O
Brasil tornou-se o centro das facilidades da lavagem de dinheiro com o minério
ilegal
Uma
das afirmativas do presidente Jair Bolsonaro na conferência do clima foi a de
“eliminar o desmatamento ilegal da Amazônia até 2030”. O combate às práticas
ilícitas na região incluem as queimadas e o garimpo. A intenção presidencial
foi considerada “encorajadora” pelo presidente Joe Biden, e “construtiva” por
John Kerry, mas ambos dizem aguardar medidas concretas e “sólidas” nesse
sentido.
O governo Bolsonaro poderia iniciar o cumprimento dessa promessa com ações para reprimir a exploração de ouro e diamantes, uma das atividades mais lucrativas e que mais prejuízos trazem à floresta e às comunidades indígenas. A busca pelo ouro na Amazônia está enraizada em práticas ilegais, que hoje respondem por cerca de 16% da produção do País, com a extração em áreas proibidas e sem nenhum tipo de controle. Essa ilegalidade pode ser muito maior, já que não há como contabilizá-la com exatidão. Cerca de 320 pontos de mineração ilegal foram identificados em nove Estados da região. A área para a pesquisa de ouro já ocupa 2,4 milhões de hectares. Desde 2018 houve um aumento no número de solicitações nesses territórios, com um recorde de 31 registros em 2020.
Em
unidades de conservação, os pedidos para a pesquisa de ouro já ocupam 3,8
milhões de hectares. No total são 85 territórios indígenas afetados pelos
pedidos de pesquisa para o ouro e 64 unidades de conservação. Só na Terra
Indígena Yanomami, entre os Estados do Amazonas e de Roraima, são 749 mil
hectares sob registro. Na Terra Indígena Baú, no Pará, a segunda em extensão de
processos, 471 mil hectares estão registrados, ocupando um quarto de seu território.
Os
municípios da Amazônia Legal arrecadaram em 2020, pela extração de ouro, 60%
mais do que em todo o ano de 2019 e 18 vezes acima do valor registrado há dez
anos. Em Rondônia acaba de ser aprovada lei que legaliza 200 mil hectares de
terras griladas em duas unidades de conservação, Jaci-Paraná e Guajará-Mirim.
Os
Institutos Escolhas e Igarapé acabam de divulgar importantes estudos sobre a
exploração do ouro na Amazônia. Os resultados desses trabalhos mostram
corrupção, desmatamento, violência, contaminação de rios e destruição de vidas,
sobretudo de populações indígenas. A extração desses minérios não é capaz de
transformar a realidade local no longo prazo e manterá a região pobre, doente e
sem educação. Ao não trazer desenvolvimento econômico, a exploração de ouro e
diamantes abre a discussão sobre as alternativas econômicas que poderiam gerar
riqueza e bem-estar duradouros.
O
trabalho do Escolhas foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários e ao Banco
Central, que lançou um conjunto de ações de responsabilidade socioambiental,
para responder à pressão de investidores e instituições financeiras no Brasil e
no exterior por incentivos que favoreçam negócios sustentáveis e combatam o
desmatamento. Esse compromisso do setor financeiro nacional pode ajudar a
limpar o setor de mineração de ouro no Brasil e fazer que esse metal ilegal não
consiga ingressar no mercado. Exigir lastro de origem legal e de conformidade
ambiental é um imperativo constitucional e deve ser um compromisso ético e
moral do setor financeiro nacional.
De
acordo com a Constituição federal, pelos artigos 176 e 231, a mineração em
terras indígenas só pode ser feita mediante lei do Congresso Nacional e com
consulta às comunidades, mas hoje não existe legislação que regulamente a
atividade dentro dos territórios. Por iniciativa do senador Fabiano Contarato,
o Projeto de Lei 836/2021 prevê a criação de um sistema de validação eletrônica
para comprovar a origem do ouro adquirido pelas instituições financeiras e
permitirá o cruzamento de informações com outras bases de dados, como a de
arrecadação de impostos e de produção da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Pretende-se que, para efetivar a transação, seja exigida a comprovação de que o
ouro tenha sido extraído de área com direito de lavra concedido pela ANM e que
a pessoa física ou jurídica que estiver fazendo a comercialização seja titular
do direito de lavra ou portadora de contrato com quem tenha esse direito. Além
disso, o vendedor terá de apresentar a licença ambiental da área.
A
criação de um marco de controle sobre a atividade de exploração de ouro ganha
ainda mais urgência quando se observam tentativas de regulação da atividade
contrárias à Constituição, como é o caso da Lei 1.453, de 8 de fevereiro de
2021, sobre o licenciamento para a atividade de lavra garimpeira no Estado de
Roraima, ou a aprovada em Rondônia. A norma estadual dispensa a apresentação do
estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima), em
violação de preceitos constitucionais (artigos 23, 24, 223), para favorecer a
continuidade das atuais práticas danosas à sociedade, aos povos indígenas e ao
meio ambiente em geral.
O
Brasil tornou-se o centro das ramificações criminosas e das facilidades da
lavagem de dinheiro com o ouro ilegal. As terras indígenas e as unidades de
conservação na Amazônia Legal estão ameaçadas pela busca do ouro, apesar de a
atividade ser proibida. O ilícito na Amazônia tem de ser coibido pelos governos
federal e estadual e o Congresso tem de fazer a sua parte.
*Presidente do IRICE
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