sexta-feira, 11 de abril de 2014

PT convoca Graça Foster para tentar barrar CPI

Presidente da Petrobras vai participar de audiência pública conjunta de duas comissões

Júnia Gama – O Globo

A presidente da Petrobras, Graça Foster Fabio Rossi / O Globo - 26/02/2014
BRASÍLIA - A presidente da Petrobras, Graça Foster, irá ao Senado na próxima terça-feira para explicar as denúncias que envolvem a estatal. Foster vai participar de audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A intenção do governo com a presença dela no Congresso é esvaziar a criação da CPI.

De acordo com o presidente da CAE, Lindbergh Farias (PT-RJ), a decisão foi tomada pela própria presidente, sem a necessidade de convite:

- Tomei a iniciativa de organizar a audiência depois de falar com a presidente da Petrobras, que manifestou a vontade de conversar com os senadores - afirmou.

O depoimento de Foster estava previsto para a última terça-feira, junto com o do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Porém, os dois cancelaram a ida ao Senado depois que o líder do PT, Humberto Costa, disse que a presença deles não deveria ocorrer antes de uma eventual CPI.

Na Câmara, também há um convite para Graça Foster prestar esclarecimentos, aprovado na sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, onde os líderes aliados fizeram acordo com a oposição, evitando a convocação do Lobão.

A CPI, cuja instalação ainda será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi idealizada para investigar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, e outras denúncias que envolvem a estatal.

A oposição quer que o tema da CPI fique restrito à Petrobras. Já o governo quer que a comissão de inquérito também apure denúncias do cartel do metrô em São Paulo e o Porto de Suape, em Pernambuco, ambos temas incômodos aos pré-candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB).

Sob protestos da oposição, ontem, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a instalação da CPI com ampla investigação. Nesta quinta-feira, o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, fez críticas à postura do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Ele disse que o senador, para atender aos interesses do governo, escreveu uma das "páginas mais tristes" da biografia do Senado.


LEIA TAMBÉM NA FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: