Tribunal Federal se pronunciou favoravelmente sobre três temas pendentes havia muito tempo: a execução da pena após condenação em segunda instância; a não permissão da revisão do benefício previdenciário após a aposentadoria de trabalhadores que permaneceram no mercado de trabalho; e a permissão do corte da remuneração dos dias parados de servidores públicos em greve.

As três decisões caminham na direção da responsabilização dos indivíduos pelos seus atos.

A execução após a segunda instância contrabalança o fato de que as quatro instâncias da Justiça (primeiro grau e três recursais) praticamente inviabilizam a responsabilização dos indivíduos, principalmente em crimes do colarinho branco.

Estes, em geral, envolvem pessoas com acesso ilimitado a recursos e a advogados. São crimes cuja responsabilização raramente se faz baseada em provas cabais, mas sim circunstanciais. A razão é que em geral esse tipo de crime não produz provas cabais, diferentemente dos crimes violentos.

Foco na saúde - Míriam Leitão

- O Globo

Os gastos federais com saúde estão estagnados desde 2013, em termos per capita. Não é a PEC 241 que ameaça o setor, mas a crise fiscal e a recessão. O aumento do desemprego, da inadimplência nos planos de saúde, e a menor filantropia das empresas nos hospitais estão sobrecarregando o SUS. Já a volta da confiança e a queda do dólar estão barateando o investimento em equipamentos importados.

O economista André Cezar Médici é especialista na área e edita o blog Monitor de Saúde. Ele apoia a aprovação da PEC 241 com um argumento bastante simples: é ilusão achar que a saúde vai bem enquanto a economia vai mal. Médici fez uma análise sobre os gastos federais per capita no setor e concluiu que os impactos na área começaram com a desaceleração do PIB.

O novo protecionismo - Celso Ming

- O Estado de S. Paulo

Ao longo da segunda metade do século 20, o protecionismo era discurso, prática e política dos países então chamados subdesenvolvidos.

O entendimento prevalecente entre as esquerdas nacionalistas era o de que as grandes potências usavam o comércio internacional como instrumento de dominação e, assim, alijavam os produtos dos países mais pobres do mercado mundial. A resposta convencionada a esse jogo desigual era a retranca na entrada de produtos industrializados.

As coisas mudaram radicalmente. Agora são os políticos, os empresários e até mesmo governos socialistas dos países mais avançados que pregam, se não o fim do livre-comércio, a imposição de fortes restrições a ele. Por toda parte, como na Alemanha, França, Bélgica, Canadá e Áustria, crescem as manifestações contra a facilidade de entrada de produtos estrangeiros.

A política caiu no vazio - Clóvis Rossi

- Folha de S. Paulo

Que os partidos políticos tradicionais estão há anos sofrendo fortíssimo desgaste no mundo todo não chega a ser novidade.

O Brasil, como é natural, não poderia escapar a esse fenômeno. O mais recente indício apareceu sexta-feira (28) na coluna da sempre excelente Mônica Bergamo, que mostra só duas instituições com menos prestígio que a Presidência da República: são exatamente os partidos políticos (só 7% dos pesquisados pela Escola de Direito da FGV-SP confiam neles) e o Congresso Nacional (com apenas poucos mais, 10%), que é a casa dos políticos.

O problema é que, se os velhos partidos estão em decadência, os novos tampouco parecem firmar-se como alternativas, ao contrário do que parecia possível não faz tanto tempo assim.

O caso talvez mais emblemático é o do Syriza (Coligação da Esquerda Radical), que governa a Grécia desde o ano passado.

O tamanho da herança maldita dos prefeitos – Editorial / O Globo

• A crise causa forte impacto nos municípios, cuja grande maioria sequer contava com renda própria para arcar com os gastos, mesmo no período de bonança

Uma previsão infalível para os prefeitos eleitos é que enfrentarão a mais difícil conjuntura de toda a sua vida pública. Os reeleitos já sabem do que se trata. A mais grave crise fiscal de que se tem registro na história do país explode de maneira especial nas prefeituras, a unidade administrativa mais próxima das pessoas. O impacto é semelhante nos estados, porém as prefeituras padecem do agravante de terem pouco ou nenhuma margem de manobra para enfrentar uma crise em que há movimentos em sentidos contrários e fatais no caixa da União, estados e municípios: enquanto as receitas caem, puxadas por uma recessão que em dois anos deverá ter pulverizado de 7%a8% do PIB e, em três anos, talvez 10%, as despesas sobem por força de mecanismos de indexação criados em gastos ditos sociais (aposentadorias, pensões e bolsas de todo tipo). O resultado é a falência fiscal. Daí a importância da PEC do teto.

Equilíbrio necessário – Editorial / O Estado de S. Paulo

É extremamente positivo constatar que o apoio do juiz Sergio Moro ao pacote de medidas anticorrupção formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) – e atualmente em discussão na Câmara dos Deputados – não o impede de reconhecer a conveniência de o Congresso, após discussão do assunto, concluir pela não aprovação de algumas das propostas. Em audiência pública realizada na segunda-feira passada em Curitiba, Moro mencionou especificamente essa possibilidade em relação à proposta do MPF de utilizar no processo provas ilícitas obtidas com boa-fé. “Se o problema é esse, então tira essa parte”, disse o juiz.

Despiste ou cinismo – Editorial / Folha de S. Paulo

Felizmente, parecem ter sido pouco duradouras as desavenças entre os três Poderes.

Mesmo antes da reunião de sexta-feira (28), em que se encontraram Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, com a presença do presidente da República, Michel Temer (PMDB), já arrefeciam os atritos entre Legislativo e Judiciário que marcaram a última semana.

Após chamar de "juizeco" o magistrado de primeira instância que determinou a prisão de quatro membros da polícia do Senado, Renan conheceu merecida reação da ministra Cármen Lúcia, que refutou, como se dirigida a ela própria, qualquer qualificação ofensiva contra membros da Justiça.

Aquarela – Joaquim Cardozo

Macaíbeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela.

Cheiro de jasmim laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela.

Macaíbeiras chovendo
Cheiro de flor amarela...

Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela.

Macaíbeiras chovendo
Cheiro de flor amarela...

Maria Rita - O Bêbado e a Equilibrista