sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

César Felício: A cartucheira de Flávio está cheia

- Valor Econômico

Senador eleito tem muitas linhas de defesa a explorar

O exército que guarda o senador eleito Flávio Bolsonaro ainda tem muitas linhas de defesa a serem rompidas, antes da sobrevivência política do primogênito do presidente ser dada como ameaçada. É verdade que o coração do grupo político que empalmou o poder está exposto com o escândalo e talvez toda a sequência de disparates que aconteciam no gabinete de Flávio na Assembleia não tenha vindo à tona. Há várias maneiras, contudo, do caso não dar em nada.

A primeira linha, decerto a principal, estará nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello, dentro de dez dias. O pedido da defesa do senador eleito, acolhido por Fux, não trata apenas da questão do foro ao qual Flávio deve responder. Sobre este ponto, Marco Aurélio já sinalizou que não deve aceitar a reclamação. Também menciona que o Ministério Público do Rio de Janeiro, de certo modo, provocou o Coaf a detalhar as operações suspeitas, o que configuraria quebra de sigilo e demandaria autorização judicial. É uma questão sobre a qual não é possível prever a decisão do relator.

Flávio pode se tornar beneficiário de uma briga que a princípio não é a sua: a luta do Judiciário para demarcar limites à atuação do Ministério Público. A reclamação pode ser a ocasião para ficar estabelecido se o Coaf pode ou não atender a pedidos do Ministério Público, uma decisão que pode ter um alcance muito maior do que a polêmica sobre o sigilo do filho do presidente. Pode marcar uma inflexão na tendência de fortalecimento do Ministério Público que se tornou patente nos últimos anos.

A segunda linha é a sombra de alguma ação governamental no caso Flávio. Esta hipótese estava em baixa, já que o Planalto tem sinalizado que trata -se de uma situação particular do parlamentar, que deve se defender sozinho. A tese é de que Bolsonaro iria erguer um cordão sanitário em torno do próprio filho, soltando sua mão e o entregando à correnteza. A consulta pública aberta pelo Banco Central dá margem para que se coloque em dúvida se o cordão sanitário vai mesmo existir. Se o Banco Central acabar com a compulsoriedade de uma transação potencialmente suspeita ser comunicada ao Coaf, o cheque de R$ 24 mil de Fabrício Queiroz para a madrasta do senador, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, poderia ter passado despercebido.

Em Davos, Sergio Moro procurou estancar a manobra com dois movimentos: em um "quebra-queixo" com jornalistas disse que a sugestão do BC "não era decisão tomada". "O governo ainda vai se posicionar", garantiu. Mais adiante, em entrevista para a Reuters, o ministro procurou ser claro: "O governo nunca vai interferir no trabalho dos investigadores ou no trabalho com promotores". O tempo dirá se Moro prevaleceu ou foi vencido.

O BC publicou uma nota para dizer que a sugestão na realidade vai apertar, e não afrouxar o controle sobre transações, já que os bancos terão de monitorar todas as transações e reportar o que considerarem suspeito. Seria uma maneira de os bancos aprimorarem seus controles, de acordo com a autoridade financeira. É uma maneira também de cortar os poderes do Coaf, que deixaria de receber informações compulsórias e passaria a ter informações espontâneas.

Parece claro haver uma disputa entre Sergio Moro e Banco Central sobre o tema. O Coaf dependerá de uma autorregulação bancária para poder atuar?

É outra queda de braço que pode beneficiar Flávio.

José de Souza Martins*: Terra e segurança nacional

- Eu & Fim de Semana / Valor Econômico

Membros e adeptos gratuitos do novo governo têm se manifestado em defesa da propriedade, em governos anteriores supostamente ameaçada pela esquerda. É manifesto desconhecimento do assunto imaginar que a esquerda é um bloco político e não um elenco de convergências ideológicas eventuais, desacordos e contradições.

Mesmo em relação à reforma agrária. Se a esquerda fosse um bloco, o atual governo seria outro. Em diferentes países, a reforma agrária foi e tem sido providência contra o monopólio da terra pelo estamento senhorial do antigo regime e seus remanescentes. Pois bloqueiam o desenvolvimento do capitalismo com o parasitismo da renda fundiária e impedem a expansão do mercado interno, de que o capitalismo carece.

Uma das confusões do momento político brasileiro é a relativa à questão agrária e a decorrente política de reforma agrária. São superficiais as opiniões sobre temas sociais no Brasil. Desconhecem que a reforma agrária brasileira, com as alterações e ajustamentos que foram necessários, foi definida e implantada pelo regime militar de 1964. Fora concebida no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), dirigido pelo general Golbery do Couto e Silva, que seria reconhecido como o teórico do regime surgido com a queda de João Goulart. Resolver a questão agrária era e é uma questão política porque é uma questão de segurança nacional.

Há pouco tempo, quando ainda candidato, o atual vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, maçom, em palestra no Rio de Janeiro para os membros de duas lojas da maçonaria, em alusão à exclusão social, referiu-se à "questão da propriedade, não só intelectual, mas a propriedade da terra, a propriedade urbana. Isso dignifica a família nessas nossas comunidades. Se você entregar o título de propriedade, você traz aquela pessoa para o sistema capitalista. Isso muda a maneira de pensar".

O nome do que preconiza o general é reforma agrária, meio de conter a irracionalidade econômica de um capitalismo rentista, nocivo à expansão do capitalismo propriamente dito, o da produção e não o da especulação. O rentismo gera lucros fáceis, mas não gera participação social e democrática. Enriquece alguns e empobrece muitos. Põe em risco a reprodução capitalista do capital. É o pai do autoritarismo e das ditaduras. Inimigo da pátria e da sociedade. É a direita.

O regime fundiário brasileiro nasceu defeituoso, com a Lei de Terras, de 1850, concomitante à proibição do tráfico negreiro e a possibilidade do fim próximo da escravidão. O escravo era a garantia dos empréstimos hipotecários de que dependiam os grandes fazendeiros.

*Fernando Gabeira: Estreia e reprises

- O Estado de S.Paulo

Bolsonaro se vê diante do desafio de João: divulgar a verdade e esperar que ela o liberte

A ida de Bolsonaro a Davos é parte da aposta maior de seu governo: reformas e retomada da economia. A reforma da Previdência, por exemplo, não será tão consensual como Paulo Guedes afirmou. No entanto, tem chance de ser realizada.

Concordo com a tese geral de que um passo correto na economia fortalecerá seu governo. Discordo, entretanto, de quem acha que a economia neutraliza todos os outros problemas.

Não tem sido assim. No passado discutia com simpatizantes do PT o mesmo tema. Argumentavam que o importante era crescimento e renda e a corrupção seria apenas uma nota de pé de página na História do período. Teoricamente, acho que as dimensões econômica e política se interpenetram e, em certos momentos, uma delas pode ser a determinante.

O período de democratização revelou para mim que existe uma grande demanda de valores na vida pública. Na primeira eleição direta, Collor era o caçador de marajás; Lula, o que traria a ética para a política. Na verdade, era uma demanda já na eleição do período anterior, em que Jânio venceu esgrimindo uma vassoura.

O governo Bolsonaro surge com uma demanda maior, potencializada pelas redes sociais e diante de um País bastante severo e conhecedor das táticas evasivas dos políticos. Por isso vejo com a apreensão o episódio envolvendo o senador Flávio Bolsonaro. Os elementos que existem ainda não nos permitem concluir sobre o conteúdo. Mas é possível ter uma opinião sobre como as pessoas reagem quando estão sob suspeita – o comportamento acaba revelando mais do que a própria denúncia.

Pedro Doria: O bolsonarismo tuiteiro

- O Estado de S.Paulo

Numa democracia, discordar do presidente é também um exercício patriótico

Ontem, pouco mais de meia hora após o deputado federal Jean Wyllys anunciar sua renúncia ao cargo, o presidente Jair Bolsonaro publicou um tuíte cifrado: “Grande dia!” Quase que imediatamente depois, o vereador carioca Carlos Bolsonaro, conhecido por operar as mídias sociais do pai durante a campanha, publicava outro em sua conta: “Vá com Deus e seja feliz!” Ambos usaram o app para iPhone na hora de publicar suas mensagens. Algumas horas depois, o presidente usou a mesma frase de Carlos dirigindo-se ao também vereador carioca David Miranda, que assumirá a vaga de Wyllys na Câmara dos Deputados: “Seja feliz!” Bolsonaro – o pai – negou que seu comentário fosse referência ao exílio autoimposto de Wyllys. Estava, disse, celebrando a participação em Davos.

Talvez. Mas o clima no Twitter indubitavelmente mudou após os Bolsonaro chegarem ao poder. É sua plataforma preferencial para divulgar mensagens oficiais. É, também, o ambiente no qual lutam como guerrilha.

Em seus anos no Planalto, o PT montou uma estrutura de sites e blogs tocados por jornalistas que haviam deixado redações que, junto a alguns amadores, se tornaram uma imprensa oficial paralela. Endossavam os pontos de vista do governo, atacavam a imprensa profissional, e punham na roda teses políticas para consumo da militância. A máquina petista era generosamente financiada com patrocínios e publicidade das estatais.

Os argumentos de defesa para cada escândalo que aparecia eram distribuídos por estes sites, abraçados pelos militantes e levados às redes sociais. Mas, desde o início, eles adotaram uma postura de mimetizar a imprensa. Embora fossem em essência uma máquina de propaganda do grupo no poder, esforçavam-se por parecer jornalismo para que o conteúdo que produzissem fosse distribuído como informação.

A estratégia digital bolsonarista é muito diferente. Busca a guerra de guerrilha nas redes sociais com alguns objetivos distintos. Um é municiar de argumentos sua própria militância quando precisa lidar com críticas. Outro é manter esta mesma militância em constante estado de alerta.

Um terceiro – e importante – é agir sobre as conversas, interromper o diálogo. Qualquer um que critique o presidente é imediatamente inundado de respostas, em geral ataques duros e com poucas palavras até para os padrões do Twitter. E a enchente de respostas torna impossível filtrar no meio quais os comentários interessantes, quem de fato buscava o diálogo. Ataques sistematizados assim, nos quais a turba é orientada a apontar para uma pessoa e bombardear, correspondem a uma das formas modernas de censura. Cala-se não proibindo a fala, mas fazendo com que ela desapareça no ruído.

A virulência é parte do método. A turba é agressiva. Ofende. Distribui acusações. Busca intimidar.

Hélio Schwartsman: A tragédia dos Bolsonaros

- Folha de S. Paulo

Que atitude tomará Jair diante do dilema entre o dever presidencial e a obrigação parental?

Jair Bolsonaro vai atirar o filho Flávio às feras da política, como o noticiário sugere que fará? Que atitude tomará o capitão reformado diante do dilema entre o dever presidencial de comandar o Estado como um árbitro imparcial e desapaixonado e a obrigação parental de apoiar e proteger o filho?

Pode parecer uma picuinha, mas é da oposição entre imperativos morais mais enraizados, como aqueles que regem a vida familiar, e os deveres impostos pela lei positiva que brotam as grandes tragédias.

“Antígona”, de Sófocles, talvez seja a mais paradigmática delas. Ali, a heroína, filha de Édipo e Jocasta, vive seu calvário porque, contrariando proibição imposta pelo rei Creonte, deu sepultura ao cadáver de seu irmão Polinices. Ela se justifica diante de Creonte dizendo que desafiara o edito real, o “nómos” ou “lei humana”, para obedecer ao que chama de “justiça divina” (“daímônôn díkê”), uma obrigação moral de ordem superior.

Bruno Boghossian: Nas costas de Moro

- Folha de S. Paulo

Proposta do Banco Central enfraquece discurso do ministro contra lavagem de dinheiro

Quando abandonou o cargo de juiz, Sergio Moro disse que entraria no governo porque estava “cansado de levar bola nas costas”. Em dezembro, ele afirmou que a toga era poderosa, mas que só uma atuação dentro da política poderia evitar retrocessos no combate à corrupção.

Moro trocou de time, mas continua sendo atingido por trás. Enquanto Jair Bolsonaro fazia propaganda do ministro para os ricaços reunidos na Suíça, o Banco Central tentava afrouxar as regras de controle da lavagem de dinheiro no país.

Na largada de um governo que prometia ser implacável com crimes financeiros, a instituição propôs retirar parentes de políticos de uma lista de monitoramento. Também quis derrubar a exigência de que os bancos toquem um alarme quando fizerem transações de mais de R$ 10 mil.

Há três dias, Bolsonaro fez questão de dizer em Davos que Moro “tem todos os meios para seguir o dinheiro no combate à corrupção”. Alguém está interessado em esvaziar a caixa de ferramentas do ministro.

O novo governo parece estar preocupado em proteger e esconder. Nesta quinta (24), um decreto estendeu a funcionários de segundo escalão o poder para classificar um documento oficial como ultrassecreto, restringindo seu acesso por 25 anos.

Reinaldo Azevedo: Que Flávio renuncie em favor de Jair

- Folha de S. Paulo

Presidente da República levou o problema para dentro do Palácio do Planalto

O senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) deveria renunciar antes de tomar posse. É o que pode fazer de melhor em favor do presidente Jair Bolsonaro. Infelizmente para o clã, o passado insiste em sair dos porões e do armário.

E começa a ficar claro que os Varões de Plutarco são uma criação de profissionais das fake news. Até esta quarta (23), havia um fio de esperança na cúpula militar do governo de que o pai tentaria se manter a uma distância prudente do tsunami de evidências que colhe o filho. Não mais.

Em entrevista à TV Record, o presidente da República levou o problema para dentro do Palácio do Planalto. Afirmou: “Nós não estamos acima da lei. Pelo contrário, estamos abaixo da lei. Agora, que se cumpra a lei: não façam de maneira diferente para conosco. Não é justo atingir um garoto, fazer o que estão fazendo com ele, para tentar me atingir."

Por que “nós”? Ele não está sob investigação. Ao fazer essa escolha gramatical, está alertando as autoridades de que também está no rolo. Trata-se de truculência. É um modo de intimidar o Ministério Público do Rio.

Flávio vai fazer 38 anos no dia 30 de abril. O pai o chama de “garoto”. Jair empregou a mesma palavra quando o já deputado federal Eduardo Bolsonaro, com 34, afirmou que bastavam um soldado e um cabo para fechar o Supremo. E o “garotinho” ainda fez questão de acrescentar: “Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não”.

Bolsonaro tem como seu ministro da Justiça um homem versado nessas coisas de investigação. Se há pessoa que conhece o que é seguir e o que é transgredir a lei, eis Sergio Moro. Mas parece que sua biruta se desorientou.

O Banco Central quer excluir parentes de políticos da lista de monitoramento obrigatório das instituições financeiras e acabar com a exigência de que todas as transações bancárias acima de R$ 10 mil sejam notificadas ao Coaf. O ministro ainda não sabe se isso é bom ou mau. Os corruptos e lavadores de dinheiro já têm opinião formada. Moro está virando suco com mais rapidez do que os outros.

Ricardo Noblat: A demonização do jornalismo

- Blog do Noblat / Veja

Caricaturas de Trump

A Rede Globo de Televisão já foi acusada por seus desafetos de fazer muitas coisas, mas de fazer jornalismo foi a primeira vez.

Flávio Bolsonaro, em entrevista ao SBT, mostrou fotos do jornalista Octávio Guedes, da GloboNews, em um restaurante do Rio na companhia do Procurador Geral da Justiça Eduardo Gussen.

Em um restaurante, come-se, bebe-se e conversa-se. É o que os dois pareciam fazer. Jornalista conversa com bandidos e autoridades à caça de informações. É o seu dever, e também o seu ofício.

O que pretendeu Flávio com a exibição das fotos? Sugerir que o procurador vazou para o jornalista informações sobre seus rolos com Queiroz, policiais condecorados e milicianos presos ou fugitivos.

Como ainda não se inventou fotografia com som, as de Guedes com Gussen só provam que eles foram vistos à mesma mesa em um restaurante.

Guedes diz que Gussen não lhe deu nenhuma informação sigilosa. Flávio não tem simplesmente como provar o contrário. Noves fora, nada, portanto.

Na contramão dos militares que os cercam, os Bolsonaros tentam por todos os meios demonizar o jornalismo que não controlam – sim, porque parte dele já está no bolso.

Para eles, liberdade de imprensa só a favor. São órfãos da censura que no passado recente marcou a ferro e fogo a história do país. Se pudessem, a restabeleceriam.

Como não podem, imaginam que pela intimidação sufocarão seus críticos. Copiam os métodos do presidente americano Donald Trump, seu ídolo. Mas não passam de uma caricatura malfeita dele.

À espera que o “novo” rebente

Governo velho
Você já deve ter ficado rouco de tanto ouvir: nas eleições do ano passado, a nova política derrotou a velha.

Por velha, entenda-se a política praticado pelo PT e seus aliados nos últimos 13 tristes e degradados anos de corrupção.

Por nova… Bem, o que o capitão, seus filhos e os caronas viessem mais tarde a demonstrar que se tratava de uma política novinha em folha.

A poucos dias de completar um mês do rebento, nem do alto de uma goiabeira é possível avistar sinal do que mereça ser chamado de novo.

Dora Kramer: Opção pelo despreparo

- Revista Veja

O país desenvolveu um gosto masoquista pela incompetência?

Democracia é um jogo complicado. O melhor entre os piores, conforme ensinou Winston Leonard Churchill, primeiro-ministro inglês autor do discurso de posse, em 1940, em que anunciava ao povo tempos de “sangue, suor e lágrimas”. Por sua resistência às falsas propostas de acordos de Hitler, salvou o Reino Unido e o mundo (com a determinante adesão dos Estados Unidos) da dominação nazista, o que não o impediu de perder a eleição seguinte ao fim da II Guerra.

Democracia é um jogo complicado. Nem sempre se elegem os melhores. Em 1989 havia um cardápio de candidatos que ia de Roberto Freire a Mário Covas, passando por Ulysses Guimarães, e o eleitor brasileiro pós-¬ditadu¬ra preferiu Fernando Collor, a quem logo iria “despreferir”, por motivo de corrupção ativa.

Nas eleições seguintes o eleitor contrariou as previsões que davam Lula como predileto e elegeu e reelegeu Fernando Henrique Cardoso no primeiro turno, devido aos ganhos do Plano Real. Encerrou-se ali o breve ciclo de escolhas racionais. Em 2002 o país poderia optar entre o evidente avanço que significaria a eleição do mais que qualificado José Serra e a aventura supostamente esquerdista representada por Luiz Inácio da Silva.

Não apenas o histórico de ambos mas principalmente os embates na televisão deixavam claro quem estava mais preparado para dirigir o Brasil. Era nítida a diferença entre o senso e o dissenso, porém o eleitorado preferiu arriscar. Deixou de lado o que hoje está muito claro que representaria um avanço inequívoco para o país. O Brasil teria seguido outro rumo (muito melhor) com Serra sucedendo a FH na Presidência.

Bernardo Mello Franco: Ameaças a deputado atingem a democracia

- O Globo

Não é preciso simpatizar com as ideias de Jean Wyllys. Quem preza a democracia deve se preocupar com as ameaças que o levaram a abrir mão do mandato

Não é preciso simpatizar com as ideias de Jean Wyllys. Quem preza a democracia deve se preocupar com o anúncio feito ontem pelo deputado do PSOL. O parlamentar abriu mão do terceiro mandato, para o qual foi reeleito em outubro, e decidiu deixar o país. O motivo foram as seguidas ameaças de morte que ele já havia informado à polícia.

Jean é um dos raros políticos brasileiros que se declaram homossexuais. Sempre defendeu bandeiras da causa LGBT, como o casamento civil de pessoas do mesmo sexo. Era uma voz solitária num Congresso que não espelha a diversidade da sociedade brasileira. Para ficar num exemplo: as mulheres são a maioria da população, mas ocupam apenas 10% das cadeiras na Câmara. Na próxima legislatura, serão 15%.

O deputado também ficou conhecido como desafeto de Jair Bolsonaro. Os dois trocaram ofensas públicas no plenário da Câmara e nas redes sociais. A disputa já foi parar no Conselho de Ética e no Supremo Tribunal Federal. Em dezembro, o ministro Celso de Mello arquivou uma queixa do presidente contra o rival.

Depois do atentado contra Bolsonaro, Jean relatou um aumento no tom das ameaças. Ele se tornou um alvo preferencial de militantes bolsonaristas. A Justiça já condenou um deputado eleito do PSL, partido do presidente, por acusá-lo falsamente de defender a pedofilia. O parlamentar pediu proteção policial e passou a andar com escolta.

Merval Pereira: A crise na fronteira

- O Globo

Tudo indica que o Brasil não endossará uma ação militar contra Maduro. Estratégia continuará a ser pressioná-lo

O ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino López, que, ao lado de sua cúpula militar, classificou de “golpe de Estado” a proclamação do líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino, esteve no Brasil no governo Temer e teve uma reunião com o então ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, na qual fez dois pedidos: que o Brasil não apoiasse uma ação militar no seu país, e não participasse de uma eventual força multinacional de “ação humanitária”, pois ela seria só o início de uma intervenção, estimulada pelos Estados Unidos. E pediu o apoio do Brasil para que os EUA suspendessem as sanções econômicas contra a Venezuela.

O governo interino foi reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pelos Estados Unidos, pelo Brasil e mais vários países, inclusive na Europa, mas a situação continua indefinida, pois o ditador Maduro ainda tem o apoio dos militares e de parte minoritária da população, o que lhe garante permanecer no governo apesar da pressão internacional.

Tudo indica que o Brasil não endossará uma ação militar para derrubá-lo, e a estratégia continua sendo pressioná-lo através de declarações e apoio ao interino Guaidó. Um dos atos para legitimar-se será a nomeação de embaixadores em diversos países, especialmente Estados Unidos e Brasil.

Em uma reunião das cúpulas do Itamaraty e da Defesa, o então ministro da Defesa, Raul Jungmann, frisou que vivíamos, diplomaticamente, uma “paralisia frenética”, e que tínhamos esgotado nosso arsenal de medidas diplomáticas.

Esse ritmo que classificou de “agônico” da crise da Venezuela se explica, para Jungmann, em grande parte pelo fim da Guerra Fria, e a inação brasileira está deixando com que novamente Estados Unidos e Rússia (além da China) disputem a influência política em uma região em que o Brasil deveria ser a força hegemônica.

Luiz Carlos Azedo: Falta combinar com os russos

- Correio Braziliense / Estado de Minas

“O folclore futebolístico tem tudo a ver com a situação da Venezuela. A ofensiva de Trump e Bolsonaro esbarrou na aliança de Maduro com o presidente russo Vladimir Putin”

Na Copa do Mundo de 1958, o técnico Vicente Feola, em preleção antológica, explicou, na prancheta, a tática para derrotar a seleção da antiga União Soviética: Nilton Santos lançaria a bola da esquerda do meio de campo para a direita do ataque, nos pés de Garrincha, que driblaria três adversários e cruzaria para Mazola cabecear na grande área. Com ingenuidade ou ironia, não se sabe, o anjo das pernas tortas perguntou: “Seu Feola, o senhor combinou com os russos?”

O folclore futebolístico tem tudo a ver com a situação atual da Venezuela. A ofensiva diplomática protagonizada pelo presidente norte-americano Donald Trump e pelo presidente Jair Bolsonaro contra Nicolás Maduro, que denunciou a autoproclamação do líder do Legislativo, Juan Guaidó, como presidente interino do país, como um “golpe de Estado”, esbarrou na resistência do ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, ao lado da cúpula militar das Forças Armadas do seu país. Mas também na aliança de Maduro com o presidente russo Vladimir Putin, liderando uma coalizão de oito países, o que transformou a Venezuela no epicentro de uma disputa semelhante àquela que ocorre entre potências mundiais no Oriente Médio.

Além da Rússia, Cuba, México, Bolívia, Nicarágua, Turquia, China e Irã apoiam o regime chavista, enquanto Guaidó é reconhecido como presidente interino pelos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Reino Unido. A União Europeia assumiu uma posição intermediária: a defesa da realização de eleições livres na Venezuela. A crise prossegue sob muita tensão, a qualquer momento pode haver emprego da força por parte dos militares contra a oposição, com o fechamento da Assembleia Nacional e prisão de Guaidó, além de outros líderes oposicionistas. Fala-se em divisão nas Forças Armadas, mas o pronunciamento sinaliza apoio da cúpula militar ao regime.

O presidente Nicolás Maduro, na verdade, é um fantoche da cúpula militar, que controla a maior parte do governo e praticamente todas as empresas estatais. Como o regime não tem mais nenhuma sustentação política da sociedade e a Assembleia Nacional tem mais respaldo popular do que o governo, vive-se uma situação de dualidade de poderes, que pode ter desdobramento trágico, porque o governo perdeu controle da economia, mas não o poder de coerção sobre a sociedade. A repressão política na Venezuela é muito violenta, protagonizada pela Guarda Nacional e pela milícia bolivariana armada, a tropa de choque de Maduro.

Míriam Leitão: Venezuela depois do chavismo

- O Globo

Por Alvaro Gribel ( a colunista está de férias)

Ainda que a oposição consiga assumir o governo venezuelano, os anos seguintes serão de muito trabalho para recuperara economia arrasada pelo chavismo. No país com inflação de 1.000.000% ao ano (1 milhão porcento ), o ponto departida será a criação de um anova moeda. Os controles nos preço seno câmbio terão que ser desfeitos. Tarifas de importação precisão ser zeradas para regularizar a entrada de alimentos, medicamentos e artigos hospitalares. A receita é dada por Angel García Banchs, da consultoria venezuelana Economática. Ele indica a privatização de ativos petroleiros, em um plano de reestruturação de dívidas, para que o governo consiga fazer caixa, atrair dólares, e o setor privado possa recuperara indústria que ficou sucateada. O FMI e bancos multilaterais como o BID serão chamados à mesa. Se tudo der certo, García acredita que a Venezuela poderá ter uma recuperação rápida, em uma espécie de “milagre econômico”. Antes disso, porém, o risco é de mais isolam entoou guerra civil. Ontem, Maduro recebeu o apo iode militares e dificilmente deixará oposto deforma pacífica.

MERCADO DE US$ 5 BILHÕES
Para o Brasil, a possibilidade de queda do governo Maduro poderia significar um mercado de até US$ 5 bilhões, explica José Augusto de Castro, da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Esse era o valor que o país exportava para os venezuelanos antes do colapso econômico. Hoje, as relações comerciais entre os dois países desabaram e eles só compram alimentos brasileiros, como arroz e açúcar. Ainda assim, se pagarem adiantado, “porque o risco de calote é grande”, diz Castro.

Rogério Furquim Werneck : Atalhos e mágicas

- O Globo / O Estado de S. Paulo

Em meio à grave crise fiscal que vive o país, a perda da receita proveniente de encargos sobre a folha terá de ser compensada

Com o país à espera da proposta de reforma da Previdência que o governo afinal submeterá ao Congresso, a Secretaria Especial da Receita vem adiantando alternativas de reforma tributária com que vem trabalhando. Duas delas causam preocupação.

O governo quer desonerar a folha de pagamentos. Mundo afora, a Previdência Social vem sendo financiada com encargos sobre a folha. Mas o governo está convencido de que são os encargos sobre a folha que vêm preservando a informalidade no mercado de trabalho e entravando a expansão do emprego.

Em meio à grave crise fiscal que vive o país, a perda da receita proveniente de encargos sobre a folha terá de ser compensada. A questão é encontrar fonte alternativa de financiamento numa economia já escandalosamente sobretaxada. Algo mais terá de ser onerado para que a folha seja desonerada. 

Quem arcará com a tributação compensatória que terá de ser imposta? Não é uma indagação que parece preocupar o governo. O que se aventa em Brasília é recorrer a tributos primitivos, de coleta fácil. Impostos cumulativos, cobrados em cascata, altamente ineficientes e com incidência sabidamente difusa e incerta.

Claudia Safatle: Proposta de Previdência de militares está pronta

- Valor Econômico

30 anos de trabalho de um militar é igual a 45 anos de um civil

O texto da reforma da Previdência dos militares está praticamente pronto. O projeto de lei preparado no governo de Michel Temer é a base de uma proposta já negociada e que prevê as seguintes medidas: aumento de 30 anos para 35 anos o tempo da ativa; cobrança de contribuição previdenciária dos pensionistas: e cobrança de contribuição dos alunos em formação na carreira militar.

O projeto de lei será enviado ao Congresso após o início da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que mudará o regime de aposentadoria dos civis (INSS). Essa estratégia havia sido acertada também no governo anterior, para não dividir os esforços entre dois assuntos politicamente delicados e com prazos de tramitação distintos.

O projeto de lei tratará do regime de proteção social dos militares, e não de Previdência, assinalam fontes do Palácio do Planalto. Pelas peculiaridades da carreira, militar não se aposenta, argumentam. Ele vai para a reserva e pode ser convocado a qualquer momento.

Deverá, também, ser acompanhado de uma reestruturação da carreira. Os militares alegam que suas remunerações são inferiores às das demais carreiras típicas de Estado e que essa é uma distorção que precisa ser rapidamente corrigida. Eles estão cientes de que o momento, marcado por uma crise fiscal sem precedentes, não é propício a aumentos salariais, mas não desistiram da reivindicação.

Dentre os inúmeros argumentos para deixar os militares no regime de proteção social, sustentados, inclusive, por um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), há uma conta interessante. Ela foi citada pelo ex-comandante do Exército Eduardo Villas Boas: no fim de uma carreira de 30 anos, as horas trabalhadas pelo militar equivalem a 45 anos de um trabalhador civil.

"Isso se deve à atividades de adestramento e operações continuadas, além dos serviços de escala de 24 horas, seguidas de expediente no dia posterior, inclusive em fins de semana e feriados", explica ele em um texto recente. "Tudo isso sem os conhecidos direitos sociais e trabalhistas legalmente concedidos aos trabalhadores das outras classes, tais como o adicional de periculosidade, o FGTS e as horas extras", acrescenta.

Aliás, os militares não reivindicam esses direitos, que consideram incompatíveis com as exigências legais da carreira.

Em 2001, no governo de FHC, foi feito um corte substancial de direitos e privilégios das Forças Armadas. Ali foram suprimidos o adicional de tempo de serviço, as licenças especiais e a pensão para as filhas enquanto solteiras. Este último benefício incentivou as filhas a não se casarem oficialmente. Só por volta de 2040 é que essa conta deve desaparecer.

Monica De Bolle*: Entre a montanha e o Planalto Central

- Época

Em poucos dias, houve depreciação do capital político do capitão, o que inevitavelmente afetará o andamento de sua agenda.

Da montanha ao Planalto Central “Para que serviria a política se não desse a todos a oportunidade de fazer concessões de cunho moral?” Eis uma bela citação entre tantas outras belas citações da obra de Thomas Mann, cujo cenário é Davos. Todo ano se realiza reunião do Fórum Econômico Mundial na cidade suíça e todo ano alguém cita Thomas Mann ou A montanha mágica. Neste ano, entretanto, a obra tem um significado mais do que especial.

A trama é conhecida: em um sanatório para tuberculosos, discutem-se incessantemente valores seculares e humanistas, a defesa do totalitarismo, a configuração da Europa às vésperas da Primeira Guerra Mundial — essa última parte está sutilmente retratada na obra. Às vésperas da Primeira Guerra Mundial , havia no mundo fora da montanha conflito deflagrado entre o humanismo secular, com seu DNA iluminista aberto às ideias, e o totalitarismo brutal, antítese do secularismo e da abertura.

No mundo atual, há um conflito deflagrado entre os nacionalistas defensores do fechamento das fronteiras para bens, serviços e pessoas e os adeptos da globalização, defensores da abertura e avessos à tribalização. A ausência de diversos líderes mundiais em Davos sublinha os conflitos. 

Engalfinhados com seus problemas internos, todos provenientes da luta entre nacionalismos variados e a preservação de valores que predominaram após a Segunda Guerra Mundial — a integração global, a abertura para os imigrantes, o repúdio ao autoritarismo —, não compareceram Donald Trump, Theresa May, Emmanuel Macron. Também não foram Narendra Modi e Xi Jinping. Em todos esses casos, de um modo ou de outro, a política tem deixado de servir ao papel a ela atribuído por protagonistas de Thomas Mann. No Brasil não é diferente.

Huck pede ‘renovação política para valer’

Apresentador, que participou do Fórum Econômico Mundial, diz que é preciso ‘recalibrar as expectativas’ e apoiar propostas positivas do governo

Jamil Chade e Adriana Fernandes, enviados especiais, O Estado de S.Paulo

DAVOS - O apresentador e empresário Luciano Huck disse nesta quinta-feira, 24, ao Estado que é preciso “recalibrar as expectativas” em relação ao presidente Jair Bolsonaro. O momento no Brasil, afirmou ele, é de “diálogo e apoio” das agendas positivas do governo.
Em Davos, onde participou pela primeira vez do Fórum Econômico Mundial, nos Alpes suíços, Huck disse que o discurso econômico do ministro da Economia, Paulo Guedes, foi muito bem-recebido no evento, que anualmente mescla a elite financeira internacional, chefes de Estado, presidentes de grandes empresas e celebridades mundiais.

“Agora, precisamos ver a capacidade de entrega”, afirmou ele, que depois de três dias participando de vários debates no Fórum disse que o ponto forte de Davos é a troca de ideias. Ele mesmo teve uma conversa com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, com quem trocou críticas nos últimos tempos pelas redes sociais.

O filho do presidente integrou a comitiva a Davos na estreia internacional do governo. Bolsonaro e os cinco ministros que o acompanharam voltaram ao País sem fazer nenhuma avaliação do encontro.

‘Limitação’. O apresentador, que foi sondado nas últimas eleições para disputar a Presidência contra o próprio Bolsonaro, afirmou que as divergências apresentadas nesses 23 dias de governo seriam muitas, mas que seria preciso apoio à agenda que “for boa para o País”. “Acho que governo está disposto a ouvir. Eles sabem a limitação que eles têm, de repertório, de um monte de coisa. E estão a fim de começar.”

Huck aposta na renovação política que, segundo ele, já começou no Legislativo com o movimento Renova Brasil, do qual é colaborador, para transformar a política num assunto “sexy” que seduza as novas gerações a ocuparem esse espaço no País.

O grupo montou uma frente parlamentar de 17 deputados eleitos que promete atuar unida. “Precisamos de uma renovação política para valer”, disse o apresentador.

Mulher de Bolsonaro vira alvo de investigação por cheque de Queiroz

Por André Guilherme Vieira | Valor Econômico

SÃO PAULO - A primeira-dama Michelle Bolsonaro terá seu sigilo fiscal averiguado pela Receita Federal, apurou o Valor. No procedimento fiscal aberto pela Receita, ontem, a partir das informações reveladas por levantamentos financeiros do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Fisco passou a investigar 27 deputados estaduais do Rio de Janeiro e 75 servidores da Assembleia Legislativa fluminense que tiveram movimentações bancárias classificadas como atípicas ou suspeitas pelo Coaf – a unidade de inteligência financeira é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Sergio Moro.

O Coaf recebe informes de bancos e instituições financeiras quando operações efetuadas no sistema bancário apresentam características que sugerem tentativa de burla.

Ocorre que um dos investigados pelo Coaf e agora pela Receita, Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito e ainda deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – também investigado pela Receita --, realizou depósito em cheque no valor de R$ 24 mil na conta corrente de Michelle Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro já buscou justificar a operação, dizendo tratar-se do pagamento de um empréstimo que ele teria feito a Queiroz e que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro quitou por meio de depósito na conta de Michelle.

Em entrevista ao "Post", Bolsonaro muda discurso sobre reeleição

Por Fernando Taquari | Valor Econômico

SÃO PAULO - O presidente Jair Bolsonaro deixou em aberto a possibilidade de concorrer à reeleição em 2022. Em entrevista, ao jornal americano "Washington Post", Bolsonaro declarou que esta decisão ainda não foi tomada. A declaração contraria o discurso de campanha. Na eleição, o presidente chegou a se manifestar contra a ideia de buscar mais quatro anos no Planalto, ainda que tenha frisado que uma mudança constitucional como essa depende do Congresso Nacional.

Para publicação americana, Bolsonaro observou que ficar apenas um mandato também "é uma possibilidade" diante das medidas impopulares que pretende implementar para evitar o "colapso da economia", como a mudança no sistema de aposentadoria. "Essas reformas devem ser realizadas no primeiro ano. Porque, depois disso, só com dificuldade você consegue seguir em frente", afirmou. Questionado sobre sua capacidade de convencer os parlamentares a aprovar a reforma da Previdência, o presidente respondeu de forma lacônica: "Não temos alternativa".

Bolsonaro ainda voltou a defender o filho mais velho, o deputado estadual e senador eleito, Flávio Bolsonaro, sobre suas movimentações financeiras e as supostas relações com milicianos. As acusações, segundo o presidente, são políticas e visam desestabilizar sua administração.

"Meu filho sempre trabalhou com o serviço militar e concedeu mais de 300 diferentes condecorações de títulos de honra aos membros das forças armadas que lutaram em combate. Dois deles estão sendo acusados de irregularidades. Naturalmente, a pessoa que concedeu a condecoração não pode ser culpada", apontou.

Ex-PM estava preso por homicídio quando Flávio Bolsonaro o homenageou

Então policial recebeu Medalha Tiradentes, mais alta honraria da Assembleia do Rio

Ana Luiza Albuquerque, Italo Nogueira, Júlia Barbon | Folha de S. Paulo

RIO DE JANEIRO- O ex-policial militar Adriano Nóbrega, 42, hoje foragido e suspeito de chefiar uma milícia na zona oeste do Rio de Janeiro, estava preso quando foi homenageado pelo deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) com a Medalha Tiradentes, mais alta honraria da Assembleia Legislativa. Flávio é o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro.

Em janeiro de 2004, Adriano foi preso preventivamente, acusado pelo homicídio do guardador de carro Leandro dos Santos Silva, 24. O então policial chegou a ser condenado no Tribunal do Júri em outubro de 2005, mas conseguiu recurso para ter um novo julgamento, foi solto em 2006 e absolvido no ano seguinte.

Nesse meio-tempo, em junho de 2005, o filho do presidente considerou Adriano merecedor da homenagem. Entre outras razões, de acordo com Flávio, por esse PM ter êxito ao prender 12 "marginais" no morro da Coroa, no centro, além de apreender diversos armamentos e 90 trouxinhas de maconha.

Flávio Bolsonaro já havia homenageado o policial em outubro de 2003, quando apresentou moção de louvor em seu favor. Segundo o senador eleito, Adriano desenvolvia sua função com "dedicação, brilhantismo e galhardia".

Três meses depois, Adriano foi preso junto a outros dez policiais militares pelo assassinato de Leandro. Morador de Parada de Lucas, na zona norte carioca, o jovem havia denunciado os agentes no dia anterior pela prática de extorsão e ameaça.

Segundo a acusação, os policiais mataram o jovem e alteraram a cena do crime para tentar forjar um auto de resistência —quando o agente mata em confronto. Testemunhas, contudo, apontaram que o rapaz fora morto sem ameaçar os policiais.

À época, esse caso provocou uma insubordinação do então comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Lourenço Pacheco Martins, que foi com um fuzil na mão até a delegacia para defender os policiais de sua unidade. Ele foi exonerado e preso administrativamente por ordem de Anthony Garotinho, então secretário de Segurança do estado.

Em outubro de 2005, Adriano foi condenado a 19 anos de prisão pelo homicídio de Leandro num júri popular. Na segunda instância, no entanto, no ano seguinte, os desembargadores do Tribunal de Justiça entenderam que o júri não analisou de forma correta as provas contra o então policial militar. Adriano foi solto e obteve o direito a um novo julgamento. Foi absolvido em janeiro de 2007.

Oito meses depois da absolvição, em setembro de 2007, a mulher do ex-policial militar, Danielle Mendonça da Costa da Nóbrega, foi nomeada assessora do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde ficou empregada até novembro passado. Ao longo desse período, Adriano seguiu acumulando uma série de acusações em sua ficha criminal.

O pai e o filho: Editorial | Época

A família Bolsonaro, capitaneada pelo pai agora presidente da República, abraçou bordões simples em sua trajetória política. Deve parte do sucesso eleitoral a essa estratégia. Falar a linguagem do povo é a aspiração de qualquer liderança. “Ser honesto não é virtude, é obrigação”, repetiu por diversas vezes Jair Bolsonaro, antes de ser presidente. O senador eleito pelo Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro, em tom popularesco, refutou insinuações contra si de malversação com um arremedo de adágio: “Quem só andou com porcos acha que, no reino animal, só há porcos”.

O vice-presidente Hamilton Mourão resumiu o imbróglio recente envolvendo o filho do presidente com uma blague: “O único problema do senador Flávio qual é? Sobrenome, não é? Se o sobrenome dele fosse Silva...”.

Em Davos, o presidente Bolsonaro deu um veredito salomônico à polêmica que cerca o filho: “Se por acaso ele errou, e isso for provado, eu lamento como pai, mas ele terá de pagar o preço por essas ações que não podemos aceitar”.

O realismo político: Editorial | Veja

O presidente deve ter entendido que sair do Acordo de Paris traria mais desvantagens do que vantagens para o Brasil. Por ora

O presidente Jair Bolsonaro não vai civilizar o mundo, mas o mundo pode civilizar Bolsonaro. Em sua estreia num palco internacional, ele fez um discurso curto, não arrancou nem aplausos nem vaias, mas deu uma declaração relevante em encontro posterior com empresários estrangeiros reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Questionado sobre a posição brasileira em relação à mudança climática, Bolsonaro disse que o Brasil vai continuar no Acordo de Paris, o pacto que reúne 195 países comprometidos em conter o aumento da temperatura no planeta. Depois, aos jornalistas, acrescentou: “Por ora, será mantido”
.
O anúncio — mesmo reticente — é duplamente positivo. Primeiro, o planeta agradece. A reafirmação do compromisso brasileiro nesse campo, no qual o país sempre foi um ator importante, é motivo de otimismo. Mantém o Brasil alinhado à comunidade internacional no que diz respeito à preservação ambiental e tira um pouco da energia de certos arreganhos isolacionistas que surgem dentro do governo. Afinal, a própria chancelaria, comandada por Ernesto Araújo, dá sinais de que confunde, talvez propositadamente, “acordos internacionais” com “violação de soberania”.

O segundo aspecto positivo do anúncio está na possibilidade de que Bolsonaro seja mais permeável ao realismo político do que sugere seu discurso sempre tão carregado de ideologia. Como o Acordo de Paris continua sendo hoje exatamente o que era na campanha eleitoral, não tendo sido modificada uma vírgula sequer, a única coisa que explica a mudança de posição de Bolsonaro é um certo pragmatismo. Em um cálculo que não requer maiores ginásticas mentais, o presidente deve ter entendido que sair do Acordo de Paris traria mais desvantagens do que vantagens para o Brasil. Por ora.

Uma defesa da civilização: Editorial | O Estado de S. Paulo

Os problemas globais são cada vez mais integrados, mas as respostas se tornam mais fragmentadas e, por isso, insuficientes. Este foi o ponto de partida do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, para a mais forte defesa do multilateralismo apresentada nesta semana, em Davos, na reunião do Fórum Econômico Mundial. O maior adversário do multilateralismo é também o governante da maior potência global, o presidente americano, Donald Trump, modelo e inspiração de Jair Bolsonaro, presidente da maior economia latino-americana. Sem polemizar ou distribuir acusações, Guterres se dedicou a mostrar os grandes desafios e a explicar por que as ações dos governos são muito menos eficientes do que poderiam ser.

É fácil ver na economia como os desafios são interconectados. Problemas como tensões comerciais e riscos associados ao Brexit, por exemplo, minam a confiança de empresários, investidores e financiadores, afetam os preços de ativos de vários tipos e ainda se refletem no crédito e nas decisões de negócios. Mas as questões são em geral tratadas separadamente e com insuficiente articulação internacional.

O mesmo apelo em favor da cooperação, da articulação e da ação sistêmica havia sido formulado em Davos pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e pela economista-chefe da instituição, Gita Gopinath. Esta foi especialmente clara e didática ao mostrar, numa entrevista coletiva, a interconexão dos vários tipos de riscos no caminho da economia global. Guterres empregou o mesmo arsenal de exemplos e de argumentos, mas desenhando um quadro muito mais dramático.

Caminho longo e difícil para a abertura comercial: Editorial | Valor Econômico

O Brasil vai deslanchar um processo de abertura comercial, anunciou o presidente Jair Bolsonaro, nesta semana, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Aqui, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o projeto faz parte das metas estabelecidas para os cem primeiros dias de governo e contem medidas para facilitar o comércio, a convergência da regulamentação, a reforma da estrutura tarifária e a negociação de acordos comerciais.

Acredita-se que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai tomar como ponto de partida a resolução da última reunião de 2018 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que reduziu a tarifa média de importação de bens de capital e de informática de 14% para 4% nos próximos quatro anos. Originalmente, pretendia-se que a medida saísse na sequência do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Como esse acordo acabou adiado, o governo Temer considerou oportuna uma decisão unilateral da Camex, marcando a retomada da abertura comercial do país para modernizar a indústria de bens de capital e de informática, processo interrompido no fim da década de 1990. A decisão não foi publicada e ficou como herança para Bolsonaro.

O Brasil tem uma economia reconhecidamente fechada e um comércio internacional aquém do tamanho da sua economia. A incipiente recuperação de 2018 aumentou em 19,7% as importações, para US$ 181,1 bilhões, enquanto as exportações cresceram 9,6% para US$ 239,5 bilhões, totalizando uma corrente de comércio de pouco mais de US$ 420 bilhões. Levando em conta os números de 2017, a Organização Mundial do Comércio (OMC) classificou o Brasil como o 26º maior exportador, atrás da Polônia, Tailândia e Malásia; e como o 29º maior importador. A fatia do Brasil nas exportações é de 1,2% do total; e das importações, de apenas 0,9%.

Os defensores da liberalização comercial entendem que, ao oxigenar a indústria com bens importados, o governo estará estimulando ganhos de produtividade e de competitividade. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados de 2015 chegou à impressionante conta de que o custo da economia fechada para a população era de R$ 130 bilhões em um ano. Esse era o preço a mais pago por consumidores e empresas pelos produtos domésticos na comparação com seu equivalente disponível no mercado internacional (Valor 13/11/18). Ou seja, a sociedade economizaria R$ 130 bilhões se houvesse tarifa zero e livre concorrência. Na prática, esse montante foi "transferido" dos consumidores para os produtores de 67 atividades econômicas. A indústria automobilística é a maior beneficiária da proteção tarifária - R$ 18,7 bilhões, calcula o Ipea. Em seguida vêm os setores de abate e produtos de carne, produtos alimentares, vestuário e acessórios, bebidas e produtos de metal, móveis, borracha e plástico, informática e produtos eletrônicos.

Pelo fim da agonia: Editorial | Folha de S. Paulo

Ditadura chavista sofre abalo com apoio a opositor que se declarou presidente

Quando o carcomido regime chavista chegar ao fim, os venezuelanos se lembrarão de 23 de janeiro de 2019 como um ponto de inflexão no processo de restabelecimento da ordem democrática.

A multidão que protestou nas ruas de Caracas promoveu o que até agora é o maior gesto de contestação ao ditador Nicolás Maduro. Diante dos manifestantes, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, declarou-se no comando interino do país e incumbido de conduzir um governo transitório até que se realizem novas eleições.

Na sua visão, partilhada por diversos países, Maduro não tem legitimidade para ocupar a Presidência, pois seu novo mandato foi conquistado num pleito repleto de fraudes e restrições à oposição.

Não surpreende, assim, que a autoridade de Guaidó logo tenha sido reconhecida pelos países mais relevantes da região, entre eles Estados Unidos e Brasil. Tal apoio reflete um movimento de pressão internacional, em curso há meses e intensificado após o último dia 10, quando o ditador ordenou o teatro da posse para seu novo sexênio.

A entrada em cena desses atores globais insufla os ânimos de quem torce pelo fim do descalabro na Venezuela, e não restam dúvidas de que o país sairá da ruína social e econômica em que se encontra somente quando se vir livre do jugo deletério do chavismo.

O imbróglio, contudo, não se resolverá apenas com isso. No plano doméstico, Guaidó não dispõe dos elementos necessários para governar de fato. Maduro ainda conta com a lealdade do Judiciário e da cúpula das Forças Armadas, bancada por dinheiro de corrupção.

Fantasmas turvam ainda mais a imagem da Alerj: Editorial

Procuradoria da Assembleia tem 42 funcionários comissionados que não aparecem para trabalhar

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) parece produzir escândalos na mesma proporção com que cria leis, esta sim, sua função primordial. Como revelou reportagem publicada ontem no GLOBO, a Procuradoria da Casa mantém na folha de pagamento 42 funcionários em cargos comissionados que não aparecem para trabalhar. Ou seja, fantasmas. A informação consta de um comunicado enviado ao diretor-geral, José Geraldo Machado, e remetido ao presidente em exercício, André Ceciliano (PT), em 26 de novembro, por duas procuradoras concursadas que se recusaram a marcar presença para os faltosos.

No documento, elas afirmam ter recebido “uma enorme quantidade de cartões de ponto de servidores que não se encontram desempenhando funções”. A situação é tão patética que, como alertaram as procuradoras, se essas pessoas comparecessem, não caberiam nas instalações da Procuradoria, no nono andar de um prédio da Rua da Alfândega, no Centro — anteontem, estavam presentes 11 funcionários, como constataram repórteres do jornal.

Ceciliano disse que, após receber as denúncias, instaurou processo administrativo para apurar o caso. Já o atual procurador, Rodrigo Lopes Lourenço, afirmou ter mudado o sistema de controle de ponto, atribuição que, desde 11 de dezembro, cabe exclusivamente a ele. Mas surpreende o fato de esses fantasmas vagarem pela folha da Alerj, sabe-se lá há quanto tempo, sem causar assombro aos gestores. Considerando o desprezo com que é tratado o dinheiro do contribuinte, é possível que não seja o único caso no universo de 5,5 mil servidores, dos quais 4.226 (76%) são comissionados e 1.274, concursados.

Livro de Ivan Alves Filho - Lançamento


Caetano Veloso, Gilberto Gil - Sampa

Soneto sentimental à cidade de São Paulo: Vinicius de Moraes

Ó cidade tão lírica e tão fria!
Mercenária, que importa - basta! - importa
Que à noite, quando te repousas morta
Lenta e cruel te envolve uma agonia

Não te amo à luz plácida do dia
Amo-te quando a neblina te transporta
Nesse momento, amante, abres-me a porta
E eu te possuo nua e fugidia.

Sinto como a tua íris fosforeja
Entre um poema, um riso e uma cerveja
E que mal há se o lar onde se espera

Traz saudade de alguma Baviera
Se a poesia é tua, e em cada mesa
Há um pecador morrendo de beleza?