segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em Recife, oposição ainda em compasso de espera

Paulo Augusto

Após um fim de semana de reuniões, os quatro principais partidos de oposição no Estado – DEM, PSDB, PMDB e PPS – ainda não se entenderam sobre como vão entrar na disputa pela Prefeitura do Recife, faltando menos de uma semana para o prazo-limite para realização de convenções partidárias (sábado, 30). Estão de acordo com a certeza de que se forem quatro pré-candidaturas será difícil fazer frente a Humberto Costa (PT) e Geraldo Júlio (PSB). Acreditam que uma ou, no máximo, duas candidaturas será o ideal, para que os votos não fiquem pulverizados. A questão é: quem vai abrir mão da candidatura?

Nos bastidores, se comenta que, entre os quatro pré-candidatos – Raul Henry (PMDB), Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho (PSDB) e Raul Jungmann (PPS) –, o tucano e o democrata são os que mais dificilmente vão abrir mão da disputa. Daniel vem trabalhando seu nome desde o ano passado e o PSDB acredita que chegou o momento de o partido ter candidato. Já Mendonça é o que vem demonstrando o melhor desempenho nas pesquisas de intenção de voto. É improvável que abra mão da disputa. Em prol da unidade, por sua vez, não deve ser difícil convencer Jungmann a sair da disputa. A dúvida está em relação a Raul Henry.

Na semana passada já foi especulado que o peemedebista poderia sair do páreo – fato que ele negou veementemente. Entretanto, essa vem se mostrando uma possibilidade cada vez mais concreta. O que os demais oposicionistas não sabem é, em se confirmando sua retirada, quem ele apoiaria. Se Daniel, Mendonça ou mesmo Geraldo Júlio.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: