segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PMDB elege a maioria dos presidentes das Assembleias

Felipe Bächtold e Sílvia Freire
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


Após assumir o Senado e a Câmara, partido está no comando da maioria das Casas

PMDB e PSDB ganham cada um sete presidências de Assembleias; quase todos os governadores conseguem emplacar aliados nas Casas

Agora no comando integral do Congresso, o PMDB é também o partido que mais elegeu presidentes das Assembleias Legislativas, ao lado do PSDB. Nos 26 Estados e no Distrito Federal, os dois partidos elegeram cada um sete presidentes de Assembleias.

A maior parte das eleições para o cargo ocorreu no último fim de semana. O PMDB obteve quatro presidências onde já tinha também o governador (AM, MS, RJ e TO), em dois Estados governados pelo PT (PA e PI) e no Ceará. Só a Assembleia do Rio tem orçamento anual de R$ 500 milhões.

Em 2007, quando foram feitas as eleições anteriores para o comando das Casas, o PMDB conseguiu oito presidências, contra seis dos tucanos. A baixa ocorreu no Espírito Santo, onde o presidente da Assembleia, que era do PMDB, renunciou para assumir a prefeitura de Linhares.

Um deputado do DEM foi eleito para o cargo.

Para o presidente da Assembleia do Piauí, Themístocles Filho (PMDB), o domínio do partido é consequência da tradição da sigla de eleger grandes bancadas. O deputado, porém, afirma que, no Estado, "como em quase todo o Brasil", o PMDB é "meio dividido".

Em Estados como Piauí e Santa Catarina, nas eleições do fim de semana, o presidente da Assembleia Legislativa foi eleito por unanimidade. Quase todos os governadores pelo país conseguiram emplacar aliados nas presidências.

Aliados dos governadores

No comando do Legislativo, os aliados podem acelerar ou frear a tramitação de projetos de interesse dos governantes. Também têm como retardar a instalação de CPIs.Os acordos para a eleição dos presidentes incluíram até a articulação a favor de um deputado tucano por um governo petista. Na Bahia, onde o governador é Jaques Wagner (PT), foi reeleito para o cargo o deputado Marcelo Nilo (PSDB). Os dois partidos são aliados locais.

A exceção foi o Rio Grande do Sul. O PT, que já teve cinco governos no Estado e atualmente faz oposição a Yeda Crusius (PSDB), conseguiu pela primeira vez o comando da Assembleia Legislativa.

No Paraná, o presidente Nelson Justus (DEM) se diz independente. O partido dele faz oposição a Roberto Requião (PMDB) no Estado, mas Justus diz que é "amigo" do governador e que atuou na eleição dele.

No Maranhão, o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), ex-líder do bloco de sustentação do governador Jackson Lago (PDT) e sobrinho do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), assumiu anteontem a presidência da Casa. Para Tavares, é "natural" que a presidência do Legislativo seja ocupada por aliados dos governadores em exercício.

"Quando um governador ganha uma eleição, a tendência é que o grupo político dele eleja também a maior bancada. Como o bloco majoritário elege o presidente, é natural que ele seja aliado do governador", diz. Apesar da proximidade com Jackson Lago, ele diz que não há "atrelamento" ao Executivo.

Dois deputados começaram seus quartos mandatos seguidos como presidentes da Casa: Jorge Picciani (PMDB), no Rio de Janeiro, e Mecias de Jesus (PR), em Roraima.

Em São Paulo, a definição sobre o cargo vai ocorrer em março. Mas já está certo que o presidente será do PSDB, partido do governador José Serra, que conta com o maior número de deputados.

Nenhum comentário: