segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reforma política de novo na mesa

BRASÍLIA – Alguns dos principais pontos da reforma política poderão ser votados ainda este mês. A previsão foi feita pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Para que isso seja possível, ele disse acreditar que a apreciação da reforma deverá ser fatiada. A votação está marcada para a última semana deste mês.

Marco Maia explicou que conversou sobre o assunto com o relator da reforma, deputado Henrique Fontana (PT-RS), que considera possível chegar a um entendimento na comissão especial sobre algumas das propostas contidas em seu relatório. "Não trabalhamos com a possibilidade de votar uma reforma política ampla, mas de avançar em alguns temas fundamentais para o Brasil e que têm ressonância com a sociedade", disse Fontana.

Para Maia, os temas que têm mais chances de aprovação no plenário são a coincidência na data das eleições, de forma que não haja mais eleição de dois em dois anos, e o fim das coligações nos pleitos para deputados e vereadores, chamadas proporcionais.

O presidente da Câmara, no entanto, tem dúvidas quanto à viabilidade de outros pontos da reforma. "O financiamento público mobiliza o mundo político, mas não tem aceitação na sociedade. A Câmara mesmo já fez uma pesquisa e as pessoas majoritariamente se posicionaram contrárias, achando que não é razoável que o Estado brasileiro gaste bilhões de reais a cada dois anos financiando campanhas eleitorais", argumentou.

Interinidade Marco Maia deverá assumir o comando do país no próximo dia 16, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, estarão em viagem ao exterior. Esta será a quarta vez que Marco Maia assume a Presidência da República. No dia 16, Dilma segue para a Europa. A presidente vai a Cádiz, no Sul da Espanha, onde participará da 22ª Cúpula Ibero-Americana. Dilma fica na Espanha até o dia 19 e deve se reunir com o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy. No dia 14 de novembro, Temer embarca para a Alemanha, onde vai se encontrar com a chanceler Angela Merkel. O vice-presidente retorna ao Brasil no dia 18.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: