terça-feira, 19 de abril de 2022

Hélio Schwartsman: Epidemia mostrou que Bolsonaro é leviano demais para governar

Folha de S. Paulo

Presidente militou pessoal e insistentemente contra as vacinas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da emergência sanitária da Covid-19 no Brasil.

Do ponto de vista comportamental, ele está atrasado. Faz semanas que a maior parte da população já age como se a doença não existisse mais. Do ponto de vista da gestão, a decisão é precipitada, já que há uma série de medidas, como a utilização da Coronavac, que dependem da declaração de emergência para ocorrer legalmente. E do ponto de vista do vírus, o Ministério da Saúde é irrelevante.

Independentemente do que faça ou diga Queiroga, o Sars-CoV-2 continuará evoluindo segundo os caprichos da seleção natural, podendo ou não produzir uma linhagem que volte a nos devastar.

O ministro, porém, é pau-mandado de Jair Bolsonaro, que está doido para deixar a epidemia para trás. Foi por isso, não por razões médicas, que ele decretou o fim da emergência. Não se deve ser ingênuo a ponto de acreditar que a política não influa nesse tipo de decisão. João Doria, dias antes de deixar o governo de São Paulo, também deu seu showzinho, anunciando o fim da exigência de máscaras em ambientes internos. A medida, embora não configure uma roleta russa, estava longe de ser consenso entre os especialistas....

E por que Bolsonaro quer deixar a epidemia para trás? Porque o Brasil se saiu muito mal nela. Ostentamos a 13ª pior taxa de mortalidade por Covid do planeta. Não dá obviamente para imputar os mais de 660 mil mortos ao presidente, mas ele, por ações e omissões, agravou a situação. Seu negacionismo foi particularmente cruel. Ele não se limitou a evitar a adoção de medidas que prejudicavam a economia, o que outros governantes também fizeram.

Bolsonaro militou pessoal e insistentemente contra as vacinas, não porque o Brasil não tivesse como adquiri-las, mas porque botou na sua cachola que elas não eram importantes. É um nível de leviandade incompatível com o exercício da Presidência.

 

Nenhum comentário: