quarta-feira, 31 de março de 2021

Malu Gaspar - Nomeação do novo chefe do Exército tem impasse entre Planalto e Alto Comando

- O Globo

A definição dos nomes dos novos chefes das Forças Armadas ainda depende da solução de um impasse na decisão final sobre quem será o novo comandante do Exército. Isso porque o preferido de Bolsonaro, o general Marco Antônio Freire Gomes, atual Comandante Militar do Nordeste, não foi incluído na lista de nomes enviadas pelo Alto Comando da força ao Planalto para a escolha do presidente. 

Por tradição, cada comando envia ao presidente da República uma lista com possíveis candidatos, em geral os mais antigos da carreira militar. As listas enviadas pela Marinha e Aeronáutica traziam, entre outros, os nomes que Bolsonaro queria: o Almirante Almir Garnier, Secretário-Geral do ministério da Defesa e o Brigadeiro Carlos Almeida Batista Júnior, Comandante-Geral de Apoio da FAB.

Não é vedado a Bolsonaro nomear alguém que não está na lista, mas pode ser mais um fator de estresse entre o Alto Comando do Exército e o presidente da República. 

A lista do Exército contém os nomes de cinco generais, por ordem de antiguidade no Exército: Décio Luís Schons (chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército), general José Carlos de Nardi (General de Exército), José Luiz Freitas (Comandante de Operações Terrestres), Marcos Antônio Amaro (chefe do Estado-Maior do Exército), general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Departamento-Geral de Pessoal).

Os dois mais antigos da lista se aposentam nesta semana. Depois disso, Freire Gomes passará a ser o quinto mais antigo. Entre os militares, o que se diz é que o Alto Comando enviou os cinco nomes para ser "estritamente institucional". 

A atitude condiz com uma diretriz acordada nos últimos dias em reuniões da instância máxima do Exército: a de que a força não se prestará a uso político ou eventuais impulsos golpistas do presidente da República. Os 16 generais de quatro estrelas que compõem o colegiado ficaram contrariados com a demissão do ministro da Defesa, por avaliar que Bolsonaro quer usar a força para "uma aventura". 

Nesta segunda-feira, o ministro da Defesa, Fernando de Azevedo e Silva, deixou o cargo por não concordar com a demissão de Pujol do comando do Exército. O presidente teria enviado recados a Pujol de que esperava dele manifestações públicas contra as medidas de isolamento social decretadas pelos governadores que, para Bolsonaro, equivalem a "estado de sítio". 

Na semana passada, Bolsonaro afirmou a apoiadores que o "meu Exército" não apoiaria lockdown. Como Pujol ignorou os recados de Bolsonaro, o presidente pediu sua cabeça a Azevedo e Silva. Acabaram caindo o ministro e o comandante do Exército. 

A aliados, Azevedo disse também que saiu porque não queria repetir o que viveu em maio passado

Maio de 2020 foi o mês em que bolsonaristas realizaram diversas manifestações pedindo intervenção militar e atacando o Supremo Tribunal Federal. 

O mês começou com Bolsonaro recebendo e cumprimentando manifestantes na rampa do Palácio do Planalto e afirmando que "chegou ao limite", que não iria "admitir mais interferência"  e que "não tem mais conversa" com o Supremo. O presidente vivia então uma crise com a corte, porque o ministro Alexandre de Morais havia anulado em decisão monocrática a nomeação de Alexandre Ramagem para dirigir a Polícia Federal. Na ocasião, o presidente chegou a afirmar que  "as Forças Armadas estão ao nosso lado".

Nenhum comentário: