quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em BH, Deputados na linha de frente contra as agressões do PT

Parlamentares da coligação de Marcio Lacerda lançaram manifesto contra o que consideram mentira, má-fé e agressão por parte do candidato do PT

Isabella Souto

Deputados estaduais votados em Belo Horizonte e filiados a partidos que integram a coligação do prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, entraram na campanha em defesa do aliado. Oito deles divulgaram ontem manifesto em que disseram ser "contra a mentira, a má- fé e a agressão" protagonizadas, segundo eles, pela equipe do principal adversário nestas eleições, o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT). Eles ressaltaram ainda que a campanha eleitoral é o momento de "respeito à cidade e aos seus moradores" e defenderam uma disputa de "alto nível" e propositiva.

No documento, os parlamentares rebateram críticas feitas pelo petista a Lacerda, como a de que o prefeito teria reduzido o número de equipes do programa Saúde da Família (PSF) e não teria criado nenhum centro de saúde, além de dificultar o uso de espaços públicos para eventos. Os deputados chamaram de mentirosas afirmações de Patrus sobre sua administração (1993–1996), como a de que teria priorizado a saúde e políticas para a juventude e feito uma revolução na educação.

O argumento dos aliados contra Patrus é de que ele enfrentou uma greve de mais de 70 dias de funcionários do Hospital Odilon Behrens, vetou o meio passe escolar e a meia-entrada para estudantes em espetáculos culturais e criou a Escola Plural, apontada pelos deputados como um "modelo pedagógico desastroso". A favor do socialista, eles sustentaram que o número de equipes do PSF passou de 513 para 578, que 34 centros de saúde foram construídos, reformados ou ampliados e ainda que a prefeitura autorizou mais de 1 mil eventos gratuitos em espaços públicos, somente no ano passado.

Sobre o fato de Patrus ter dito que durante os seis anos de gestão no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome nunca houve uma denúncia de corrupção que o envolvesse, os deputados alegaram que auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) indicou uma série de irregularidades no programa Bolsa-Família.

Para o presidente municipal do PSDB, João Leite, as últimas declarações de Patrus demonstram que a campanha adversária tem intenção de ir para o "vale-tudo" em razão da posição desfavorável nas pesquisas. Lacerda recebeu ontem o apoio de representantes dos conselhos regionais de Administração e Contabilidade, além do prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública, concedido pelo Conselheiro Federal de Administração.

Outro lado O PT respondeu ao manifesto por meio de nota assinada pelo coordenador da campanha, o vice-prefeito Roberto Carvalho, garantindo que age com respeito à população, com um debate de alto nível. "Para que a população de BH possa decidir com clareza de informações os destinos da cidade, temos chamado a atenção dos eleitores para a manipulação de números, que tenta mascarar promessas não cumpridas da atual administração" , ataca. Antes de dizer que não é a aliança de Patrus que tem "medo da verdade", a nota aponta haver "verdades que não podem ser escondidas e que toda a cidade conhece", citando quatro, entre elas a criação do Movimento Fora Lacerda "para responder ao fechamento da Praça da Estação e dos espaços públicos pelo prefeito".

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: