sábado, 26 de julho de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

O trunfo de Aécio
Sem contar com a máquina do governo e o tempo de TV da presidente Dilma, o tucano Aécio Neves dá a largada, na segunda-feira, à mobilização das alianças que construiu, rachando a base do governo. Aécio vai reunir representantes de 27 estados. Seu time crê que esse exército fará a diferença na eleição. Os tucanos reconhecem que o palanque de Dilma é robusto mas marcado pela desunião, enquanto o de Aécio é robusto e unido.

Pasadena e OGX
Os integrantes da oposição (democrata/tucana) que trabalharam pelo relatório do ministro do TCU, José Jorge, no caso Pasadena, não queriam, como os petistas, salvar a presidente Dilma. Mas esse foi o preço que tiveram de pagar para livrar os empresários Jorge Gerdau e Fábio Barbosa, integrantes do conselho, e passíveis de serem incluídos na lista de culpados. O TCU cobra ressarcimento de R$ 700 milhões dos ex-diretores da Petrobras. Respiram aliviados também os ex-ministros Pedro Malan e Rodolpho Tourinho, além da ex-ministra do STF Ellen Gracie. Eles integravam o Conselho da OGX, cujo rombo de R$ 2,12 bilhões está sob investigação da CVM.
---------------------------------------
“Depois desta decisão (do TCU), todos os acionistas (minoritários) que investirem em ações de empresas de capital aberto terão de redobrar seus cuidados”
Rodrigo Maia
Deputado federal (RJ) e ex-presidente do DEM
---------------------------------------
Paraquedas
A reunião de deputados do PTB com a presidente Dilma, articulada pelo líder Jovair Arantes, é uma operação para tentar segurar o presidente da Conab, Rubens dos Santos. O PMDB quer o cargo e o Planalto diz que há problemas de gestão.

Troca de guarda
O cientista político Antônio Augusto de Queiroz (Diap) prevê uma renovação de
mais de 50% na Câmara nas eleições. Desde 90, quando os territórios elegeram
deputados; e, de 94, quando São Paulo ganhou dez cadeiras, que isso não ocorria. Nas posteriores, a renovação alcançou 45%. No Senado, só devem se manter 4 ou 5 das 27 cadeiras em disputa.

O povo quer mudança
Tamanha renovação na Câmara se explica porque 115 (22,4%) dos 513 deputados não concorrem à reeleição. Além disso, historicamente, dois terços dos 398 candidatos conseguem novo mandato. Cerca de 33,4% (133) são reprovados nas urnas.

Operação Regina Duarte
O comitê da presidente Dilma está levantando as posições do ex-presidente do BC Armínio Fraga nos últimos anos. O economista é figura central na construção do programa de governo do tucano Aécio Neves. O PT quer usar Armínio como um espantalho junto aos eleitores mais pobres. Os tucanos não estão sós no uso da tática do medo.

Pensando o amanhã
Entidades sociais, como o Observatório ABC, cobram dos candidatos ao Planalto compromisso com a “Agricultura de Baixo Carbono”. Defendem crédito fiscal para quem adotar essa tecnologia e aumento do orçamento para financiamento e subvenção.

Uma reforma Robin Hood
O Sindicato dos Auditores da Receita vai enviar aos candidatos ao Planalto proposta de reforma tributária. O trabalho critica o atual modelo, no qual a “tributação incide sobre o consumo em detrimento da renda e do patrimônio”
-----------------------------
A FIRJAN já ouviu mil empresários do Rio sobre suas prioridades no próximo governo. O resultado da pesquisa será entregue aos presidenciáveis.

Nenhum comentário: