quarta-feira, 10 de maio de 2023

Zeina Latif - Nem tudo é Maktub

O Globo

Peço licença aos leitores e leitoras. Hoje não consigo escrever sobre economia. Um pouco, talvez

Meu pai foi um homem de sorte.

Nasceu em uma aldeia na Palestina, na época do mandato britânico, após a partilha do Império Otomano. O mundo dividido pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial trouxe graves consequências históricas. Ao menos meu pai aprendeu inglês, atributo que lhe abriu muitas portas profissionais. Uma reflexão: por ironia, o domínio da língua inglesa pode ter contribuído para a Índia se inserir no mundo da tecnologia digital.

Jovem inquieto e desajeitado para seguir a profissão de pedreiro, dos familiares, contou com a sorte de ter um pai sábio, que o mandou estudar em Belém. Mais sorte ainda ter sido acolhido por uma família cristã, amiga do meu avô, mesmo ele sendo muçulmano. Não fosse isso, teria sido impossível realizar o sonho de estudar.

Foi, assim, acumulando capital humano por meio da escola. O conhecimento de matemática e o raciocínio lógico fizeram a diferença adiante. Papai não fugiu à evidência empírica quanto à importância da educação para a mobilidade social.

Na criação do Estado de Israel, a região de sua aldeia foi inicialmente incorporada à Jordânia. Isso não o poupou do trauma do conflito, que o fez passar por situações que uma criança não deveria, em meio ao pânico dos adultos, deixando marcas em sua personalidade. Mas, por sorte, escapou da morte e da Nakba. Seu vilarejo foi poupado da destruição, e sua família, mesmo mais empobrecida, foi preservada.

Jovens, em qualquer parte do mundo, precisam de perspectiva de futuro, algo que se perdeu na vida dura dos palestinos. Meu pai inquieto poderia ter engrossado a estatística daqueles que se desesperam, mas ele optou por emigrar aos 21 anos.

Utilizou suas economias, fruto de salário como técnico em contabilidade em banco na Jordânia, para comprar passagem na terceira classe do navio para o Brasil. Não sem antes prover algum conforto aos pais, como a compra de uma geladeira. Causou um grande espanto na aldeia, que não conhecia aquela modernidade.

Poucos dias após sua chegada, por sorte, conheceu minha mãe, estudante de Biologia (antiga história natural) da USP, que passava os finais de semana na casa dos pais, em Campinas. Só foi possível o diálogo entre eles por causa do domínio do inglês. O mascate tentava vender mercadoria para a senhora portuguesa, humilde e analfabeta.

Por sorte, ela se interessou pelo produto e chamou a filha, letrada, para tentar entender aquele rapaz de língua enrolada e com as mãos destreinadas machucadas pelo peso das mercadorias.

Por sorte, veio para um país que muito prometia. E ainda, para um estado que crescia rapidamente, São Paulo. Em pouco tempo deixou de ser mascate para se tornar professor de inglês de um executivo de uma multinacional. Foi a porta de entrada no mercado de trabalho formal.

Em um país aberto e acolhedor, ele não precisou se isolar em comunidades estrangeiras, algo comum em outros países. Teve sorte. Rapidamente se incorporou à sociedade. Muitos já não identificavam seu sotaque.

Bom de matemática, dialogava com os engenheiros em seus empregos. Assim, cresceu. Viveu o Brasil do milagre econômico, obteve crédito habitacional e tinha acesso a bons serviços públicos.

Como muitos imigrantes, era disciplinado e poupava bastante — um hábito menos presente nas classes médias daqui, com consequências econômicas e sociais. Sua poupança o permitiu, mais adiante, empreender no comércio. Ele conquistou a liberdade no Brasil e prosperou. A maioria ficou para trás, confinada em suas aldeias.

Ele sabia de seu grande esforço, mas também de sua sorte. Por isso mesmo, era grato a Deus e ao país que o acolheu. Entristecido pelos problemas brasileiros, me pediu para trabalhar para que meu filho não desista do Brasil. Hoje muitos preferem seus descendentes fora do país.

Sorte minha ter sido filha do Ibrahim. Pai rigoroso, não poupou esforços para que tivéssemos acesso a boas escolas. Apoiou, sem questionar, minha escolha de sair de casa para estudar Economia na USP, em São Paulo.

Na noite de sexta passada, meu pai fez sua passagem.

Que os mais humildes não dependam tanto da sorte para darem certo na vida. Que contem com liberdade e igualdade de oportunidades. Esse precisa ser o objetivo de todos os governantes.

Que os mais humildes não dependam tanto da sorte. Esse precisa ser o objetivo dos governantes.

 

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Uma bela história,mas o pai dela não contou com a ''sorte'',ele gostava de estudar e era disciplinado,a maioria não é.