segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mais novidades na sucessão à prefeitura de Niterói no pleito 2012

Comte Bittencourt confirma que está na disputa
Soraya Batista

Jorge Roberto Silveira só define posição na próxima terça-feira e Comte aguarda decisão para anunciar sua pré-candidatura. PT compõe chapa com PV, apoiado pelo PMDB da cidade

A semana foi movimentada para o cenário político de Niterói. O deputado estadual Rodrigo Neves (PT), pré-candidato à Prefeitura de Niterói, teve definido o nome do vice de sua chapa, o ambientalista Axel Grael (PV), inaugurando uma nova parceria entre os dois partidos. O PMDB, que já havia anunciado apoio ao candidato, abriu mão de fazer a indicação em favor de Grael. Enquanto isso, a base aliada do governo continua à espera de uma posição do prefeito Jorge Roberto Silveira, que deverá anunciar na terça-feira se vai ou não disputar as eleições municipais.

O anúncio do nome de Axel para compor a chapa de Rodrigo já era esperado há algumas semanas. Apesar do PMDB ter a preferência na indicação do vice, o partido, junto com o PT, decidiu escolher o ambientalista para fortalecer a chapa, já que não havia nenhum nome de peso na legenda.

“Eu não tenho dúvida que com o Axel para vice a vitória se torna, sem dúvida alguma, uma realidade ainda mais concreta, não para o Rodrigo ou Axel, mas para o povo e a cidade de Niterói”, disse o candidato do PT.

A escolha de Axel também marcou o rompimento de uma aliança antiga entre o PV e o PDT. De acordo com o presidente do diretório municipal do partido verde em Niterói, Eurico Toledo, não existia mais debate com o governo, devido à indefinição do prefeito de vir ou não como candidato. O PV ocupa atualmente a Secretaria de Meio Ambiente, mas deve entregar a pasta nesta segunda-feira. Com a legenda, outros dois partidos se unem à aliança com o PT: o PL e o PTdoB, que atualmente ocupa a Subsecretaria do Programa Viva Idoso.

Surpresas – Enquanto a semana foi de decisões para o PT, para o PDT foi de surpresas e indecisão. Na segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) acatou o pedido do Ministério Público (MP) e tornou o prefeito inelegível por oito anos. Segundo a sentença, ele não teria cumprido a determinação da Justiça Eleitoral, que obrigava a retirada de placas e cartazes que faziam referência a obras na cidade e também por um suposto abuso de poder. Jorge Roberto recorreu da decisão.

Na terça-feira, o prefeito se reuniu com os presidentes dos diretórios municipais dos partidos aliados para acertar apoio a um candidato indicado por ele, no caso de não disputar a reeleição. Na quinta-feira, Jorge teve encontro com os vereadores da base de sustentação do governo, porém apesar de ter prometido anunciar se iria ser pré-candidato, o prefeito adiou sua decisão para terça-feira.

No caso de uma possível desistência de Jorge o candidato mais provável para vaga de cabeça de chapa é o do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS). O nome do deputado já apareceu em conversas entre o prefeito e os partidos aliados. Comte confirmou que está na disputa, porém ressaltou que “devemos esperar o Jorge tomar a decisão dele”.

O nome do deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) também foi mais uma vez alvo de comentários, já que o prefeito se reuniu com ele para novamente convidá-lo a ser o vice de Comte, pedido outra vez recusado. Após a reunião, Felipe desabafou na internet que a população só deve vê-lo na disputa em 2016.

Renúncia – Outra mudança foi a desistência do deputado estadual Edino Fonseca (PR) de disputar a sucessão municipal em Niterói. Segundo o presidente do diretório municipal do partido, Augusto Nunes, Fonseca teria desistido da candidatura porque a aliança estadual PR-DEM não se repetiu no âmbito municipal. Sem essa aliança, Edino teria pouco mais de dois minutos de TV, tempo inviável em uma candidatura majoritária.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: