quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Carlos Alberto Sardenberg - À chinesa

- O Globo

É ridícula a ideia bolsonarista de que a China é o inimigo que quer exportar sistema comunista

O presidente Xi Jinping está conduzindo seu carro, tendo ao lado o espírito de Deng Xiaoping, o criador da nova China, que aparecera sabe-se lá de onde para a consulta habitual que fazia com todos os líderes chineses em início de mandato.

Seguem por uma longa estrada que, a um determinado ponto, se abre numa bifurcação perfeita. O presidente Xi para o carro e pergunta a Deng:

— Grande líder, viramos à direita ou à esquerda?

Deng:

—Dê sinal para a esquerda, vire à direita.

Essa piada vem sendo contada desde que Deng se aposentou e passou a liderança para Chen Yun, em 1992. Faz sucesso e não perde a atualidade porque reflete exatamente o que se passa com a China ao longo de décadas.

A questão era: como introduzir as reformas que abririam a economia ao empreendimento privado,à prática capitalista, sem parecer que se estava fazendo isso?

A economia chinesa estava arrasada pela Revolução Cultural, e as pessoas começaram a abrir negócios para garantir a sobrevivência. Negócios privados apareciam por toda parte.

Deng assumiu o movimento, e assim nascia a China, uma ditadura com capitalismo. Como explicar isso?

Usando habilmente das palavras e conceitos. Reformas liberais? Nunca! Modernizações. Capitalismo? Jamais! Economia socialista de mercado ou economia de mercado socialista.

O programa de privatização de pequenas e médias companhias regionais foi denominado “devolver as empresas ao povo”.

Para administrar a moeda de uma economia capitalista, foi preciso constituir um banco central, conforme os modelos ocidentais: controlar a taxa de juros, a circulação de moeda, a distribuição de crédito e a taxa de câmbio. Foi criado exatamente assim, com economistas treinados nas melhores escolas americanas e europeias. Mas se chama Banco Popular da China.

No início desta semana, o homem mais rico da China, Jack Ma — assim mesmo, com esse apelido americano —, dono da Alibaba, a Amazon lá deles, anunciou que vai abrir o capital de sua subsidiária financeira, a Ant Group. Trata-se de uma plataforma de pagamentos digitais, a Alipay, que tem mais de um bilhão de usuários ativos.

Nas bolsas de Xangai e Hong Kong — duas das maiores bolsas capitalistas do mundo —, Ma acredita que pode levantar mais de US$ 34 bilhões. Terá sido a maior oferta pública de ações da história do capitalismo.

Tem alguma coisa remotamente parecida com comunismo nisso tudo?

Eis por que estamos tratando do assunto. Para mostrar que é simplesmente ridícula a ideia dos bolsonaristas de que a China é o inimigo comunista que quer exportar seu sistema e dominar o mundo, a começar pelo Brasil.

Estão mais de 70 anos atrasados.

Lá pelos anos 50/60, o Partido Comunista Brasileiro, PCB, financiado pela União Soviética, tinha, sim, o objetivo de implantar uma ditadura comunista no país. Mas um grupo de militantes se opôs às reformas (“burguesas”) anti-stalinistas, iniciadas por Nikita Kruschev.

Dessa dissidência, para encurtar a história, surgiu o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que adotou a linha maoísta, depois a linha albanesa (quando a China pós-Mao foi para a economia de mercado) —e defendeu a luta armada para derrubar o regime. Comandou a Guerrilha do Araguaia.

Tempos passados. Caiu o Muro, a URSS caiu num capitalismo corrupto de compadres, a China foi para a economia de mercado, houve a anistia no Brasil, a ditadura militar caiu, iniciou-se a democratização, e o PCdoB acelerou o movimento de legalização que começara nos anos 70, colocando seus membros no MDB.

Hoje, quem for ao site do PCdoB, vai encontrar um programa socialista. Na prática, o partido está na plena legalidade, em geral aliado do PT, concorrendo em eleições. Um de seus principais dirigentes, Aldo Rebelo, foi simplesmente o ministro da Defesa do governo Dilma. Chefe das Forças Armadas!

Muitos militares não devem ter gostado, mas não houve rebelião nem revolta de nenhuma parte. Alias, o nacionalismo ferrenho de Rebelo agradou aos militares.

Hoje, o principal posto ocupado pelo PCdoB é o governo do Maranhão, com Flávio Dino. Não consta que ocorra qualquer revolução por lá.

Nenhum comentário: