sexta-feira, 22 de maio de 2020

Vinicius Torres Freire - Dia de paz dos cemitérios na política

- Folha de S. Paulo

Bolsonaro, parlamentares e governadores fazem acordinho, mas país segue sem planos

Foi um dia de “paz na política”, a paz dos tempos dos cemitérios cada vez mais lotados. Ainda que o acordo durasse, não há perspectiva de que se trate do essencial, a epidemia, e de novidade na política econômica, planos especiais de reconstrução, se e quando tal coisa for possível.

Nesta quinta-feira, os presidentes da Câmara, do Senado e Jair Bolsonaro combinaram de evitar escândalo na reunião em que conversaram com governadores sobre o auxílio federal a estados e municípios. Alguns senadores e governadores também combinaram de baixar o tom, inclusive governantes de esquerda do Nordeste e João Doria, de São Paulo.

No Brasil dos tempos que correm, tais arranjos podem durar horas, até o próximo comício bolsonarista ou até que vaze algum progresso dos inquéritos sobre a família presidencial, por exemplo. Além do mais, não foi possível ainda descobrir o alcance do acordozinho, se foi algo mais do que a tentativa de manter as aparências.

Há alguns motivos de ligeiro esvaziamento de tensões ao menos entre dois prédios da praça dos Três Poderes.

Faz pouco mais de um mês, o governo contra-atacou Rodrigo Maia, presidente da Câmara, com a aquisição de apoios do centrão. Há cargos sendo entregues a gente do bloco, que deve ficar com a liderança do governo na Câmara, provavelmente com o PP. Maia recuou. Davi Alcolumbre, presidente do Senado, procurou ocupar espaço, como apaziguador.

Bolsonaro foi outra vez aconselhado pelos ministros-generais da casa, do Planalto, a baixar a bola, até porque seu prestígio em pesquisas de opinião e nas redes sociais está em baixa contínua, embora não em descalabro rápido. Como se sabe desde o início do governo, tais conselhos podem ser seguidos apenas por horas.

Algumas lideranças empresariais e banqueiros dizem em público e privado que é preciso controlar o caos, mandando mensagens mais diretas ao governo, agora, depois de quase três meses da baderna que Jair Bolsonaro provocou na contenção da epidemia. Por conversas aqui e ali, nota-se que o dinheiro grosso não quer ouvir falar de impeachment.

Um transbordamento depende por ora de investigações da polícia e de um ou outro procurador, sob controle de ministros de tribunais superiores, as mais perigosas sob controle do Supremo.

Supondo que não tenha sido mera manutenção das aparências por um dia, a mera conversa de paz vai ser atropelada pelo pavoroso cortejo funerário da epidemia. No presente ritmo, em 15 dias o Brasil teria mais de 40 mil mortos. O pico fúnebre que jamais chega, mesmo em São Paulo, prorroga a destruição econômica.

Os auxílios emergenciais e o seguro-desemprego expandido atenuam a desgraça material das famílias, mas não a bola de neve de destruição de empresas e empregos. O dinheiro desses auxílios equivale a um terço de toda a soma mensal de rendimentos do trabalho no país (por pelo menos três meses).
Apesar do tamanho do programa, será enxugamento de gelo caso a economia não volte a rodar, o que não deve acontecer enquanto houver isolamentos e medo da morte. Em três meses, de resto, o governo pretende reduzir tais programas a um terço.

Em suma, a “paz” política nos cemitérios lotados não dá conta da desgraça da epidemia, óbvio. No que diz respeito à política econômica, afora auxílios e créditos, não há perspectiva de mudança de programa, a julgar pelas declarações recentes do comando da Economia e do Banco Central.

Por ora, continuamos à deriva na beira da ruína terminal.

Nenhum comentário: