sábado, 14 de junho de 2025

Para emplacar em 2026? - Eduardo Affonso

O Globo

‘Acho que o senhor vai gostar do Haddax Classic. Tirando o arcabouço, que ficou meio frágil, é um carro com potencial’

Interior (bem interiorzão). Concessionária hipotética de carros usados imaginários, em algum ponto de um lugar mítico chamado Brasil. Manhã de sábado.

Zé, maltrapilho e maltratado, conversa com o vendedor, que o olha com mal disfarçado desdém.

— Então, de 2019 a 2023 eu andei de carro de boi. Sofri muito. Daí resolvi mudar radicalmente e troquei por uma carroça. Estou com ela há dois anos e não aguento mais. Só vou poder trocar em 2026, mas já queria dar uma espiada nos modelos disponíveis.

— Pois não. Mais ou menos 65% dos brasileiros procuram algo novo para 2026. Um dos lançamentos mais esperados é o Císio SP, um carro sem muito carisma, mas com bastante tração. Todos os modelos dessa montadora, como o Zemaxx e o Rattch Junior, puxam um bocado para a direita, então é bom ter cuidado nas curvas. Mas nada que alinhamento e balanceamento constantes não resolvam.

— Hmmm, esse tom verde-oliva, sei não...

— Acho que o senhor vai gostar do Haddax Classic. Tirando o arcabouço, que ficou meio frágil, é um carro com potencial. É perfeito se o senhor for dos que engatam a primeira e não vão muito além disso. Era para ser econômico e popular, mas consome bastante e vem com taxas, tributos, tarifas, encargos e impostos adicionais. Tem uma roda presa, parece, assim como o outro da mesma fábrica, o Bowlles 1.0. Mas deve ser coisa do antigo dono, que puxava muito para a esquerda. Talvez sob nova direção...

— Não gostei do tamanho do retrovisor...

— Então o senhor precisa é do Arduo LT. É um modelo versátil, arrojado, de design contemporâneo, mas projetado para travessias difíceis. Suporta condições adversas, seja frio intenso ou calor escaldante. Resiste bem às intempéries, é estável, um modelo para quem se cansou de aventuras e quer uma viagem sem sobressaltos.

— Moderno demais...

— Bom, tem o Ronauto, um off road mais tradicional, robusto, com um desenho vintage, que topa qualquer parada. É praticamente um trator.

— Aí também não!

— Quem sabe o Cyrallis, que fez muito sucesso em 1998, 2002 e 2018? Perdeu um pouco de potência na versão 2022 e tem um probleminha no freio, que costuma deixá-lo desgovernado. Faz um pouco mais de barulho que o desejável, mas, no segmento dos conversíveis, e com essa quilometragem, é o melhor que o senhor vai encontrar.

— Não tem nada mais competitivo?

— Se o senhor quiser uma picape com pegada eco friendly, que não queime combustível fóssil e sobreviva aos piores trancos, temos a Marine. Parece frágil, mas é sustentável e valente. Já deu umas batidas de frente, mas nada que comprometa a performance.

— Hmmm, esse painel...

— Bom, já mostrei quase todo o estoque.

— Horrível essa concessionária; quase não tem opção. Pelo jeito, vou acabar tendo de escolher entre o carro de boi e a carroça. De novo.

— Talvez não: tanto a carroça quanto o carro de boi devem ser relançados em versões femininas. Mesmo fraco desempenho, sem garantia nenhuma, só com uma maquiagem na lataria. Se o senhor não quiser mesmo ir a lugar nenhum e achar que aguenta esperar até 2030...

 

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