quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Bruno Boghossian – Escândalos da cloroquina

Folha de S. Paulo

Presidente decidiu permanecer ao lado de protagonistas de escândalos da cloroquina

Jair Bolsonaro facilitou o trabalho da CPI da Covid. No momento em que os senadores levantam suspeitas de uma operação que empurrou cloroquina para milhares de pacientes, falsificou a eficácia de medicamentos e ocultou mortes pela doença, o presidente mostrou que aquela era uma política oficial do governo.

A defesa do "tratamento precoce" foi levada sem pudor à sede da ONU. Em seu discurso na Assembleia-Geral deste ano, Bolsonaro disse que sempre apoiou "a autonomia do médico" para receitar remédios comprovadamente ineficazes.

O presidente permanece ao lado dos protagonistas dos escândalos da cloroquina. Na prática, ele demonstra que existe, até hoje, apoio político aos responsáveis por experimentos que utilizaram pacientes como cobaias e podem ter adulterado prontuários para forjar resultados positivos do chamado "kit Covid".

Nas últimas semanas, a CPI apresentou indícios de que a operadora Prevent Senior adotou esse procedimento. Um dossiê noticiado pela GloboNews apontou que médicos sofriam pressão para prescrever medicamentos e faziam experimentos sem o consentimento dos pacientes. O documento sugere ainda que a empresa omitiu mortes de pessoas tratadas com cloroquina.

Em depoimento na CPI, o diretor-executivo da operadora confirmou a prescrição dos remédios, mas disse que os médicos avaliavam a situação de cada segurado antes de fazer a receita. Ele admitiu que a Prevent Senior mudava o diagnóstico de pacientes com Covid depois de 14 ou 21 dias de internação.

[ x ]

Senadores afirmam que essa manobra reduziu artificialmente as estatísticas de mortes pela doença nos hospitais da operadora. Um desses casos teria sido o da mãe do empresário bolsonarista Luciano Hang, defensor da cloroquina.

O diretor da Prevent disse à CPI que muitos pacientes exigiam medicamentos ineficazes depois de ouvir declarações de Bolsonaro. O presidente, como se viu, não faz questão de esconder o papel de coautor.

 

Nenhum comentário: