segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em Porto Alegre, candidato de Yeda vence disputa com Marchezan

Wambert Di Lorenzo derrotou por apenas três votos de diferença um dos principais líderes da sigla

Combalido por disputas internas, o PSDB da Capital definiu ontem – com apenas três votos de diferença – o nome do seu candidato à prefeitura de Porto Alegre. Com apoio da ex-governadora Yeda Crusius, o professor Wambert Di Lorenzo derrotou o deputado federal e presidente estadual do partido, Nelson Marchezan Jr., depois de uma semana marcada por embates públicos e acusações mútuas.

O racha refletiu-se nas urnas: Wambert obteve 56 votos e Marchezan, 53. Houve confusão. Às 17h, quando começou o escrutínio, a comissão eleitoral confirmou a contagem de 109 cédulas. Uma hora depois, ao anunciar o vencedor, corrigiu o número para 110.

Embora não altere o resultado, a indefinição irritou os defensores de Marchezan. Insatisfeita com a apuração, a advogada do deputado, Camila Tagliani, ameaçou pedir a recontagem das cédulas pela executiva nacional da sigla – o que pode ocorrer ainda esta semana.

– Queremos ter certeza de que não houve nenhum erro – disse Camila, rodeada por partidários exaltados.

Deputado se retira sem ouvir discurso do adversário

Indiferente ao burburinho, Wambert já discursava para os apoiadores. Fez questão de agradecer ao adversário e dizer que não representava "grupo A ou B". Não deixou, porém, de exaltar o governo de Yeda Crusius, que não participou da convenção. Em seguida, criticou a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição José Fortunati (PDT), dizendo que Porto Alegre "está abandonada", e aproveitou para alfinetar a candidata Manuela D"Ávila (PC do B):

– Em que lugar do mundo o comunismo deu certo? Garanto que não será em Porto Alegre, porque nós vamos vencer.

Nos bastidores, correligionários ligados a Marchezan colocavam em dúvida a capacidade eleitoral do professor, classificado como "um desconhecido".

– Se ele fizer 2%, é muito. Vai ser um fiasco – disse um aliado de Marchezan.

Como se tivesse ouvido, Wambert usou os minutos finais do discurso para se defender da alcunha de "homem sem voto". Foi aplaudido.

– Não sou messias. Não vou mudar a vida de ninguém. Mas, juntos, sei que nós podemos fazer isso. Temos chances reais de ganhar e vamos ganhar – destacou o professor, que terá Marco Pinheiro (PRP) como candidato a vice-prefeito .

Marchezan, que diz ter sido vítima de um complô liderado por Yeda, saiu sem ouvir o desafeto. Por telefone, afirmou que, se o resultado for validado, irá respeitá-lo. Mas não prometeu mais do que isso.

– A ex-governadora venceu – reconheceu o parlamentar.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: