terça-feira, 30 de novembro de 2021

Cristina Serra - Bolsonaro em necrose eleitoral

Folha de S. Paulo

Sua estátua abandonada é imagem que vale mais que mil palavras

O mundo se apavora diante do recrudescimento da pandemia na Europa e do surgimento de outra variante do vírus, identificada na África do Sul, país castigado pela escassez de vacinas, como quase todo o continente. A ômicron já se espalha pelo planeta, agravando temores e incertezas.

E o que faz Bolsonaro? Dá de ombros e diz que temos de "aprender a conviver com o vírus". É uma nova cepa do palavreado hostil de sempre, o "E daí? Quer que eu faça o quê?". Ele também menospreza medidas simples e eficazes de controle, como a exigência do passaporte da vacina para os viajantes. Estende o tapete vermelho para a peste.

É verdade que temos feito um esforço para "conviver" com o vírus, mas não no sentido do mau conselho de Bolsonaro, para quem tanto faz que ainda esteja caindo um Boeing por dia no Brasil. Apesar dele, aprendemos a sobreviver ao vírus com vacina e máscara, cuidando da gente e dos outros. Se a situação de hoje nos permite o mínimo de normalidade, essa é uma vitória da sociedade e do SUS, na mesma medida em que é uma derrota do genocida.

"Aprender a conviver" com o ser que infecta o Planalto, porém, é impossível, incluindo no pacote sua tropa de assalto: Lira e Pacheco com o butim do orçamento secreto, Aras e sua embromação de jurista mequetrefe, a Faria Lima espumando para esquartejar o Estado enquanto brasileiros buscam o que comer no lixo.

Graças a eles, Bolsonaro ainda tem um ano para nos atazanar e decompor a democracia, com tentativas afrontosas de interferir no Judiciário.

Por pior que seja aturar tudo isso, a contagem regressiva já começou. As pesquisas indicam que Bolsonaro está em processo de necrose eleitoral. A propósito, é muito simbólica a fotografia que mostra uma escultura do presidente no chão de um depósito do Detran, em Passo Fundo (RS). Consta que foi instalada no centro da cidade no furor do 7 de Setembro golpista, gerou protestos e sumiu. Reaparece agora como sucata. É como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras.

 

Nenhum comentário: