quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Ricardo Noblat: Evangélicos desafiam o capitão

- Blog do Noblat | Veja

Religião e Estado

Quem vencerá a quebra de braço? O presidente eleito Jair Bolsonaro ou a bancada evangélica da Câmara dos Deputados?

É fato: Bolsonaro convidou Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, para ser o próximo ministro da Educação.

Ex-presidente do Movimento Todos pela Educação, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart aceitou o convite.

O nome de Mozart havia sido sugerido a Bolsonaro por Viviane Senna, a presidente do instituto. E contava com o apoio de auxiliares de Bolsonaro.

Aí a bancada evangélica subiu nas tamancas contra Mozart, insuflada pelo pastor Silas Malafaia e o filósofo Olavo de Carvalho. A razão?

– Queremos nos proteger de leis e assuntos que possam prejudicar o crescimento da igreja. Não podemos permitir [no ministério] pessoas com ideais contrários aos nossos – justificou o deputado Takayama (PSC-PR), líder da bancada. “Mozart não seria a pessoa ideal para assumir, não preenche nosso perfil”.

A escolha de Mozart para ministro vazou por meio da deputada federal recém eleita Joice Cristina Hasselmann (PSL-SP).

Diante da rebelião dos evangélicos, Bolsonaro em pessoa desmentiu no Twitter que a nomeação de Mozart fosse coisa certa. Era, sim.

Pela primeira vez, uma voz da oposição na Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), havia elogiado o nome de um futuro ministro.

– Ele é um homem sério e um educador exemplar – comentou Alencar.

Está marcada para hoje uma reunião entre Bolsonaro e Mozart.

A vingança de Bolsonaro
Governadores perdem a viagem

Quem mandou faltar à reunião da semana passada em Brasília convocada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro? Somente um governador do Nordeste compareceu – Wellington Dias (PT), do Piauí.

Diante da má repercussão de sua ausência, os governadores do Nordeste, todos eleitos por partidos que farão oposição a Bolsonaro, decidiram atender ao chamado de se reunirem ontem com ele em Brasília.

Desembarcaram na cidade na noite da terça-feira. E só tarde da noite ficaram sabendo que outro compromisso assumido por Bolsonaro o impediria de comparecer ao encontro.

Improvisou-se uma reunião com Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado. Foi ele que salvou a face dos governadores de Pernambuco, Ceará, Piauí, Bahia, Sergipe, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Discutiram os problemas da região. Ficaram de firmar uma carta a ser levada ao presidente eleito. E voaram de volta aos seus Estados fazendo de conta que a viagem fora um êxito.

Nenhum comentário: