terça-feira, 5 de julho de 2022

Alvaro Costa e Silva: A campanha mortífera

Folha de S. Paulo

No palanque, velhos caciques, bolsonaristas e quem sabe até petistas

O repórter Italo Nogueira revelou o método de apadrinhamento do qual se nutre a política fluminense desde eras imemoriais e cujo elo atual é Cláudio Castro. No resistente cabide de empregos, que de maneira alternada ou simultânea tem funcionado por mais de 17 anos em gabinetes da administração estadual e municipal e também em cargos da Assembleia Legislativa, estão dependurados o pai, a mulher e dois filhos da madrasta do governador.

O maior parceiro nas nomeações é o deputado Márcio Pacheco, eleito no mês passado conselheiro do Tribunal de Contas. O governador atuou como chefe de gabinete de Pacheco durante 12 anos e tentou empregar seis parentes dele, mas uma reportagem da TV Globo atrapalhou a jogada. Ambos são da Renovação Carismática, movimento católico que adota modelos evangélicos. Como orador, Castro é um excelente cantor gospel.

O compadrio estende-se à campanha de reeleição, apoiada por velhos caciques com extensa ficha criminal —Sergio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Jorge Picciani. Marcelo Crivella, representante do projeto de poder dos evangélicos, e o infalível Garotinho ainda barganham, mas devem ceder à aliança. O mais surreal é a chance de uma união só possível no Rio: candidato ao senado, o petista André Ceciliano sente-se mais próximo do bolsonarista Castro do que de Marcelo Freixo, aposta de Lula ao governo.

No saco de gatos, o ex-prefeito de Caxias Washington Reis ganhou a vaga de vice. O detalhe que não parece incomodar ninguém é que Reis, típico político populista da Baixada Fluminense, está inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Não por último, um dos trunfos da campanha é o legado de Wilson Witzel. Sob Castro, o estado se transformou no campeão de chacinas em favelas. Apesar da máquina mortífera, não está sendo fácil. Segundo o Datafolha, o governador tem 23% das intenções de voto, contra 22% de Freixo. Nulos e brancos, 22%.

Nenhum comentário: