quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Santidade democrática – Hélio Schwartsman

Folha de S. Paulo

Indignação contra artigo de Bolsonaro é reflexo do sentimento de pureza, um dos seis ingredientes de nossos mapas ético-ideológicos

O psicólogo Jonathan Haidt, que hoje faz sucesso liderando um movimento para banir crianças e adolescentes das redes sociais, propõe que a ideologia seja decomposta em seis dimensões, às quais corresponderiam seis sentimentos morais básicos: proteção, justiça, liberdade, lealdade, autoridade e pureza.

Eles constituiriam uma espécie de tabela periódica do instinto moral. O mapa ético-ideológico de cada indivíduo seria uma combinação de diferentes proporções desses ingredientes.

O esquerdista típico pontua alto em proteção e justiça, mas não chega a zerar nos outros tópicos. Já os conservadores costumam aparecer num blend mais ecumênico.

Interessa-me hoje a pureza. Acho que é esse o sentimento que alimenta a indignação de parte dos leitores da Folha pela publicação de um artigo de Jair Bolsonaro. A divulgação do texto de um notório golpista degradaria a santidade da democracia. Degradação (ou contaminação) é o sentimento antípoda ao da pureza.

É interessante notar que houve reação semelhante da outra tribo quando a Folha publicou uma entrevista com Lula enquanto ele ainda estava na cadeia. A queixa então era contra dar voz a um condenado pela Justiça.

Esses posicionamentos me parecem excessivamente religiosos. O pressuposto do jornalismo, talvez empiricamente equivocado, é o de que na outra ponta existe um sujeito autônomo. Jornais publicam de tudo e os leitores tiram suas próprias conclusões.

Eu, por exemplo, terminei a leitura do artigo de Bolsonaro ainda mais convencido de que ele é um oportunista meio mitômano obcecado por voltar ao poder. Imagino que muitos, talvez até a maioria dos leitores, tenham chegado a juízos parecidos. E não vejo como tais conclusões possam debilitar a democracia.

Pelo contrário, se vamos enfrentar novas investidas da extrema direita, tanto nas urnas como na defesa das instituições, é objetivamente importante saber o que ele prega para vislumbrar suas ideias e planos. Não é escondendo seu pensamento a pretexto de preservar uma pureza democrática meio mágica que nos posicionaremos para essa tarefa.

 

7 comentários:

Anônimo disse...

Capacidade de indignação da esquerda é interessante enquanto Bolsonaro é desumanizar tratado pior do que o cão
O Lula depois que tudo que fez Chefiando A quadrilha do PT que come o maior assalto aos cofres públicos brasileiros
Por isso foi condenado em três instâncias a mais de 20 anos de cadeia e foi tirado do cárcere na marra pra virar presidente pelo STF
Todo esquema de corrupção levantado pela lava jato Que escandalizou a sociedade brasileira é desconsiderado por essa esquerda que vive falando Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro Bolsonaro
A casa caiu , o Trump vem aí ajudar a botar ordem aqui no galinheiro
Vem muita bomba ainda pra cima do cachaceiro
O general venezuelano carbarral , Extraditado da Espanha pros Estados Unidos , está preparando uma delação premiada que fala do financiamento de chaves a campanha do PT em várias eleições , isso e muito mais , vem chumbo grosso !

Anônimo disse...

O papagaio bolsonarista já disse que Lula perderia no primeiro turno, que perderia no segundo turno, que não subiria a rampa, que passaria por cirurgia depois da queda no banheiro, que esta queda tinha sido muito grave e que as consequências estavam sendo escondidas do público... Tal papagaio só faz papagaiadas, agora no colinho do Trump!

Anônimo disse...

O jumento petista não tendo o que falar fica buscando no arquivo o que foi falado ou não a realidade tá aí eu queria que você comentasse como é que vai ficar o PT com o Trump no poder no Estados Unidos
A farra vai acabar o dinheiro fácil das ONGs Vai míngua e você com essa veadagem aí Não dá nenhuma opinião lúcida

Anônimo disse...

É Hilário Ver a imprensa marrom decadente Pregando o apocalipse Com a vitória do Trump

ADEMAR AMANCIO disse...

A disputa entre direita e esquerda já deu - Jesus nos ama a todos,fiquem na paz.

Anônimo disse...

"O cenário da esquerda é de envelhecimento e desolação "
(Bolsonaro)


A prevalência da Direita no Congresso e quase totalidade dos municípios é retumbante

O único que pode , numa eleição nacional, impedir o retorno de um candidato de direita ao Planalto, está no fim de carreira.

Para a pseudo elite intelectual de esquerda ou progressistas, depender de um apedeuta juramentado deveria ser uma vergonha oceânica.

Para o povão, tudo bem. Na política nacional, eleição depende de popularidade, não de intelectualidade . Basta olhar as eleições de Tiririca, Mário Juruna, etc.

Imagina as elites intelectuais francesas e inglesas dependendo de um Lula pra apear o Absolutismo do poder.... Inverossímil, impossível!
Não precisamos ir longe. Olhemos o caso de Cuba.

Anônimo disse...

É verdade que a Esquerda não anima, mas quando vejo a Direita endeusando Trump, Bolsonaro, Millei... Pelamordedeus!