domingo, 26 de abril de 2009

Tancredo e Ulysses, a disputa pela presidência

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

BRASÍLIA – Tancredo Neves venceu a eleição indireta, mas não chegou a governar o País. Morreu logo após ser eleito, deixando o cargo para o vice, José Sarney, que presidira o PDS, partido de apoio do regime militar no Congresso. A pergunta é: se a emenda constitucional, apresentado pelo jovem deputado Dante de Oliveira, tivesse sido aprovada, Tancredo teria apoiado a candidatura de Ulysses à Presidência? Reza a lenda que sim.

Mas o historiador Costa Couto, que também foi amigo e confidente de Tancredo, tem outra versão. Ele acredita Tancredo disputaria com Ulysses o direito de sair candidato: “Acho que, depois de passar 51 anos sonhando chegar à Presidência, Tancredo não desistiria sem luta. Disputaria com Ulysses e com qualquer outro.”

O cientista político Bolívar Lamounier não vê tanta importância no nome. O mais importante na opinião dele é que, logo após aquela campanha nacional, que pusera a bandeira da mudança nos corações e nas mentes dos brasileiros, o presidente teria uma carga de legitimidade imensa: “Uma legitimidade que Sarney não teve e nem Tancredo teria tido. Eu me inclino a crer que esse candidato, carregando a bandeira da mudança, conseguiria unificar a frente de oposições e conseguiria governar – o que Sarney não conseguiu. Teríamos apressado a solução do nó da democracia, que demorou mais alguns anos, e também da crise econômica. Teríamos economizado quatro ou cinco anos.”

A propósito, é bom lembrar que o regime militar naufragava em meio a uma depressão econômica, com taxas de inflação sem rédeas. Ainda segundo Lamounier, a aprovação da eleição direta em 1984 teria causado certa “coagulação” dos partidos – ou seja teríamos um quadro partidário mais estável, em vez da fragmentação que se viu a seguir: “Uma medida do nível de desagregação partidária a que chegamos foi o fato de termos 22 candidatos a presidente em 1989, todos eles de oposição. Havendo um presidente legitimado, haveria um partido forte do presidente.”

Nesse contexto, o PT teria tomado outro rumo na vida, segundo o cientista político: “Com um presidente sagrado, o PT, o principal partido do ‘não’, teria menos poder de fogo para ficar só bloqueando, como fez na Constituinte e, mais tarde, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesse jogo, não iria crescer como o partido do ‘não’. Seria forçado a ir para o mercado do voto mais cedo – em vez de só jogar pedra na vidraça.”

Nenhum comentário: