quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lá vem o Patto! Urbano Patto

O copo está meio cheio ou meio vazio?

Será que ainda há espaço para a nação agüentar discursos sem substância em lugar de ações e medidas práticas e objetivas?

Hoje a presidente Dilma em mais um de seus discursos, agora no chamado Conselhão, o qual reúne a fina-flor do empresariado nacional e outras lideranças expressivas, reclamou daqueles que chama de pessimistas que não enxergariam que o país está com a economia sólida e vai muito bem.

Fariam, os pessimistas, uma leitura propositadamente catastrófica dos números da economia, os mesmos números que o seu governo também lê.

Como se vê na cabeça da presidente as perspectivas do país dependeriam mais do humor de quem analisa os dados do que das medidas que alguém venha a tomar para eventualmente modificá-los para melhor, ou para mantê-los (supondo ser essa a opção lógica dos otimistas).

Vejamos: a meta de inflação é de 4,5% ao ano, faz um ano que transita em torno dos 6%. Os pessimistas dirão que é quase 40% acima da meta, já os otimistas dirão que ainda está só raspando no limite superior da banda de variação.

A meta do PIB anunciada pelo governo, em seu começo, seria de 4%, não chega a 2% e chegou a ficar abaixo de 1%. Os pessimistas diriam que o desempenho ficou abaixo da metade do prometido. Os otimistas falam: vocês não estão vendo a Europa que está com o PIB negativo?

A refinaria de Pernambuco iria custar R$ 5 bi e ficaria pronta em 2014. Já custou R$ 23 bi e não ficará pronta antes de 2017. Os pessimistas diriam que só pode ser má gerência e roubalheira e os otimistas diriam o que? E do mesmo modo vão a ferrovia Norte-Sul, o projeto de transposição do Rio São Francisco, as reformas dos aeroportos, as novas ferrovias e rodovias prometidas, etc etc etc.

Não se espera de um gestor e de um estadista que balize suas ações por subjetividades, tipo bom ou mau humor, afetividade ou frieza, otimismo ou pessimismo. Ao menos deveria tentar ser fiel às metas que tenha estabelecido para o seu próprio governo. Mas aí teríamos de ser otimistas demais.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, dirigente do partido Mobilização Democrática - MD (PPS) de Taubaté e do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com.

Nenhum comentário: