quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Neste momento não sou candidato a nada, diz Luciano Huck em SP

Joelmir Tavares / Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Em meio às especulações sobre sua entrada na disputa pela Presidência da República em 2018, o apresentador Luciano Huck tratou de esfriar ânimos dos entusiastas de uma eventual campanha. Ele afirmou nesta terça-feira (7) em São Paulo que não é candidato, embora venha mantendo conversas com partidos, lideranças e movimentos que buscam renovação política.

"Neste momento da minha vida eu não sou candidato a nada", disse Huck durante palestra no evento Connect Samba. Na sequência da afirmação, risinhos contidos correram a plateia da feira sobre vídeos na internet, em um centro de convenções na região da avenida Paulista.

Na saída, o apresentador da TV Globo disse à Folha que o diálogo com siglas e grupos que estão de olho na próxima eleição faz parte da sua tentativa de ter uma "fotografia" o mais completa possível do assunto. Ele tem insistido no discurso de que quer dar sua colaboração estando fora do dia a dia da política.

No palco do encontro, Huck mencionou duas vezes "contornos diferentes" que sua vida tomou nos últimos tempos. Depois, explicou que se referia à divisão de seu tempo entre as gravações do programa de TV e as conversas sobre o cenário eleitoral.

O apresentador já chega a ter 5% de intenções de voto, embora permaneça reticente sobre a intenção de eventualmente disputar o pleito.

Huck tem citado em declarações públicas sua aproximação de movimentos como o Agora!, o Acredito e o RenovaBR, que propõem alternativas e estimulam o lançamento de novas candidaturas para 2018.

"Eu estou próximo dos movimentos cívicos e esse vai ser o meu movimento pessoal ao longo desse próximo ano", afirmou.

A intenção, segundo ele, é ajudar a identificar grupos que estão se articulando para tentar achar soluções. "Eu estou me ligando não a partidos, quero me ligar aos movimentos cívicos."

O comunicador e empresário considera que é maior a chance de saírem dessas organizações da sociedade os nomes e as propostas que teriam seu apoio. Por outro lado, conversa também com representantes da política tradicional para conhecer mais faces da situação.

Como a coluna Mônica Bergamo, da Folha, publicou nesta terça, Huck se encontrou recentemente com Joaquim Barbosa. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal é outro que tem sido estimulado a concorrer.

Também há relatos de reuniões do apresentador com partidos como PPS, DEM, Rede e Novo.


'IMPACTAR MAIS'
O roteiro de Huck na palestra foi semelhante à sua fala em outro evento na capital, há cerca de duas semanas.

Ele repetiu que busca usar seu programa de TV para valorizar bons exemplos, impulsionar o empreendedorismo e estimular a ética, "tão rara no Brasil de hoje". A política brasileira, resumiu, virou "uma fratura exposta".

"Quero impactar mais na vida das pessoas e usar as ferramentas que a vida me deu para fazer a diferença", afirmou.

Por isso, de acordo com o comunicador, sua decisão de "colocar a mão na massa" para contribuir com a renovação na vida pública.

"Não dá para aceitar mais um ciclo de inércia, de incompetência, de atraso, de um misto de ganância, corrupção e estupidez que há décadas assola o país", disse.
Luciano H

Nenhum comentário: