segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Ana Cristina Rosa - Negritude é motivo de suspeição?

Folha de S. Paulo

Difícil encontrar uma pessoa negra que não tenha sido vigiada em uma loja

Difícil encontrar uma pessoa negra que não tenha sido vigiada ou seguida dentro de uma loja, de um shopping ou de um supermercado no país. Isso vale, inclusive, para as crianças. A sensação de mal-estar por ser observada enquanto caminha pelos corredores é coisa que quem é mais atenta percebe desde cedo.

Por incrível que pareça, para muita gente no Brasil a negritude é motivo de suspeição. Não fosse essa uma verdade, Luiz Carlos da Silva, um homem negro, não teria tido de se despir, ficando apenas de cuecas diante do público, para provar que não havia furtado nada do supermercado Assaí, em Limeira, este mês.

Nem sei o que é mais assustador: se o motivo da abordagem dos seguranças —transitar pelos corredores e sair sem comprar nada; ou o da reação do cliente— despir-se na entrada do mercado por medo de ser levado para alguma peça escondida onde possíveis agressões não poderiam ser registradas por câmeras ou percebidas por terceiros.

A situação desrespeitosa e humilhante me fez recordar de um texto que li tempos atrás sobre a banalização da violência contra pessoas negras, fato que torna perigosas até atividades corriqueiras do dia a dia. O conteúdo alertava para a necessidade de adotar medidas preventivas na tentativa de evitar problemas durante a compra de mantimentos.

Entre as recomendações, constavam coisas como andar no meio dos corredores —de preferência sem mochila, sacola ou bolsa grande; pegar uma cestinha ou um carrinho mesmo que pretenda adquirir um único item; carregar as compras de modo bem visível; não colocar as mãos nos bolsos; evitar movimentos bruscos.

Pode parecer exagerado, mas infelizmente sobram exemplos a reforçar a validade dos conselhos. Nem o trágico espancamento até a morte de Beto Freitas, no Carrefour em Porto Alegre, serviu para que seguranças de estabelecimentos comerciais parassem de agir com truculência, brutalidade e desrespeito em razão da cor da maioria dos cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário: