sábado, 19 de maio de 2012

A invasão socialista em Pernambuco

PSB deve ter 100 candidatos a prefeito no Estado

Gilvan Oliveira

Enquanto as atenções se voltam para a disputa entre petistas no Recife, o PSB, do governador Eduardo Campos, vai se consolidando como o partido com maior número de candidatos a prefeito no Estado. São 130 pré-candidatos até o momento. O presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, afirma que esse número deve ficar em torno de cem, já que existe possibilidade da retirada de alguns postulantes por força de composições. Mesmo assim, nenhuma outra sigla terá tantos prefeituráveis quanto o PSB, todos na esperança de serem turbinados por um governador com 90% de aprovação popular.

Mas por ironia, o PSB será coadjuvante nos principais colégios eleitorais. Das maiores cidades, o PSB tem pré-candidatos em Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Petrolina, e, no primeiro caso, ainda existe possibilidade de uma composição com o PSDB. No Recife, em Olinda e em Caruaru, os socialistas apoiarão aliados.

O partido promoverá um seminário com todos os pré-candidatos no próximo dia 23, em Gravatá (Agreste). Segundo Sileno Guedes, será um encontro para balanço político, traçar estratégias e promoção de ajustes. “Passado esse encontro é que serão definidos alguns casos onde faremos composições e apoiaremos aliados. Há alguns casos que nós precisamos analisar ainda”, avisa, sem citar que casos seriam esses.

Mesmo contando com a força eleitoral do governador, o PSB vai tirá-lo das disputas municipais, principalmente nas cidades polos onde será inevitável o embate do PSB com um aliado da Frente Popular. Esse recado Sileno levará aos filiados no encontro em Gravatá.

“O governador vem ganhando dimensão nacional e seu governo é amplamente aprovado pelos pernambucanos. A gente não deve trazê-lo para a disputa municipal. Temos que preservá-lo. Não faz sentido trazer o governador com esse índice de aprovação para a briga local”, avalia Sileno.

Com mais de uma centena de pré-candidatos, é inevitável o embate do PSB com os demais partidos da Frente Popular. O fato é mais evidente em Garanhuns (Agreste), onde o ex-prefeito de Lajedo Antônio João Dourado (PSB) deve ter como adversário o deputado estadual Izaías Régis (PTB). Cabo de Santo Agostinho – devem disputar o vice-prefeito Vado da Farmácia (PSB) e o deputado federal Fernando Ferro (PT) – e Paulista – o vereador Júnior Matuto (PSB) contra o deputado estadual Sérgio Leite (PT) – são outros dois municípios onde deve haver embate entre aliados.

Para Sileno, os eventuais confrontos não sinalizam um azedamento no relacionamento entre aliados. Mas uma contingência própria das disputas municipais. “É o momento em que os partidos se preparam para ganhar musculatura”, avalia ele.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: