sábado, 9 de junho de 2012

PT tenta acordo para não intervir em Fortaleza

PSB recusa nome escolhido e ameaça candidatura própria

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. Diante de um impasse com o PSB no Ceará, a direção nacional do PT costura acordo para evitar a necessidade de uma nova intervenção, agora nas eleições em Fortaleza. O PSB ameaça lançar candidatura própria caso os petistas persistam no nome do ex-secretário municipal Elmano de Freitas. O governador Cid Gomes, principal liderança do PSB no Ceará, apresenta resistência à candidatura do aliado da atual prefeita, Luizianne Lins (PT), e defende um nome de consenso para a disputa eleitoral.

Em coro com o PMDB, o PSB tem defendido uma intervenção da direção nacional do PT em Fortaleza, como mostrou a coluna Panorama Político, do GLOBO. Com o respaldo do ex-presidente Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, busca o acordo.

- A tese de intervenção da direção nacional me parece um pouco absurda, de quem desconhece o processo pelo qual o PT passou para a construção da candidatura. Em Fortaleza, o processo foi acompanhado de perto pelo Rui Falcão. Em Recife, houve ataques mútuos e uma disputa acirrada. Aqui, o processo foi o mais tranquilo dos últimos 20 anos - afirmou Elmano de Freitas.

A tensão em Fortaleza levou o presidente do PT a se reunir, na última segunda-feira, com Luizianne Lins e Cid Gomes em busca de um acordo. O encontro ocorreu no dia seguinte à escolha de Elmano de Freitas como candidato à disputa pela prefeitura de Fortaleza. Em troca de uma aliança nas eleições municipais, o dirigente petista ofereceu o apoio do PT ao PSB nas eleições ao governo do Ceará em 2014. O governador pediu um tempo para tratar do assunto com as suas bases partidárias antes de tomar uma decisão. O ex-presidente Lula já se ofereceu para tomar as rédeas da negociação caso o impasse não seja solucionado nas próximas semanas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: