domingo, 22 de setembro de 2019

Bruno Boghossian- Torrando verdinhas

- Folha de S. Paulo

Investidores e governantes cobram do Brasil mudança no compromisso ambiental

Quando a crise na Amazônia estourou, alguns diplomatas brasileiros temiam que delegações de peso deixassem o plenário durante o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU, em protesto contra sua política ambiental. Às vésperas da abertura do evento, esse risco é considerado remoto, mas outros atores ameaçam deixar a mesa em que o Brasil está sentado.

Bolsonaro preferiu descrever as críticas internacionais ao desmatamento como um ataque meramente ideológico ao país. Esse enfoque pode ter dado fôlego ao presidente para aguentar o desgaste do episódio, mas os efeitos de seu desdém em relação à preservação se acumulam.

A pressão de gestores de fundos que administram R$ 65 trilhões não é a reação descuidada de alguém que foi manipulado por fake news, como o governo prefere fazer crer.

Os donos do dinheiro dizem claramente que enxergam riscos em operações expostas a danos ambientais, já que suas cadeias de produção têm "dificuldade crescente para acessar os mercados internacionais". Alguns integrantes do governo, como a ministra Tereza Cristina (Agricultura), sabem ligar esses pontos. Outros, como o próprio presidente, preferem só brincar com o assunto.

Para muitos assessores, Bolsonaro virou o jogo contra Emmanuel Macron ao atribuir ao líder francês interesses comerciais sobrepostos ao debate climático. Mas a decisão do parlamento da Áustria de vetar o acordo entre Mercosul e União Europeia devido a retrocessos na política ambiental brasileira, na semana passada, mostra que é bom não guardar tantas ilusões nessa área.

O mundo realmente cobra uma mudança de comportamento de Bolsonaro. Se chegar à ONU com um discurso singelo de soberania nacional, sem mostrar como pode trabalhar pela preservação do meio ambiente, o Brasil será engolido.

A mensagem que o país levará à abertura da Assembleia-Geral mostrará se o presidente vai abandonar as amarras ideológicas ou continuará torrando verdinhas aos trilhões.

Nenhum comentário: