segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Maia defende plebiscito para reforma política

SÃO PAULO – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), voltou a sugerir a realização de um plebiscito ou a instalação de uma Assembleia Constituinte para discutir a reforma política e estabelecer regras mais claras para o funcionamento dos partidos políticos e o financiamento de campanhas eleitorais no País. Apontada por sucessivos governos como uma prioridade, a reestruturação do sistema partidário se arrasta há mais de uma década sem avanços significativos, embora Maia defenda que mudanças pontuais vem sendo implementadas sistematicamente.

"O tema não avançou na Câmara dos Deputados por falta de acordo na comissão especial que tem a responsabilidade de discutir e propor alterações", disse Marco Maia, referindo-se à comissão criada no primeiro semestre com a missão de produzir uma proposta de consenso. No Senado também foi criada uma comissão com o mesmo objetivo.

Por quase seis meses, a comissão da Câmara tentou levar à votação um parecer do relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), mas, por falta de acordo, a votação acabou ficando para o ano que vem, provavelmente para a segunda quinzena de fevereiro. "Nossa expectativa é que, em 2012, possamos olhar com mais atenção, com mais carinho, para essa matéria. Vamos necessitar de muito diálogo, ouvir a sociedade brasileira, mas quem sabe a proposta de realizar um plebiscito ou constituir uma Constituinte para tratar exclusivamente da reforma política seja o melhor caminho", concluiu Maia.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: