terça-feira, 14 de maio de 2013

Enquanto isso... 'Político ético, de comportamento irretocável, não existe', afirma Lula

Ex-presidente diz que a imprensa tenta vender a ideia de que existem homens públicos ideais, o que, para ele, não é verdade

Fernando Gallo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante um debate sobre os dez anos de governos petistas, que não existe político "irretocável do ponto de vista do comportamento moral e ético". Lula disse que a imprensa nacional tenta vender a imagem de que existem políticos ideais, que, segundo ele, não existem.

Na avaliação de Lula, há setores que tentam promover a negação da política como forma de prejudicar o PT. Segundo ele, isso ocorreu na eleição da presidente Dilma Rousseff, em 2010, e também na eleição municipal de São Paulo em 2012. O ex-presidente fez um apelo aos mais jovens para que não desistam da política.

"Quando vocês não acreditarem em mais ninguém, no Lula, no (Fernando) Haddad, na Dilma, em ninguém, nem no Paulo Maluf... ainda assim, pelo amor de Deus, não desistam da política", afirmou o ex-presidente à plateia presente no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. "O político ideal que vocês

desejam, aquele cara sabido, aquele cara probo, irretocável do ponto de vista do comportamento ético e moral, aquele político que a imprensa vende que existe,mas que não existe, quem sabe esteja dentro de vocês." Embora tenha citado Maluf de forma irônica, na eleição de 2012 Lula patrocinou a aliança do então candidato petista Fernando Haddad com o deputado federal do PP.

"Lobista". O ex-presidente fez diversas críticas à imprensa brasileira e sustentou que "um jornal" está tentando transformá-lo em lobista. Em março, reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o petista, após deixar o Palácio do Planalto, em 20ii,fez viagens para países da África e da América Latina pagas por empreiteiras. "Tem um jornal que está tentando me transformar num lobista. É fantástico. Não sou lobista, não sou conferencista, não sou consultor. Sou um divulgador das coisas que fiz neste governo", declarou ele sem citar o nome do veículo.

Desde que deixou a presidência, Lula se mantém com palestras pagas por grandes conglomerados econômicos. Segundo empresários, o ex-presidente cobra em torno de R$ 200 mil para proferir uma palestra. O ex-presidente nunca confirmou os valores. "As pessoas talvez fiquem preocupadas porque cobro caro e não falo quanto cobro. Mas se as pessoas pagam (até) para ouvir um governante fracassado, têm de pagar bem.Se quiserem saber quanto eu cobro, me contratem!"

Ao criticar um suposto pessimismo da imprensa, Lula afirmou que "se um investidor estrangeiro chegar de Londres ao Brasil e ler o Estadão, O Globo, a Veja, a Época, ele vai embora correndo!". "Parece que o País acabou!"

Cabo eleitoral. O ex-presidente disse também que vai participar como cabo eleitoral do PT nas eleições de 2014 e que fará campanha pela reeleição de Dilma. "Pode ficar certo que eu vou estar participando das eleições, sou cabo eleitoral, estarei nas ruas 24 horas por dia", afirmou. "A experiência bem-sucedida desse País tem que continuar."

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: