sexta-feira, 27 de abril de 2018

Opinião do dia: José de Souza Martins

É significativo que nenhum dos dois fale em democracia nem defina que compromisso têm eles com a concepção de um verdadeiro regime democrático. Se a ambos somarmos boa parte dos candidatos de menor expressão, igualmente autoritários, na direita e na esquerda, a partir das pesquisas de opção eleitoral, teremos que pelo menos 50% dos votos são de inspiração autoritária e antidemocrática. Esse número pode chegar a 60% dos votos ou mais.

Nesse sentido, tudo fica dependendo de que surja um candidato aglutinador, com uma indiscutível bandeira democrática, que consiga convencer o eleitorado da importância da democracia, da liberdade de pensamento e de divergência, e do direito à diferença. Se isso não acontecer, no curto tempo que nos resta, o Brasil estará entrando no beco sem saída de uma democracia de papel.
-------------------------
José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, autor de “A Política do Brasil Lúmpen e Místico” (Contexto). ‘Adeus à democracia?’, Valor Econômico, 27/4/2018.

Nenhum comentário: