quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fernando Henrique elogia discurso de presidente em defesa da Palestina

Para tucano, abertura de reunião na ONU por Dilma foi "boa coincidência"

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou o discurso feito pela presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) e afirmou concordar com alguns dos principais pontos defendidos. Para o ex-presidente, o fato de Dilma ter sido a primeira mulher a discursar na abertura de uma reunião da ONU é "uma boa coincidência".

-- É simbólico. Como o Brasil é o primeiro a abrir (a Assembleia da ONU), e ela como foi eleita, sendo brasileira, coincidiu, uma boa coincidência. Demonstra o peso das mulheres no mundo de hoje.

Fernando Henrique concordou com um dos pontos mais comentados do discurso de Dilma: a defesa da criação do Estado Palestino.

- Sou favorável. Pertenço a um grupo que o Mandela (ex-presidente da África do Sul) criou e nós, há muito tempo, batalhamos pelo reconhecimento do Estado Palestino. Estive em Israel e na Palestina e minha posição é de que claramente precisamos respeitar a decisão da ONU de 1966 sobre a criação dos dois Estados.

Já para o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), e também o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a defesa do Estado da Palestina teria sido inoportuna.

- Sem entrar no mérito desta questão, acho que a defesa do Estado da Palestina foi feita num momento inadequado - disse Dias.

No Congresso, os principais elogios a Dilma partiram dos petistas. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse ter ficado emocionada, e seu colega de bancada Walter Pinheiro (PT-BA) considerou que Dilma, apesar de estar estreando na ONU, se colocou como "uma estadista de longa estrada".

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: