segunda-feira, 16 de junho de 2014

Opinião do dia: Merval Pereira

Sem dúvida, é uma boa sacada de marketing atribuir os xingamentos à presidente Dilma no Itaquerão, na estreia do Brasil na Copa, a uma “elite intolerante”. E melhor ainda fazer-se de vítima, como tentou a presidente, misturando alhos com bugalhos ao lembrar as torturas que teria sofrido quando presa no regime militar.

A grosseria é um problema nosso, de uma sociedade que precisa encontrar novamente o caminho da civilidade e da convivência pacífica entre os contrários.

Essa exacerbação dos sentidos não ajuda a democracia, mas é preciso salientar que esse clima de guerra permanente foi instalado pelo PT, que não sabe fazer política sem radicalização e que precisa de um inimigo para combater. A prática do “nós contra eles” acaba levando a radicalizações como a de quinta-feira.

A vaia é um problema da presidente Dilma e do PT.

Merval Pereira, jornalista, no artigo “O sentido das coisas”, em O Globo, 14 de junho de 2014.

Campos sobe o tom contra o PT

• Durante périplo nas convenções regionais do PSB, o ex-governador mira no governo e afirma que não fica mais em projeto comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha de roubar"

Arthur Paganini – Correio Braziliense

Na tentativa de fortalecer sua candidatura à Presidência da República em palanques pelo estado, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos aproveitou convenções regionais ontem para reforçar seu discurso de oposição e atacar a presidente Dilma Rousseff. No Recife, onde oficializou a candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao governo de Pernambuco, ele disse que a gestão petista "já roubou o que tinha que roubar". Mais cedo, em Brasília, Campos também alfinetou a adversária ao lançar a candidatura de Rodrigo Rollemberg.

O lançamento de Câmara foi acompanhado pela ex-senadora Marina Silva, que sairá como vice na chapa de Campos. O ex-governador será presença forte no palanque do candidato para garantir a vitória em Pernambuco, onde tem a alta popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como grande adversária. Campos aposta que a capacidade de transferência de votos de Lula para Dilma tenha diminuído em quatro anos. Já os petistas entram na eleição no estado apoiando a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB).

Último a discursar, Campos disse que é hora de o PT deixar o Palácio do Planalto. "É com esse respeito que eu afirmei que não fico mais em um projeto comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha que roubar, que já tomou o que tinha que tomar, que não vai dar ao Brasil nada de novo", acusou, acrescentando que não cairá em provocações dos adversários. Câmara, que tem o apoio de 21 partidos, prometeu continuidade nas ações do atual governo.

Em Brasília, Campos (PSB) e Marina criticaram o modelo de alianças políticas e de repartição de cargos em troca de apoio político na máquina pública durante convenção do PSB que escolheu o senador Rodrigo Rollemberg candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Campos ressaltou a economia, saúde e segurança pública entre os pontos fracos da gestão de Dilma. E também citou a frase sobre as raposas. "Temos que mudar essa velha política de coalizão, onde as velhas raposas já roubaram tudo o que tinha para ser roubado do sonho brasileiro", afirmou. Em discurso, Marina defendeu a ética e criticou as alianças políticas feitas sem critério.

Renovação
Marina e Campos concentraram seus discürsos com críticas ao cenário político nacional. Pregando a ideia da inovação e da renovação na política, o candidato à Presidência disse que Dilma será a primeira, em 20 anos, a entregar ao sucessor um país pior do que o encontrado há quatro anos. "Temos que repensar e ver como mudar o Brasil. Vínhamos melhorando nos últimos 20 anos, embora sem a velocidade nem do jeito que a gente queria, mas o fato é que o presidente ltamar entregou o país ao presidente Fernando Henrique Cardoso melhor do que ele encontrou antes e assim foi até Lula entregar o país a Dilma. Hoje, ela entregará um país pior do que ela recebeu", afirmou.

Marina criticou a formação de chapas políticas sem identidade e ressaltou o valor da ética na política, assunto que permeou a maior parte de sua fala. "Dizem que não temos muitos partidos para fazer aliança, mas isso se deve ao fato de que nós temos uma atitude seletiva. Na minha candidatura à Presidência em 2010, meu maior apoio veio dos núcleos vivos da sociedade. Partidos são importantes, mas não mais do que a sociedade", afirmou. "Atitudes éticas não são o diferencial de um político, mas devem ser o ponto de partida para qualquer um pleitear uma função pública", acrescentou.

Com o Diário de Pernambuco

Dilma entregará um Brasil pior do que recebeu, diz Campos

• "Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil será entregue pior do que foi entregue antes", afirmou o pré-candidato do PSB à Presidência

Nivaldo Souza - O Estado de S. Paulo

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, afirmou neste domingo que a presidente Dilma Rousseff entregará a seu sucessor, caso perca as eleições, o Brasil "pior" do que encontrou quando assumiu em 2010. Ele citou a economia, a segurança pública e a saúde como áreas que tiveram retrocesso na gestão Dilma. "Nos últimos 20 anos o Brasil vinha melhorando, embora nem na velocidade nem no jeito que a gente queria, mas o fato é que o presidente Itamar entregou o País ao presidente Fernando Henrique Cardoso melhor do que ele encontrou. O Fernando Henrique entregou o Brasil melhor para o Lula e o Lula para Dilma. Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil será entregue pior do que foi entregue antes", disse.

Campos atacou o "velho presidencialismo de coalizão, juntando velhas raposas que já roubaram o que puderam do sonho brasileiro" ao que pretende "governar com os sérios, os capazes, os competentes".

O PSB formalizou o senador Rodrigo Rollemberg como candidato ao governo do Distrito Federal, em uma chapa composta com o PDT, que tem o deputado José Antônio Reguffe como candidato ao Senado.

A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, candidata à vice de Campos, participou da convenção destacando a votação obtida por ela em 2010, quando disputou o Palácio do Planalto. "Em 2010, Brasília me deu a maior votação já dada a um candidato a presidente da República em toda a história do Brasil", disse.

Marina disse, ainda, em referência ao governo do petista Agnelo Queiroz, que Brasília não é um "bom espelho" do que o Brasil gostaria de ver. "Como podemos dar um bom exemplo para o Brasil se na capital do nosso País é todo o tempo denúncia de corrupção, de má gestão? É Brasil olhando para sua capital e não vendo um bom espelho", afirmou.

Sem ‘cuspir no prato’, Campos diz que ‘raposas já roubaram o que tinham que roubar’ no país

• Socialista fez a declaração durante a convenção estadual do PSB em Pernambuco

Letícia Lins e Jailton de Carvalho - O Globo

RECIFE - Apesar de dizer que não ia “cuspir no prato”, o pré-candidato do PSB à sucessão presidencial, Eduardo Campos, afirmou neste domingo que não fica “mais num projeto comandado por um bocado de raposas que já roubaram o que tinham que roubar”. E disse que é a única vez, após a redemocratização, que o país está sendo entregue ao sucessor em situação pior do que foi recebido. E afirmou que o o Brasil “vai tirar Dilma porque mudança não se faz com o passado, mas com o futuro”. O socialista fez a declaração durante a convenção da Frente Popular, liderada pelo PSB, e que reúne 21 partidos, naquela que é a maior coligação da história política de Pernambuco.

— Estamos a quatro meses da eleição mais importante da história do Brasil. Por que é a mais importante? Por que depois que o povo elegeu o primeiro Presidente da República, após a democratização, de lá para cá, todos os presidentes que passaram, com acertos e erros, entregaram o país melhor do que receberam. Foi assim com o saudoso Itamar Franco, que entregou a Fernando Henrique, melhor do que tinha recebido. Fernando Henrique, a quem fiz oposição, entregou o país ao Presidente Lula melhor do que recebeu de Itamar Franco. O presidente Lula entregou o país muito melhor do que recebeu de Fernando Henrique à atual presidenta.

Passados quatro anos, é a primeira vez que o país vai ser entregue ao sucessor, pior do que foi recebido. Não vamos jogar fora as coisas boas, não vamos cuspir no prato que comemos — prometeu o ex governador de Pernambuco.

Campos fez um discurso recheado de chavões:

— O que o povo brasileiro deseja hoje não é político que fala difícil e complicado. Não é político que acha que se elege para mandar no povo. Não aquele que só se lembra do povo em dia de eleição. O povo quer político tem humildade, que conhece a nossa realidade, e que sabem tratar o povo, para servir ao povo e não para ser servido pelo povo. Sabemos que esse tempo foi um tempo que a Frente Popular inaugurou em Pernambuco, de serviços prestados ao povo, disse.

A convenção do PSB referendou o nome do ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara, para disputar a sucessão estadual pela Frente Popular, que é liderada pelo PSB, e conta com o apoio de 20 outros partidos, naquela que é tida como a maior coligação da história política do estado. Ao ato, compareceram lideranças conservadoras, que o socialista afirma combater. Marina Silva, sempre ao lado do governador, fez um retrospecto da sua história, explicou porque está ao lado de Eduardo e disse que prováveis alianças, no segundo turno, serão feitas para viabilizar o governo:

— No primeiro, fazemos aliança para ganhar cada homem, cada mulher, cada jovem. No segundo, alianças para governar. O Brasil está estagnado. Com a presidente Dilma, não está indo para frente, está parado. O PSDB já teve sua chance, mas cometeu muitos erros. O PT já teve a sua. Agora é a vez de dar uma nova chance ao Brasil com Eduardo, conclamou Marina Silva. Depois gritou o slogan, pedindo que a militância repetisse: “um passo à frente: Eduardo Presidente”. Lembrou que a aliança com Eduardo é diferenciada, em torno de ideias e não em busca de tempo maior na propaganda eleitoral gratuita na televisão, como fazem muitos partidos:

— Nossa aliança não é feita em cima de estruturas milionárias, mas de ideias, para melhorar a política. É a primeira aliança feita em cima de ideias. Não somos um partido, e não tivemos um só minuto na televisão a oferecer. Os outros partidos já se animaram, e temos cinco conosco. Mas o sexto é o mais poderoso, que é o cidadão brasileiro, disse a ex-senadora.

O candidato à sucessão estadual, Paulo Câmara, prometeu fazer campanha com bons sentimentos, humildade e vontade de fazer o bem. E mesmo ainda desconhecido do grande público, prometeu ganhar a eleição.

— Confio em vocês, vocês confiam em mim, vamos à vitória. Pernambuco está vendo que o ex-governador Eduardo Campos transformou o estado e que o prefeito Geraldo Júlio (PSB) está transformando o Recife. O time está unido, reforçado. É time para fazer gol, e todo mundo vai fazer gol comigo — prometeu.

O Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) não economizou críticas à principal adversária do ex-governador Eduardo Campos. Comparou a seriedade do socialista à de outros ex-governadores pernambucanos. O peemebedista explicou porque a população precisa se unir, para derrotar o PT:

— Essa senhora (a presidente Dilma Rousseff) fez tudo errado, e vai perder a eleição para essa grande figura de homem público que é o ex-governador Eduardo Campos — disse. E pediu que todas as forças se unam para eleger Campos presidente e Câmara governador em Pernambuco.

O Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), a exemplo de Jarbas, nacionalizou o discurso, ressaltando que o Brasil estagnou no governo Dilma Rousseff:

— O melhor que temos a fazer é eleger Eduardo Campos Presidente do Brasil. Nós sabemos o que ele pode fazer por esse país. O Brasil parou há três anos, e começou a andar para trás. Precisamos tirar lá de Brasília uma presidente que governa de costas para o povo, e que oferece o atraso, a falta de diálogo e o autoritarismo. Eles acham que são os patrões do povo. Mas o povo sabe como se constrói avanços. Vimos essa turma tomando conta do Recife, vimos o que fizeram com a educação, a saúde e com a própria cidade, aqui em Recife. Conseguiram até mexer com a autoestima do povo recifense — disse o prefeito, referindo-se aos seus antecessores do PT. E acrescentou:

— Eles tiraram o Recife dos trilhos, mas vamos botar Pernambuco no rumo, e colocar o Brasil com Eduardo nos trilhos de novo — conclamou Geraldo Júlio.

O deputado federal Raul Henry (PMDB-PE) pediu votos para o candidato a governador, mas também lembrou que a luta é mais ampla:

— O Brasil é recordista em homicídios, estão destruindo o setor elétrico, a Petrobras foi jogada na sarjeta. Precisamos escrever uma nova história no Brasil, com Eduardo Campos, disse o peemebedista, que foi indicado para o cargo pelo Senador Jarbas Vasconcelos, ex adversário de Campos e hoje um dos seus mais veementes cabos eleitorais. Candidato ao Senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB) evitou fazer críticas diretas a Dilma, de quem foi Ministro da Integração Nacional, e preferiu fazer um balanço da sua atuação frente 'a pasta e frente 'a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

A convenção estadual do PSB foi animada por bonecos gigantes, orquestras de frevo e grupos de maracatu. 

O som ensurdecedor de vuvuzelas impedia até mesmo que os primeiros oradores fossem ouvidos. O encontro lotou o Clube Português, no bairro do Parque Amorim. O Prefeito do Recife calculou em 20 mil a quantidade de pessoas que compareceram a convenção. Paulo Câmara (PSB) nunca disputou antes eleição e ainda é desconhecido do grande público. Por esse motivo, o evento foi programado para fazer muito barulho e dar visibilidade ao socialista, que foi indicado para a disputa pelo ex-governador e hoje presidenciável Eduardo Campos, presidente nacional do PSB.

Câmara tem o mesmo perfil do Prefeito Geraldo Júlio (PSB), eleito no ano passado, tendo como principal cabo eleitoral o então governador Eduardo Campos. Ele é funcionário de carreira do estado e também nunca tinha disputado uma eleição. Mas contava com a presença permanente do socialista ao seu lado. E em todos os encontros em comunidades, em bairros e nos municípios do interior, ele era apresentado por Campos, em um telão, no qual informava os motivos que o escolhera para disputar a sucessão estadual. Também esteve ao seu lado nos eventos eleitorais mais importantes. Segundo a direção local do PSB, a estratégia do telão para apresentar o candidato deve ser repetida com Câmara, que ainda não é tão conhecido no estado quanto o seu adversário principal, o Senador Armando Monteiro Neto (PTB), que disputa a sucessão estadual com o apoio do ex-presidente Lula, da Presidente Dilma Rousseff e ainda de todo o PTB no estado.

Na noite de sexta, a presidente e o ex-presidente estiveram em Pernambuco, onde participaram de um encontro do PT, em que ratificaram o apoio ao petebista. Disputando a presidência, Campos não poderá estar tão presente em Pernambuco, quanto esteve em Recife para eleger o seu candidato a prefeito. A candidatura de Paulo Câmara reúne 21 partidos, agrupados na Frente Popular de Pernambuco. Além da chapa majoritária, foram referendadas 96 candidaturas à Assembleia Legislativa e e 48 para a Câmara dos Deputados.

Campos fala em 'roubo' na gestão petista

• Presidenciável do PSB diz que ‘não cospe em prato que comeu’, mas não fica num governo em que ‘raposas já roubaram o que tinham de roubar’

Ângela Lacerda - O Estado de S. Paulo

RECIFE - Ao oficializar a candidatura do seu afilhado político ao governo de Pernambuco, o pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, justificou seu rompimento com o PT, depois de fazer parte da base aliada federal por mais de uma década, desferindo um duro ataque ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Primeiro, Campos temporizou. “Não vou jogar as coisas boas fora. Não vamos jamais cuspir no prato que comemos”, disse durante a convenção que confirmou o nome do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara como candidato do PSB ao governo do Estado. Depois, partiu para o ataque: “Não fico mais em um governo comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha que roubar”.

Na sua primeira aparição púbica em Pernambuco desde que deixou o governo, em abril, para montar em São Paulo seu escritório político para a campanha presidencial, Campos usou o palanque estadual para rebater as acusações do PT de que o rompimento com a sigla teria sido uma “traição”, já que os investimentos no Estado nos últimos anos só foram possíveis graças à parceria com o governo federal.

Na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Recife ao lado de Dilma e disse a um jornal local que Campos não poderia “exagerar” nas críticas ao PT por que fez “parte do mesmo projeto político”. Os petistas participaram de um ato de apoio à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB), principal adversário de Câmara na disputa estadual.

Nesse domingo, 15, Campos respondeu diretamente a essa crítica: “Na nossa caminhada, não me cabe um pensamento pequeno de ficar só atrás de um projeto de poder pelo poder”. Destacou que, “por respeito ao cidadão”, não poderia mais apoiar um governo que não cumpriu o que prometeu.

O PSB fez parte da base aliada do governo federal até setembro do ano passado, quando Campos decidiu entregar os cargos que seu partido tinha para poder disputar a Presidência da República.

Convenções. Ao lado da sua pré-candidata a vice-presidente, Marina Silva, Campos foi a outras três convenções estaduais no fim de semana. Em todas elas, entoou o mantra de que o Brasil “piorou” durante o governo Dilma.

A maratona começou no sábado de manhã, em Goiás, onde confirmou a candidatura do empresário Vanderlan Cardoso (PSB) ao governo do Estado. “Na democracia tivemos o governo Itamar Franco, que entregou a Fernando Henrique (Cardoso, PSDB) um Brasil melhor do que encontrou. Fernando Henrique entregou a Lula um Brasil melhor do que recebeu. Lula entregou a Dilma um Brasil melhor. Agora, depois de quase quatro anos, a gente percebe que Dilma vai nos entregar um Brasil pior”, disse Campos.

No mesmo dia, em Salvador, ele repetiu essa frase durante a convenção que oficializou o nome da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo da Bahia. O pré-candidato disse ainda que para melhorar a situação do País seria preciso “tirar a Dilma” da Presidência.

No domingo pela manhã, quando o PSB formalizou o senador Rodrigo Rollemberg como candidato ao governo do Distrito Federal, Campos retomou o mesmo discurso. O presidenciável citou a economia, a segurança pública e a saúde como exemplos de áreas que tiveram retrocesso na gestão da petista.

Desde que decidiu que seria candidato ao Palácio do Planalto, Campos tem direcionado as suas críticas a Dilma e poupado os demais nomes que passaram pelo cargo. Em suas falas, diz que Fernando Henrique foi o responsável pela estabilidade econômica e que Lula trouxe avanços na área social. Ele também costuma afirmar que a reeleição da petista colocará em risco essas conquistas.

Colaboraram Nivaldo Souza, Pedro Palazzo e Tiago Décimo

A ordem é disputar espaço no debate

Caio Junqueira - O Estado de S. Paulo

Em entrevista a blogueiros no início de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou o recado: 

"Dilma tem que falar, os ministros têm que falar, temos que disputar espaço". A partir de então o Planalto pôs em marcha uma operação de comunicação em que ministros petistas se tornaram, para além de suas funções administrativas, porta-vozes de suas respectivas áreas no debate com a oposição.

O fenômeno já dura mais dois meses. Além do titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que convocou a imprensa ontem em meio ao plantão de monitoramento da Copa, já deixaram seus gabinetes com o mesmo propósito Teresa Campello (Desenvolvimento Social) , José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). 

Todos com a missão de utilizar a visibilidade que os cargos lhes conferem para ampliar os canais formais de comunicação com o eleitorado e, de quebra, deixar que Dilma e o comando da campanha escolham os embates que ela deve diretamente enfrentar.

Mercadante deixa plantão da Copa para rebater críticas de Aécio

• Seguindo orientação do Planalto, ministro-chefe da Casa Civil convoca entrevista para responder a declarações dos adversários

Victor Alves - Agência Estado

BRASÍLIA - O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deixou ontem o plantão do Centro de Monitoramento da Copa, que monitora protestos, para engrossar o coro dos petistas contra a declaração do candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, segundo a qual "um tsunami vai varrer" o PT do governo federal.

Mercadante usou o recorrente discurso do governo e do PT de comparações com a gestão Fernando Henrique Cardoso. Ele disse que "o único tsunami foi o que tivemos no passado".

Ele aproveitou para listar dados econômicos do governo Dilma Rousseff e compará-los com a gestão de FHC. "Nas últimas três campanhas o povo votou para não voltar ao passado. Essa é uma candidatura (a de Aécio) que depois de um ano e meio de oposição não apresentou proposta para o futuro do país. A candidatura não tinha um vice, não tinha propostas e gastou um tempo precioso para atacar o nosso governo", afirmou o chefe da Casa Civil.

Segundo ele, o governo do PT foi melhor em todos os aspectos quando comparado ao tucano. Ele listou dados de programas educacionais, falou que a era petista acabou com o sucateamento das universidades e melhorou o acesso à educação básica e infantil e ao ensino médio. Mercadante também abordou o problema energético pelo qual o País passa. "Eles falam de energia, mas omitem o apagão no passado e a alta sem precedentes das tarifas", disse.

Os programas e benefícios sociais também foram exaltados por Mercadante, que fez várias referências ao Bolsa Família. "Temos uma política social integrada, elogiada e copiada por muitas nações", afirmou. Ele disse ainda que antes do governo do PT o País tinha inúmeros programas separadas e pouco efetivos.

Tempestade. O ministro também fez referência a uma frase do ex-ministro da Fazenda Delfim Neto, que há alguns meses disse que o Brasil estava prestes a viver uma "tempestade perfeita" - termo cunhado por ele para explicar o momento de turbulência econômica que o País passaria com a mudança da política econômica nos Estados Unidos e as repercussões dela sobre o Brasil, além de fatores domésticos que, em conjunto, vem afetando a atividade econômica brasileira, como baixo crescimento e inflação elevada. "Ficaram falando em tempestade perfeita e tivemos um verão tranquila", disse o petista.

Segundo ele, todos os ministros estão convocados a defender suas pastas e mostrar as políticas públicas. Trata-se de uma orientação direta do Planalto. "Temos de mostrar e defender aquilo do que temos orgulho", justificou. "É uma orientação da presidente que os ministros defendam o governo", disse.

Petistas reciclam slogan e dizem que ‘esperança vai vencer o ódio’

• Lula e colegas contra-atacam após queda nas pesquisas, xingamentos a Dilma e declaração de Aécio segundo a qual ‘tsunami vai varrer do governo federal quem não se mostra digno’

Fernando Gallo - O Estado de S. Paulo

Após os xingamentos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo e as declarações do tucano Aécio Neves segundo as quais “um tsunami vai varrer” o PT do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou neste domingo a eleição de 2014 com a de 2002, e afirmou que, se 12 anos atrás o partido teve de “fazer uma campanha para a esperança vencer o medo”, agora terá de fazer “uma campanha para a esperança vencer o ódio”.

A frase foi usada também por outros líderes petistas durante a convenção que lançou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo do Estado de São Paulo, em evento realizado no ginásio do Canindé, na zona norte paulistana. Ela sintetiza tática de tirar o PT da defensiva num momento em que a avaliação do governo da presidente está em queda e a chance de 2.º turno, com o crescimento dos candidatos de oposição, aumenta.

Lula e outros petistas também recorreram à metáfora do tsunami, usada inicialmente pelo candidato tucano ao Palácio do Planalto no sábado, durante a convenção que o lançou à Presidência, para atacar a crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo e fustigar a gestão tucana do governador Geraldo Alckmin.

Ausente na convenção sob justificativa de estar gripada, Dilma gravou um vídeo de apoio à candidatura de Padilha no qual elencou melhorias na qualidade de vida do brasileiro promovida pelas gestões petistas, como aumento da renda e do emprego, e afirmou que elas são as causadoras dos xingamentos. “É um país em que mulheres, negros, jovens e crianças, a maioria mais pobre, passaram a ter direitos que sempre foram negados. É isso que vaiam e xingam. É isso que não suportam”, afirmou.

Os discursos deste domingo radicalizam a linha já adotada um dia após o jogo de quinta-feira, no qual Dilma foi hostilizada. A ideia é reforçar uma percepção explorada em eleições anteriores segundo a qual o PT defende os mais pobres e os adversários, os ricos.

Decreto. A presidente usou o decreto 8243, que regulamenta a política nacional de participação social, nesse mesmo contexto. Ela afirmou que os críticos defendem “uma democracia sem povo”. O decreto, que orienta todos órgãos federais a terem conselhos populares para consultas à sociedade civil sobre políticas públicas, é criticado por partidos de oposição, que ameaçam derrubá-lo no Congresso. “Alguns conselhos já existem desde 1937. Funcionam e prestam bons serviços, trazendo sugestões para as políticas de governo. Não substituem o Congresso e nem judiciário, mas são essenciais para ampliar a democracia no País. Para nós do PT, quanto mais participação popular, quanto mais democracia, melhor para o Brasil. A democracia que eles (os adversários) defendem não tem povo. Nós governamos pelo povo e para o povo.”

‘Essa raça’. Durante o seu discurso, Lula chegou a comparar a metáfora do tsunami feita por Aécio a uma declaração dada em 2005 pelo ex-senador Jorge Bornhausen, então presidente do extinto PFL - hoje DEM -, que afirmou, durante a crise do mensalão, em referência ao PT, que o País se veria “livre dessa raça por pelo menos 30 anos”.

“Na convenção do PSDB eles repetiram aquilo que o Bornhausen falou em 2005 quando começou o processo da CPI do mensalão. Precisamos acabar com essa raça. E nós não acabamos, quem acabou foi o PFL”.

Lula voltou a criticar a imprensa, a quem acusou de “manipulação” e afirmou que “qualquer jornalista, para ganhar credibilidade para esculhambar o PT começa a dizer ‘eu não sou político’, mas na testa dele tem um carimbo de tucano”.

Ausência de Dilma constrange PT

• Presidente falta à convenção de Padilha em SP; petistas reagem a críticas da oposição

Germano Oliveira, Thiago Herdy e Maria Lima* - O Globo

SÃO PAULO- A ausência da presidente Dilma Rousseff na convenção do PT que homologou a candidatura do ex-ministro Alexandre Padilha a governador de São Paulo causou estranheza e criou grande mal-estar entre os petistas paulistas. Eles contavam com a presença da presidente para dar a largada no processo de salvar a candidatura do ex-ministro, que patina nas pesquisas (segundo o Instituto Datafolha, está com 3%).

Mesmo assim, com discursos recheados de palavras como “ódio” , “elite” e “pessoas mal-educadas” que não têm “calos nas mãos”, Lula, ministros e o presidente do PT, Rui Falcão, usaram o ato para reafirmar a defesa de Dilma, e a estratégia de politizar os discursos e as manifestações de solidariedade à presidente, em função dos xingamentos que recebeu da torcida na abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira, e das críticas dos candidatos de oposição.

A Presidência da República deu versões diferentes para a ausência de Dilma na convenção petista. Uma era que estava fortemente gripada. Outra, que precisava se preparar para jantar com a chanceler alemã Angela Merkel. Mas petistas entenderam que a presidente cedeu a pressões do PMDB, que tem o empresário Paulo Skaf como candidato a governador pelo partido. Dilma estaria, assim, com um pé em cada canoa em São Paulo.

Fiador da candidatura de Padilha e principal cabo eleitoral do petista, o expresidente Lula disse que aprendeu em casa a importância de ter “educação” e “respeito” e de “saber tratar os outros”.

Ao lembrar as manifestações contra a presidente na quinta-feira, quando parte do público gritou, em coro, “ei, Dilma, vai tomar no ...”, afirmou:

— Se esse tipinho de gente acha que, fazendo o que fez com a Dilma, vai nos amedrontar, eu quero dizer para eles que, se tivesse medo, teria pedido à minha mãe para me abortar, para eu não nascer. Nasci para enfrentar esse tipo de gente — disse Lula, para quem os xingamentos contra Dilma no estádio teriam partido de “gente que não sabe o que é um calo na mão” e “tinha cara de tudo, menos de pessoas trabalhadoras deste país”.

Para o ex-presidente, a campanha deste ano será da esperança contra o ódio:

— Se em 2002 fizemos uma campanha da esperança contra o medo, agora é da esperança contra o ódio.

Presidente gravou vídeo
Lula disse que ninguém nunca o viu, em nenhum momento, dizer “um palavrão” contra um Presidente da República.

— Mesmo aqueles contra os quais a gente tinha até razão de dizer — afirmou.

Para minimizar a irritação dos articuladores da campanha de Padilha, Dilma mandou um vídeo gravado que foi exibido num grande telão durante o ato. Disse disse que gostaria de estar no evento, mas o cargo de presidente traz certas limitações. “Mas estarei presente de corpo, alma e coração”.

Ela aproveitou para criticar mais uma vez a gestão do governo Geraldo Alckmin por causa da escassez de água no Sistema Cantareira. — São Paulo não pode mais confiar no volume morto (do reservatório do Cantareira). Você, Padilha, é o volume vivo que vai levar mudanças a São Paulo — disse Dilma na mensagem gravada.

Lula voltou a culpar a imprensa pela queda da popularidade de Dilma, registrada pelas últimas pesquisas. Disse que jornalistas que se identificam como profissionais “não políticos”, na verdade, seriam tucanos dispostos a criticar o PT.

— Por que essas pessoas de repente ficaram com ódio do PT? Por que de repente passaram a nos tratar como se fôssemos uma doença grave? — questionou Lula, completando que parte do ódio da elite vem do aumento de pobres em restaurantes, teatros e aviões.

Petistas no evento também reagiram às declarações do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que na véspera disse que um tsunami vai varrer o PT do governo. Lula disse que o PSDB repetiu Jorge Bornhausen, que, na época do Mensalão, em 2005, disse que iam acabar com a raça do PT.

Críticas a Fernando Henrique
O petista classificou como uma “desfaçatez” Fernando Henrique acusar o PT de corrupção em discurso na convenção tucana que lançou o senador mineiro.

— Vi ontem o ex-presidente falar, com a maior desfaçatez, que é preciso acabar com a corrupção. Ele devia dizer quem estabeleceu a promiscuidade entre o Poder Executivo e o Congresso, quando começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição em 1996 — disse Lula, que não citou o julgamento do mensalão, circunstância em que dirigentes petistas foram condenados pelo STF sob a acusação de comprar apoio político no Congresso no período em que ele era presidente.

— Por que eles não colocam o tsunami pra trazer água de volta para o Sistema Cantareira? — ironizou Lula, fazendo referência à crise hídrica ocasionada pela falta de chuvas e investimentos no sistema de abastecimento de água de São Paulo.

Mais cedo, o presidente do PT, Rui Falcão, também respondeu a Aécio:

— Antes falaram em acabar com a nossa raça. Agora falam em tsunami para nos varrer do mapa. Para varrer o PT do mapa, antes tem que mover a metade do povo brasileiro — discursou o dirigente.

Em Brasília, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) também foi escalado para defender Dilma. Ele apresentou dados e números sobre diferentes programas do governo atual e comparou com a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Apesar de dizer que estava agindo em defesa do governo que integra, e não para responder frases de efeito do candidato de oposição, o ministro, ao final da coletiva, acabou fazendo referência à afirmação do tucano na véspera.

— A oposição ficou um bom tempo dizendo que ia ter tempestade e tivemos um verão tranquilo. Agora, estão falando em vendaval, tsunami. O único tsunami que tivemos foi a gestão pública em alguns governos do passado. Mas, como no Brasil não temos tsunami, eles não voltarão.

O ministro disse que a presidente não foi aos eventos em São Paulo porque está gripada, com início de bronquite, e a recomendação médica é de repouso.

(*enviada especial)

Lula já ofendeu dois presidentes

- O Globo

O ex-presidente Lula já usou ofensas e palavrões para se referir a dois presidentes da República e a um presidente de um partido adversário.

Em 1987, ao defender as propostas do PT para a reforma da Constituição, chamou de forma indireta, mas clara, o presidente José Sarney de “grande ladrão” do país.

Em maio de 1993, quando era presidente nacional do PT e corria o país com a “Caravana da Cidadania”, comentou com jornalistas, em conversa informal, que achava o então presidente da República, Itamar Franco, “um filho da puta” por estar perdendo a oportunidade de fazer um bom governo.

Na mesma conversa, disse que o então ministro da Fazenda, Eliseu Resende, era um “canalha que tem compromissos com empreiteiras”. Xingamento divulgado, ele pediu desculpas.

Mesmo depois de colocar a faixa presidencial, não deixou de fazer alguns insultos públicos. Em janeiro de 2010, pelo menos três ministros ouviram Lula, em reunião ministerial, chamar de “babaca” o então presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Nos palanques, o repertório preferido do ex-presidente, para atacar os críticos de seu governo, era chamá-los de imbecis e ignorantes.

Aécio Neves: Despedida

- Folha de S. Paulo

Em respeito aos critérios anteriormente fixados pela Folha em função do período eleitoral, escrevo hoje a minha última coluna, em uma manhã de sábado em São Paulo. E me despeço manifestando, mais uma vez, o meu respeito pela atividade política.

Sei que corro o risco de ser mal interpretado, em um país em que, lamentavelmente, sobram motivos para o descrédito da ação política, mas a cada dia me convenço mais do acerto da decisão que tomei há 30 anos, quando entrei na vida pública. Poucas escolhas na vida nos permitem reunir ao mesmo tempo as razões do coração e da razão. Dizem que as pessoas que conseguem encontrar o dever e o prazer no mesmo lugar têm uma chance especial de encontrar a felicidade. E, apesar de todas as dificuldades, poder imprimir à vida um sentido no qual se acredita não deixa de ser uma oportunidade a ser celebrada.

Nunca tive dúvidas sobre a escolha que fiz, nem nas horas de dificuldades. Nunca as tive nos momentos de frustração quando fui confrontado com a impossibilidade de realizar tudo o que gostaria, nem nos momentos em que sou atacado de forma covarde por calúnias e difamações.

Vejo nisso apenas mais razões para continuar a minha caminhada e colaborar para a construção de um tempo em que a política tenha mais a ver com a verdade e com a realidade, e menos com a manipulação e com a hipocrisia. Acredito na política como instrumento de transformação da sociedade. Onde falta política sobra autoritarismo.

Fiz desta coluna um testemunho de meu compromisso com a política voltada ao bem comum e do meu compromisso com os brasileiros. Busquei refletir sobre o Brasil, consciente de que escrever para um jornal como a Folha é sonhar em voz alta. É falar para o Brasil. Nunca me omiti diante das grandes questões. Me expus ao crivo da opinião pública e saio fortalecido da experiência. E ainda mais convencido de que a arena pública deve estar sempre permeável ao debate.

Olho para o Brasil e vejo um país banhado por uma energia positiva que parece adormecida, mas que é essencialmente nossa. Alegria, esperança e confiança são um patrimônio coletivo da nossa nação. Não podemos perdê-lo.

"A nação renasce porque está renascendo nos olhos dos moços", escreveu meu avô Tancredo no discurso preparado para o dia de sua posse na Presidência e que o destino não permitiu que ele lesse. Ele falava daquela energia única, do "calor sagrado que torna as pátrias imperecíveis". Esta é a energia que me move.

Encerro a minha coluna surpreso com a velocidade com que o tempo tem passado. Foram três anos. Meu agradecimento à Folha pelo convite. A você, meu agradecimento pela companhia, meu abraço e desejo de que o tempo seja generoso com cada um dos nossos sonhos.

Aécio Neves, senador (MG) e presidente nacional do PSDB

José Roberto de Toledo: Futebolês para candidatos

- O Estado de S. Paulo

A Copa do Mundo tem muito a ensinar aos candidatos - especialmente àqueles que aspiram ao título máximo nas urnas. Afinal, futebol e eleição jogam com a opinião pública, são uma competição renhida e, quando se deixa as regas de lado, viram batalha campal. A seguir, onze lugares-comuns extraídos do campo e que têm aplicação prática nas campanhas eleitorais.

1) Como a Espanha demonstrou furiosamente, favoritismo não ganha jogo. O que aconteceu no passado não tem garantia de que vá se repetir no futuro. Vira e mexe, campeões perdem a coroa e até a cabeça. Embora a taxa de reeleição seja sempre alta no Brasil, a urna é uma caixinha de surpresas.

2) Começar ganhando é bom, mas não é desculpa para relaxar. Não adianta o candidato que está na frente ficar tocando de lado, demonstrando superioridade e só esperando o tempo passar. Quem se acha muito acaba se perdendo em campo. Viradas acontecem o tempo todo. Até quando este texto foi escrito, quem saiu por baixo já havia virado 5 de 10 jogos da Copa.

3) Vaiar o adversário não está nas regras, mas é parte do jogo. Xingar também - desde que você não seja pego. Se for, coloque as mãos espalmadas para cima, faça cara de contrito e diga que estava elogiando a compleição física do rival, ou a pureza da mãe dele. Se tomar cartão vermelho, recorra ao TSE. Contrate o advogado do Fluminense, nunca o da Portuguesa.

4) Não chute defunto que ele ressuscita. Se o rival está indo de mal a pior, deixe ele se enterrar sozinho. Se espezinhá-lo, estará dando ao adversário a parte alta do campo moral - e sendo burro. Brasileiro torce para o perdedor quando o vitorioso não sabe vencer e tenta transformar a derrota em ato de humilhação. Se ainda não entendeu, leia novamente o item 2.

5) Não dê ouvidos às torcidas organizadas, nem aos corneteiros de plantão. Quem incita o ódio ou se deixa dominar por ele acaba seu refém. Jogue limpo e ganhe em campo. Se não puder, volte à prancheta, mude a tática, intensifique treinamentos, invista nas categorias de base, renove o time. Eleição para presidente é como Copa, tem uma nova a cada quatro anos.

6) Quando o adversário tem um Didier Drogba no banco, não se contente com o 1 a 0. Como o Japão descobriu contra a Costa do Marfim, o craque nem precisa tocar na bola para energizar o time. Bastou ele entrar em campo para, em poucos minutos, os marfinenses ganharem fôlego, marcarem dois e virarem o jogo.

7) Como a partida, eleição só acaba quando termina. Sempre pode aparecer um aloprado no último instante e botar tudo a perder. Vide o suíço Mehmedi, que entrou em campo aos 45 minutos e marcou o gol de empate para sua seleção aos 48. Se o Equador tivesse aprendido a lição no primeiro tempo, não teria tomado o gol da virada no último minuto do segundo tempo.

8) Não adianta culpar o juiz. Embora muitos ouçam mais a opinião da torcida do que sigam o livro de regras, depois que o apitou soou, dificilmente o árbitro volta atrás. Olhe para frente que a bola não para de rolar. Não seja uma Croácia.

9) Eleição é esporte coletivo. Ninguém ganha sozinho. Una o partido, contrate reforços junto à oposição e garanta mais tempo de TV que o adversário. Se não conseguir, diga que você não abre mão dos seus princípios para fazer alianças espúrias. Mas não abuse dizendo que, assim, está renovando a política.

10) Quem joga em casa leva vantagem, mas estádio não ganha jogo. Especialmente se ele foi superfaturado, se não tem transporte público para levar o eleitor até lá e se o ingresso é tão caro que só pessoa jurídica chega na bilheteria.

11) Saiba perder. Dar uma de lateral uruguaio, esquecer a bola e chutar a canela do adversário nunca fica bem. Hoje em dia sempre há dez câmeras gravando tudo em full HD, de todos os ângulos. Não transforme bolinha de papel em papelão.

Valdo Cruz: Pobre juiz

- Folha de S. Paulo

A primeira vez que fui a um estádio de futebol, no Mineirão, lembro de ficar perguntando ao meu pai por que aquele homem de preto ficava atrapalhando o jogo.

Criança, ainda não entendia as regras do que se tornou minha paixão no mundo esportivo. Mas começava ali minha indignação com os juízes, que já garfaram inúmeras vezes meu time do coração --Cruzeiro.

Minha raiva contra os homens de preto, que hoje usam uniformes de outras cores, nunca chegou, porém, ao ponto de achar graça no coro da torcida mandando o juiz tomar naquele lugar. Sempre achei de uma grosseria imensa, total mau gosto.

Até hoje, contudo, nunca ouvi ninguém protestar contra os xingamentos dirigidos aos árbitros. Contra eles tudo parece permitido.

Então, se pode contra o juiz, pode contra a presidente Dilma? Não, com nenhum dos dois. Mas como todos acham natural e numa boa insultar os árbitros, lá foi a torcida mal-educada xingar a presidente.

Dizem que soltar os bichos nos estádios é melhor do que fora dele. Tenho dúvidas. Vaias fazem parte do jogo. Agressões verbais, não. Revelam a índole dos selvagens travestidos de civilizados e dos que são presas fáceis do espírito de manada.

Considerar pequenas transgressões aceitáveis é um perigo. Devemos ser nos estádios como somos em casa, no trabalho, no trânsito. É um exercício diário de civilidade, de respeito com nosso próximo.

O risco é a selvageria verbal das arquibancadas contaminar de vez uma eleição que já está tensa. Acentuar ainda mais o discurso radical do "nós contra eles" entoado por Lula e por parte da oposição, dos que consideram divergências uma forma de traição e ingratidão.

Enfim, tomara que a Dilminha paz e amor arquitetada pelos marqueteiros prevaleça na campanha eleitoral. Aquela que, depois de um dia de reflexão, disse perdoar seus ofensores. E não a que diz não levar desaforo para casa. A conferir.

Ricardo Noblat: Dilma merece respeito

Não foi uma ofensa à presidente, foi um ato de cretinice. A nossa vitória será a nossa vingançaLULA, ex-presidente da República

- O Globo

Sem essa de que “Dilma foi xingada, mas...” Não existe mas, porém, isso significa que... Nem Dilma Rousseff, presidente da República, nem Dilma simplesmente uma mulher poderia ter sido ofendida como ela foi durante o jogo que abriu a Copa do Mundo.

Tratamento como aquele não deveria ser dispensado a quem quer que fosse. Nenhum precedente o justifica, nenhum. Nada o ameniza ou o torna menos bárbaro.

O “New York Times” enxergou no coro contra Dilma o “reflexo da ansiedade e da insatisfação” dos brasileiros com a desaceleração econômica do país, os gastos com estádios e recentes denúncias de corrupção na Petrobras.

“A raiva era evidente no estádio, dirigida tanto à FIFA como ao governo brasileiro”, escreveu o “Washington Post”. Cabe aos veículos de comunicação explicar o que houve. E deplorar.

Dilma reagiu ao episódio sem ferir a majestade do cargo que ocupa. “Superei agressões físicas quase insuportáveis e nada me tirou do rumo”, observou, fazendo menção à tortura que sofreu quando pegou em armas para enfrentar a ditadura de 64.

Quanto aos xingamentos... Ela disse: “O povo brasileiro não age assim. É civilizado e extremamente generoso e educado”.

Não é civilizado. Não foi. Muito menos generoso ou educado.

Compreensível o empenho de Dilma em separar o povo que lotava o estádio do resto do povo que não estava lá. Advoga a seu favor. Mas ao fim e ao cabo, o povo é um só.

Nada garante que a agressão teria sido menos cruel ou ruidosa se a plateia reunida para assistir a Seleção derrotar a Croácia fosse menos vip ou “mais moreninha”.

Qualquer assíduo frequentador de jogos é testemunha dos maus modos do distinto público. De jogos, não, de jogos de futebol. O que as torcidas gritam nas arenas espalhadas por aí não ecoa nos ginásios onde se disputam outros esportes coletivos.

A quantidade maior de gente reunida libera os instintos mais primitivos da multidão. Coitado de quem é alvo do mau humor da turba descontrolada. Coitada da Dilma.

Aliados da presidente ficaram lhe devendo manifestações de solidariedade mais numerosas e convincentes. De fato, somente Lula e Rui Falcão, presidente do PT, saíram em seu socorro.

Adversários na corrida pela presidência da República não estiveram à altura do posto que sonham alcançar. Pelo contrário. Aproveitaram a ocasião para tentar tirar proveito político. Que feio!

Aécio Neves, candidato do PSDB à vaga de Dilma, fez dois comentários – um na manhã do dia seguinte e outro à tarde ao perceber que o primeiro repercutira mal.

O primeiro: “Ela colhe o que plantou ao longo dos últimos anos”. O segundo: “A manifestação deve se dar no campo político sem ultrapassar os limites do respeito pessoal”.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, repetiu Aécio sem se corrigir depois.

“A gente sabe que há na sociedade um mau humor, uma insatisfação que se revela nesses momentos”, argumentou Campos. “Talvez a forma possa não ter sido a melhor de expressar esse mau humor. Mas o fato é que vale o ditado: na vida a gente colhe o que planta”.

Espera-se que os comentários infelizes de Aécio e de Campos não antecipem o que estamos por ver na campanha eleitoral a se iniciar em agosto.

“Talvez a forma possa não ter sido a melhor...” Talvez? Campos ainda tem dúvida quanto ao baixo nível da forma encontrada pela multidão para expressar seu mau humor?

“Na vida a gente colhe o que plantou...” Quer dizer que Dilma fez por merecer ser insultada? E da maneira que foi?

Renato Janine Ribeiro: Tolerância a ofensa prejudica candidatos

• Como a macheza perdeu prestígio e virou machismo

- Valor Econômico

Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram explorar politicamente os xingamentos a Dilma Rousseff na abertura da Copa. Podem ter começado aí a perder a eleição. Algum imprevisto pode ainda beneficiá-los. Mas eles foram tolerantes com os insultos, e nisso expuseram uma dificuldade cognitiva de ambos. Mostraram-se em descompasso com os avanços nos costumes ocorridos nas últimas décadas, e que incluem o repúdio ao machismo, aos preconceitos e mesmo à falta de educação.

A primeira exigência para quem quer governar o Brasil é identificar os sinais do novo. O maior deles, no período recente, esteve nas manifestações de 2013, rompendo com a política tradicional. Dentre os presidenciáveis, Marina Silva é a mais apta a decifrá-los, mas está limitada por seu conservadorismo em matéria sexual - aborto, casamento gay. Já Aécio e Eduardo ignoraram as ruas, a não ser para tirar proveito delas com os prejuízos que causaram a Dilma e ao PT. Nenhum deles abriu diálogo com os manifestantes. Eles querem ganhar com o descontentamento, mas têm pouco a lhe propor. Dilma continua sendo, dos três candidatos, o mais capaz de conversar com o novo, ainda que ela própria não faça parte dele.

O episódio revela a pouca sensibilidade dos candidatos homens à renovação dos costumes. Essa nova sensibilidade não se confunde com a direita ou esquerda tradicionais. Aparece no 'El País', no 'New York Times', no 'Guardian', na revista 'Trip'. Repudia o preconceito contra negros, mulheres e homossexuais. Detesta a opressão e a corrupção. Ora, quando os dois candidatos se comprazem com a má educação de um público com dinheiro, eles se opõem a essa nova sensibilidade. Essa dissonância com o novo poderá aparecer em outras questões, fragilizará os dois e fará a festa do PT, que não podia ganhar presente melhor.

Assim, quando Eduardo Campos diz que os xingamentos 'talvez' não fossem a 'melhor' forma de expressar o mau humor e a discordância com o governo, ele está indicando que 'talvez' fossem, pelo menos, uma forma aceitável; perde a chance de ouro de repudiar a forma, ainda que para elogiar o conteúdo. Aécio não se saiu tão mal, mas na manhã do dia 13 aprovou implicitamente os insultos, somente se distanciando deles à tarde, quando se corrigiu de sua gafe, mas sem pedir desculpas.

Temos duas agendas distintas na dimensão política da vida social. Uma é centralmente política, enfeixando metas sociais e em meios econômicos. Sobre esta, nossos três candidatos têm muito a dizer. Outra é dos costumes, agenda essa forte especialmente no Brasil: combate preconceitos, opressão e corrupção. É esta agenda que dá o tom do novo, dos jovens - embora não agrade a nenhum dos três candidatos, afeiçoados a uma visão tradicional da política. Mas aqui Dilma se sai melhor, mesmo que só porque não disse, e dificilmente dirá, algo análogo aos dois rivais. Dilma não é a candidata da agenda da vida, como a chamei há algumas semanas, mas não entra em conflito com ela. Será por razões de gênero? Será porque, mulher, não cai na tentação do machismo, que ronda muitos homens, mesmo bem intencionados? Não sei.

Outro erro, esse propriamente político: o Brasil está rachado entre duas interpretações da sociedade. Uma, majoritária na mídia e nas classes endinheiradas, detesta o governo petista. Outra, que venceu as três últimas eleições presidenciais, o apoia. Entre as duas, não há diálogo, nem mesmo sobre fatos básicos. Ora, qualquer político com pretensão de governar sabe que chefiará um país dividido. O vitorioso será legítimo, mas precisará ser respeitado pelos derrotados. Só que o respeito é uma via de mão dupla. A falta dele está desgraçando a Venezuela. E, quando se passa ao palavrão, o desrespeito ao candidato insultado ofende seus eleitores. Uma coisa é criticar, outra é desrespeitar. Alckmin exemplificou isso quando foi grosseiro com Lula, no debate de 2006: o presidente o chamava de "senhor", ele respondia com "Lula, você mente". Ofendeu os simpatizantes de Lula. Deu-lhe votos. Assim Alckmin perdeu sufrágios entre o primeiro e o segundo turnos. Não se ganha eleição, aqui, com a falta de educação. Ela deixou de ser sinônimo de macheza. Tornou-se igual a machismo.

Pior, os dois candidatos fazem a festa do PT! Vestem o figurino conservador em que o PT tenta prendê-los. Pois o que quer o PT, se não mostrar que Aécio e Eduardo não entendem o que a maioria da sociedade deseja? Quando avalizam a falta de educação da "elite branca" (lembro Claudio Lembo e Juca Kfouri), ajudam o PT a ter os votos, não só do seu "terço gordo" de eleitores seguros, mas também entre o terço de eleitores que, por estarem indecisos, decidirão a eleição. Muitos deles não admiram o PT, mas repudiam ainda mais o conservadorismo dos sem educação. O grave, agora, não são tanto os insultos: é que dois candidatos presidenciais não percebam que a minoria de ofensores representa o atraso. Deste, nada sairá. É grave que, nas muitas horas entre o episódio e suas declarações, nem Aécio e Eduardo, nem ninguém de seu círculo próximo, tenha percebido o lado negativo das ofensas.

Para terminar, esta não é uma questão que possa ser brifada por um assessor. Um candidato pode ter gurus sobre a economia, a energia, transportes, saúde, até mesmo educação - mas precisa entender de política, de sociedade, do movimento do mundo. Gurus são para matérias técnicas, os valores são com o líder. Se ele não capta o espirito do tempo, dará problema. Por isso, se os dois erraram na postura sobre esse lamentável episódio, é provável que errem, de novo, quando estiverem em jogo valores.

Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo.

Paulo Brossard: Até a trivialidade pode ser útil

- Zero Hora (RS)

Promulgada a Constituição ocorreu fenômeno curioso e quase despercebido.

Falava-se muito em “entulho autoritário”, aliás, consequente aos longos anos em que o poder sem limites tudo podia fazer, mas o entulho, pelo menos na maior parte, fora revogado no dia em que promulgada a Constituição; não obstante, por faz ou por nefas continuou a falar-se em entulho e a autoridade administrativa a aguardar previa sentença judicial para, só então, cumprir seu dever legal.

Caso recente é ilustrativo. Metroviários paulistas entraram em greve e o Tribunal Regional do Trabalho, concluiu pela ilegalidade da parede; contudo, os grevistas arrostaram frontalmente o julgado que também incluía multa de R$ 500 mil diários se houvesse desobediência.

No caso, a desobediência não constituía apenas na quebra da organização judicial do Estado, mas importava no fim da estrutura jurídica da nação, uma vez que, a justiça deixaria de ser justiça, ao sabor do que pensasse qualquer litigante.

Ora, as consequências seriam sesquipedais no complexo administrativo da maior cidade do Brasil. O governador do Estado, homem de hábitos moderados, anunciou a demissão dos metroviários que desrespeitassem a sentença.

Se os meios de comunicação divulgavam que “metroviários contrariam a justiça e mantêm a greve”, o Executivo demitiu envolvidos e a consequência foi assim noticiada: “Metroviários suspendem greve após 42 demissões”.

Parece que uma relação de causa e efeito explica essa sucessão de situações, e bastou que a lei fosse observada, respeitada a sentença trabalhista e o executivo cumprisse seu dever legal, para que alguma coisa de novo ocorresse.

Como se vê, não é preciso muito para que no país prevaleça o princípio da legalidade, aliás, inseparável da atividade burocrática, e os serviços públicos funcionem regularmente. Basta que entre a covardia e a coragem os governantes fiquem com esta. O que acabo de escrever não passa de trivialidade, mas a própria trivialidade, por ser vulgar, não deixa de ser útil.

Jurista, ministro aposentado do STF

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

- Folha de S. Paulo

Diz que fui por aí
Apesar de ter formalizado o apoio ao PT nas eleições em São Paulo, o PC do B decidiu boicotar a convenção que lançou ontem a candidatura de Alexandre Padilha a governador. Os comunistas se dizem preteridos na montagem da chapa majoritária da aliança, na qual ainda não têm assento. Dirigentes dizem que o senador Eduardo Suplicy, que disputará a reeleição, já ofereceu sua primeira suplência. No entanto, queixam-se de que a direção do PT não deu sequência às tratativas.

Nem me viu Orlando Silva, o presidente do PC do B paulista, foi anunciado e aplaudido no encontro. Minutos depois, escreveu no Twitter: "Não estou no ato do PT, eles anunciaram a minha presença e a do PC do B, não sei por quê. Muito estranho".

Peso pesado A ausência de Dilma Rousseff deixou petistas apreensivos. Acharam que a justificativa de que receberia Angela Merkel para jantar, em Brasília, poderia levar a crer que ela não se engajará na candidatura.

Receituário Um integrante da campanha chegou a acionar o Planalto na noite de sábado para combinar a versão oficial de que a presidente não foi por estar gripada.

Melhor assim De um dirigente petista sobre o desfalque presidencial: "Pelo menos o discurso final da convenção foi o do Lula, que fala muito melhor do que ela..."

2 em 1 O slogan do petista ataca Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB): "Para mudar de verdade".

Tudo junto O logo, que usa azul, verde e amarelo, é mais uma tentativa da campanha de atrair o eleitorado avesso ao vermelho do PT.

Não me toque A declaração de Skaf de que não dará palanque a Dilma preocupou a ala mais governista do PMDB. Aliados de Michel Temer questionaram a lealdade dele à aliança com a petista.
Tal avô Cartazes distribuídos na convenção do PSDB no sábado ressuscitaram o mote "Muda Brasil", que embalou a campanha das Diretas e a eleição de Tancredo Neves em 1985.

Tal filha Tucanos fizeram fila para tirar fotos com Gabriella, 22. A filha mais velha de Aécio, que estuda engenharia ambiental no Rio, sentou-se ao lado de FHC enquanto o pai discursava.

Pegou mal Quando Paulinho da Força (SDD) elogiou os xingamentos a Dilma no Itaquerão, o candidato e o ex-presidente fecharam a cara, em sinal de reprovação.

Gracinha Ao comentar os escândalos na Petrobras, FHC trocou o nome da presidente da estatal. Chamou Graça Foster de Glória.

Não curtiram José Serra e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) atacaram a blogosfera alinhada ao governo. Acusaram o PT de financiar as páginas na internet.

Matemática criativa O mestre de cerimônias se empolgou com pesquisa em que só Aécio subia. Quando citou os dados, todos os candidatos haviam oscilado na margem de erro. FHC cutucou Aécio, e os dois gargalharam.

Ainda não Cotado para a chapa de Aécio, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse não conhecer o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. "Sabe que eu nunca fui lá?"

A fila anda O próximo depoimento da CPI mista da Petrobras deve ser de José Sérgio Gabrielli, que já passou pela comissão do Senado.

Indulto legislativo O nome seguinte é o de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso no Paraná.

Tiroteio
"Ao sair de campo quando a Copa começa, o Congresso mostra que não quer dividida no ano eleitoral. Todos no chinelinho'!"
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre as sessões esvaziadas no Congresso e o receio de votar medidas polêmicas às vésperas das eleições.

Contraponto
Eu só quero é você

A equipe de Heloísa Helena, a candidata do PSOL ao Senado por Alagoas, procurou Martinho da Vila para pedir um depoimento para sua campanha contra Fernando Collor (PTB). O sambista quis entender a razão do convite, e ouviu que apoiadores de Heloísa adaptam a canção "Madalena do Jucu" como jingle. Como Martinho seguiu com cara de interrogação, a auxiliar cantarolou.

-- Heloísa, Heloísa, você é meu bem querer...

O compositor interrompeu:

-- Você está muito desafinada. Desse jeito, não te contrataria nem para o corinho da banda...

Diário do Poder – Cláudio Humberto

Jornal do Commercio (PE)

• Além da Suíça, ex-diretor tem conta em Hong Kong
Além das contas bancárias na Suíça, que somam depósitos de US$ 23 milhões, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa também teria contas bancárias em Hong Kong, na China. Informações do setor de transporte marítimo de carga, sob investigação, indicam que o “homem-bomba” utilizaria instituições financeiras da ex-colônia inglesa para receber pagamentos decorrentes dos seus negócios nesse ramo.

• Paraíso fiscal
Subordinada à China apenas na diplomacia e na área de defesa, Hong Kong é considerada um dos principais paraísos fiscais do mundo.

• O ‘fim do mundo’
Investigadores da Lava Jato ainda confiam que Paulo Roberto Costa fará acordo de delação premiada, revelando todos os seus senhores.

• Em cana
Assim como o sócio e doleiro Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa foi preso no âmbito da operação Lava Jato, da Polícia Federal.

• Inimigos favoritos
José Serra e José Aníbal, que disputaram prévias em 2012 na eleição para prefeito, estão em nova guerra fria, agora para disputar o Senado.

• Governo pagou diárias de R$ 223 milhões 2014
Nos primeiros quatro meses de 2014, o governo Dilma Rousseff já distribuiu R$ 223,1 milhões em diárias aos funcionários do Executivo. Segundo a Lei 8.112/90, a “lei dos funcionários públicos”, todos os servidores que efetuem deslocamentos por motivo de trabalho têm o direito a diárias e passagens. A diária é a verba que paga despesas como alimentação, estadia e deslocamento no local da viagem.

• É mole?
Além dos servidores concursados, também recebe diárias qualquer “colaborador eventual” que também participe da viagem “a trabalho”.

• Viagem ao exterior
Os dois funcionários que mais levaram diárias este ano são do Instituto de Pesquisas Espaciais, subjugado ao Ministério Ciência e Tecnologia.

• Pelo satélite brasileiro
Somados, os campeões das diárias receberam quase R$ 200 mil só em janeiro. Um levou pra casa 171 diárias e o outro 158.

• De novo, não
Presidente do PPS, Roberto Freire critica eventual aliança do PSD com Geraldo Alckmin (PSDB): “Não dá para o Kassab ser vice do Alckmin, e ministro de Dilma”, alfinetou, em referência ao ministro Guilherme Afif.

• Mexeu em vespeiro
Bisneto do escritor e ex-presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o advogado José Graça Aranha processará o doleiro Alberto Youssef, que criou a “laranja” Graça Aranha RJ Participações para “comprar” a empresa de turismo Marsans, entre outros CNPJs falsos.

• Mais do mesmo
A cúpula do PMDB tenta convencer Paulo Skaf a dar vaga em sua chapa ao deputado Gabriel Chalita, para a disputa pelo Senado. Chalita mergulhou após denúncias de fraudes quando secretário de Educação.

• Tal e qual
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) critica qualquer acordo entre base e oposição para blindar fornecedoras da Petrobras na CPMI: “Como já disse Roberto Jefferson, PT e PSDB são braços do mesmo corpo”.

• De volta
Execrado há oito anos sob acusação no escândalo dos Sanguessugas, o ex-líder do PMDB no Senado Ney Suassuna (PB) enviou carta a correligionários avisando que foi absolvido na Justiça.

• Roriz desinteressado
O ex-governador do DF Joaquim Roriz enfrentou depressão até que em 1º de maio foi socorrido por médico paulista. Melhorou. Mas, fora de combate, perdeu interesse em política. Não se anima em indicar filha para ser vice do pré-candidato a governador José Roberto Arruda (PR).

• PMDB no torniquete
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), chamou para vice o deputado Caito Quintana, ligado a Requião. E quer o ex-governador Orlando Pessuti como conselheiro vitalício do Tribunal de Contas.

• Fim do namoro
De olho na eleição, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), partiu de vez para o confronto com o governador Jaques Wagner (PT), rompendo clima de paz e amor instalado desde que assumiu o cargo.

• Pensando bem…
…xingada em coro quatro vezes no estádio, Dilma não parecia presidente, mas mãe de juiz em dia de clássico com casa cheia.

Cláudia Leite: Paz, Carnaval, Futebol

João Cabral de Melo Neto: um jogador brasileiro a um técnico espanhol

Não é a bola alguma carta
que se leva de casa em casa:
é antes telegrama que vai
de onde o atiram ao onde cai.
Parado, o brasileiro a faz
ir onde há-de, sem leva e traz;
com aritméticas de circo
ele a faz ir onde é preciso;
em telegrama, que é sem tempo
ele a faz ir ao mais extremo.
Não corre: ele sabe que a bola,
Telegrama, mais que corre voa.