quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Planalto vai reestruturar administração federal com cortes nas áreas de recursos humanos

Painel / Folha de S. Paulo

Mãos de tesoura O Planalto vai reestruturar a burocracia da administração federal cortando e realocando servidores que atuam na área de recursos humanos. Levantamento feito pela Casa Civil e pelo Ministério do Planejamento aponta que cerca de 10% do funcionalismo trabalha em RHs –50 mil dos 600 mil empregados. A ideia é unificar a gestão de pessoal, centralizando-a no Planejamento. Para reduzir os cortes, o governo vai estimular quem já preenche os requisitos a se aposentar.

Aval Os números sobre as mudanças nos recursos humanos foram apresentados na segunda (6) ao presidente Michel Temer, que aprovou o plano de reestruturação.

Última que morre O governo vai concentrar esforços para salvar dois pontos da reforma da Previdência: idade mínima e a unificação do regime, limitando todas as aposentadorias ao teto pago hoje a trabalhadores da iniciativa privada.

Saldo devedor Na reunião com líderes da base aliada, Henrique Meirelles (Fazenda) lembrou que, sem qualquer reforma, o governo terá que cortar mais R$ 50 bilhões em 2018.

Quem paga O ministro não foi explícito, mas deu a entender que novo aperto no Orçamento atingirá em cheio as emendas parlamentares e os convênios com prefeituras –pilares de sustentação das campanhas a reeleição dos deputados.

Santo de casa Chamou a atenção o fato de que o líder do partido de Meirelles, o deputado Marcos Montes (PSD-MG), fez um dos discursos mais enfáticos sobre a inviabilidade da aprovação de mudanças na aposentadoria.

Fora todos Deputados do centrão agora cobram uma reforma ministerial mais ampla. Além do PSDB, queixam-se da atuação do que chamam de “ministros candidatos”, que direcionam os esforços de suas pastas para seus interesses regionais.

Imóvel O Planalto parece disposto a continuar fazendo vista grossa. Auxiliares de Temer lembram que, se todos os aliados forem medidos pela régua com que medem o PSDB, muitos partidos entrarão na linha de corte.

Umbigo Citam o PSD como exemplo. Na segunda denúncia, quase metade da bancada votou contra o presidente.

Papel passado O Ministério dos Transportes finalizou levantamento que será usado pela defesa de Temer no inquérito sobre a Rodrimar e o Decreto dos Portos.

Papel passado 2 O documento diz que duas das áreas ocupadas pela empresa no Porto de Santos serão licitadas em 2018 e que a terceira está em estruturação de estudos para uma concorrência. Por fim, sustenta que seria impossível o grupo ser beneficiário do decreto de Temer.

Nada consta O GSI enviou nota na qual afirma que “não procede a afirmação de que a ABIN recebeu um dossiê com informações sobre o delegado Fernando Segóvia”, cotado para substituir Leando Daiello na PF. “A suposta troca no comando é de competência exclusiva do Ministério da Justiça.”

Pela boca O governador Geraldo Alckmin, aniversariante desta terça (7), ganhou duas dúzias de doces árabes de Pedro Tobias, que será reconduzido à presidência do PSDB de SP no domingo (12).

Nenhum comentário: