quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Merval Pereira - A Covid-19 politizada

- O Globo

O combate à Covid-19 continua sendo politizado pelos agentes públicos, sendo que, antes mesmo de a vacina chegar, já se discute se ela será obrigatória. Os dois contendores principais continuam sendo o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo João Dória, já antecipando a eleição presidencial de 2022, onde um tentará a reeleição, e o outro aparece como oponente forte, à frente do mais rico Estado, que pretende se descolar da performance econômica do país para tornar-se alternativa visível.  

A disputa mais ridícula encerrou-se ontem, quando o ministério da Saúde anunciou que comprará 46 milhões de doses da vacina coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã. Duas dificuldades emperraram a decisão anunciada ontem: a vacina ser chinesa, e o governador João Dória ter sido o responsável pelo acordo com o Instituto Butantã.  

Foi preciso que governadores pressionassem o governo para que essa vacina entrasse no plano nacional de imunização, que vai comprar mais milhões de doses de diversas outras vacinas, como a do laboratório AstraZeneca que já garantiu 100 milhões de doses da vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford. No Brasil, ela deverá ser produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a previsão de 165 milhões de doses durante o segundo semestre de 2021.  

O país tem ainda outros 40 milhões de doses garantidas por integrar iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reúne diversos países. Outra disputa já se apresentou, essa sobre a obrigatoriedade da vacinação pública. O governador João Dória se antecipou anunciando que em São Paulo será obrigatória, mas seu candidato a Prefeito, Bruno Covas, disse que isso não será necessário, pois as campanhas de vacinação são suficientes para fazer a população se mobilizar.  

Isso porque o candidato de Bolsonaro à Prefeitura paulistana, Celso Russomano, já havia anunciado que é contra a vacinação compulsória, pegando carona na fala do presidente. O ministério da Saúde levou em conta a orientação da Organização Panamericana da Saúde (Opas), segundo a qual a vacinação de metade da população pode ser suficiente para a imunidade de rebanho.

Interessante é que a Opas foi a organização que apoiou o programa Mais Médicos nos governos petistas, que trouxe médicos cubanos para o Brasil. Bolsonaro e seus aliados criticaram a Opas como uma organização esquerdista, mas agora se utilizam dela para não tornar a vacinação obrigatória.

 Doria não insistiu mais no assunto, e tudo indica que a vacinação contra a Covid-19 só será obrigatória se o Congresso resolver regulamentar a lei da pandemia, que prevê a vacinação entre os itens necessários para contê-la. Ela foi assinada no início da gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Mandetta, mas a situação já não tem a gravidade do começo.

 É pouco provável que o Congresso aprove a obrigatoriedade da vacinação, a não ser que tenhamos uma segunda onda da Covid, como está acontecendo em partes da Europa e dos Estados Unidos. O Programa Nacional de Imunização (PNI) já prevê vacinas obrigatórias para crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a contra a tuberculose, hepatite B, poliomielite, etc... Os pais que se recusarem a levar os filhos para se imunizarem podem sofrer sanções.  

A melhora da pandemia no Brasil permite que o governo insista na sua tese de que é preciso respeitar a individualidade do cidadão, o que na teoria é bonito, mas na prática pode provocar o descontrole da situação. O uso de máscara, por exemplo, que é obrigatório em quase todo o território nacional, é desestimulado pelo próprio Bolsonaro, que faz questão de aparecer em público sem ela, e confraterniza desprotegido com seus seguidores, fazendo mal a ele e aos que o cercam.   

Nenhum comentário: