domingo, 24 de agosto de 2008

TROPAS FEDERAIS VÃO SE CONCENTRAR NA ZONA OESTE

Elenilce Bottari e Waleska Borges
DEU EM O GLOBO


TRE do Rio deve mudar endereço de votação em comunidades da região, que foi palco de chacina atribuída a milicianos

A maior parte do efetivo das Forças Armadas que vai reforçar a segurança durante o período eleitoral na Região Metropolitana do Rio deverá ficar na Zona Oeste, onde aumentou a tensão entre eleitores depois que sete pessoas foram assassinadas na Favela do Barbante, em Campo Grande. A polícia acusa o ex-PM Luciano Guinâncio Guimarães, filho do vereador Jerominho e sobrinho do deputado Natalino, de ter participado da chacina. Os dois políticos, que estão presos, são acusados de comandar a milícia que domina cerca de 20 comunidades na região.

A preocupação com a violência levou o TRE-RJ a mudar o endereço de votação nas comunidades do Sapo e Taquaral, em Senador Camará, ambas sob o controle de traficantes. Em Taquaral, as seções da Escola Municipal Austregésilo de Athayde, que fica no meio da favela, foram transferidas para a Escola Municipal Sampaio Correa, na Rua Ubatã. O TRE-RJ estuda ainda a mudança de outros endereços. O Disque-Denúncia informou que, desde janeiro, recebeu 63 informações do envolvimento do tráfico com as eleições e 49 sobre a milícia.

O mapeamento inicial feito pelo TRE-RJ com base em denúncias e no trabalho da Fiscalização da Propaganda Eleitoral, que foi enviado ao presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, inclui, além do Rio, os municípios de São Gonçalo, Itaguaí, Seropédica, Caxias e Campos dos Goytacazes. Já no anúncio feito por ele e pelo presidente do TRE-RJ, Roberto Wider, em Brasília, constam ainda Niterói, Nova Iguaçu e Nilópolis. Sem revelar nomes, Wider, afirmou que outros municípios poderão ser incluídos no mapeamento:

- O objetivo não é usar a força, porque isso sempre gera confrontos indesejáveis.

Nenhum comentário: