sábado, 25 de setembro de 2021

Alvaro Costa e Silva - Desinfeta e isola

Folha de S. Paulo

Único remédio eficaz é o afastamento definitivo

Bolsonaro e seus fâmulos armaram em Nova York um picadeiro de fazer inveja a P. T. Barnum (1810-1891), a quem é atribuída uma frase que sintetiza o mundo dos espetáculos: "Nasce um otário por minuto". Em seus circos, o empresário explorava anões, mulheres barbadas, irmãos siameses e o famoso elefante Jumbo. O presidente levou em sua comitiva ministros que deixam a cueca à mostra, dão o dedo do meio e fazem arminha e um filho que, entrevistado na TV, chamou o prefeito da maior cidade americana de "marxista".

Barnum se autointitulava King of Humbug —algo como Rei da Cascata ou da Trapaça. Bolsonaro quer roubar-lhe a coroa. Nas preliminares do discurso na ONU, encenou o conto do homem simplório. Comeu pizza no meio da rua e pediu picanha bem passada (burp!) na churrascaria, reprisando a farsa doméstica de se lambuzar com leite condensado no café da manhã. O prato custa US$ 50, por cabeça, mais que o auxílio emergencial.

Único chefe de Estado na reunião do G20 a se vangloriar por não ter tomado a vacina, sua fala resumiu em 13 minutos as mentiras que os brasileiros estamos cansados de ouvir. Em alguns trechos, ao comparar o cristianismo e a família tradicional aos pilares da sociedade, mostrou que está andando para o Brasil. Só pensa na reeleição. O destino do projeto que enviou ao Congresso fragilizando o combate a fake news é o que mais lhe interessa no momento.

No entanto, a temporada no estrangeiro revelou duas boas propostas para o país. A primeira com a visão da funcionária da ONU encarregada de desinfetar o pódio no qual discursaram os governantes, vacinados ou não. A segunda com a soberba do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, deixando o nariz fora da máscara, contraiu o vírus e terá de ficar isolado em Nova York.

Ante a demora do impeachment de Bolsonaro, encontrou-se a solução: desinfetá-lo e isolá-lo. Não por cinco dias e sim de maneira definitiva.

 

Nenhum comentário: