sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

Nome garantido?
Uma das pastas mais cobiçadas da Esplanada, por causa do fabuloso orçamento de R$ 16 bilhões para investimentos, o Ministério dos Transportes não deve passar por mudanças durante a reforma ministerial prevista para começar no fim deste mês. Como dizem os aliados, o titular, César Borges, concretou os dois pés no ministério e já começa a estender a influência para órgãos ligados ao setor.
» » »
Ele conseguiu, por exemplo, nomear o baiano José Lúcio Machado para presidir a Valec, estatal que terá um papel central no processo de concessões de ferrovias. Mais do que isso: a empresa sempre foi um feudo do PMDB. Além da presidência, todas as demais diretorias foram ocupadas por integrantes do PR.
» » »
A presidente Dilma Rousseff tem elogiado o ministro baiano, egresso dos quadros do carlismo. E o PR também. A avaliação é de que ele conseguiu "limpar" a imagem da legenda após o desgaste sofrido pela faxina promovida pela presidente em 2011, tanto no Ministério dos Transportes quanto no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).

Sorte de baiano
César Borges ainda deu a sorte de estar no cargo durante os leilões de concessões das rodovias federais, uma obsessão do governo Dilma. O último deles, da BR-040, arrecadou R$ 7,92 bilhões, com um deságio de 61%.

Se precisar de algo, é só ligar
Ainda assim, aliados do ex-ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos — atual presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) — não desistem. Afirmam que, caso Borges queira se candidatar a qualquer cargo em outubro, é só chamar que Paulo Sérgio volta.

Quanto mais demora...
As pessoas ficam angustiadas porque a presidente Dilma Rousseff não define as trocas de ministros. Pudera. Cada hora surge uma dor de cabeça. O PTB dá como certo que o presidente em exercício da legenda, Benito Gama, assumirá a Secretaria dos Portos. O ministério era comandado por Leônidas Cristino, que migrou para o Pros junto aos irmãos Cid e Ciro Gomes.

...mais complicado fica
O Pros adoraria ver Ciro Gomes na Saúde, mas o PT não entregará a pasta. Tem o Turismo, que ficará vago com a saída de Gastão Vieira. Mas aí é o PMDB que não aceita. E os peemedebistas ainda dão como certa a indicação de Vital do Rêgo para a Integração Nacional.

Licença médica.../ Diferentemente do PR, que continua sendo comandado por Valdemar Costa Neto mesmo após a prisão do deputado federal, conforme mostrou o Correio, não é mais Roberto Jefferson (foto) quem dita as cartas no PTB. O partido passou a ser dirigido por um colegiado: Benito Gama (presidente em exercício); Jovair Arantes (líder na Câmara); Gim Argello (líder no Senado) e Campos Machado (presidente do diretório paulista do PTB).

... Ou jurídica?/ Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto, Jefferson sofre com a recuperação de uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas. Os petebistas juram que foi o estado de saúde, e não a condenação penal, que decretou a perda de espaço de Jefferson na legenda.

Podemos saber por quê?/ Delator do escândalo do mensalão, Jefferson tornou-se alvo de mais uma queixa dos petistas. Eles não entendem o motivo de o ex-presidente do PTB ter tido o direito de passar o réveillon com a família em casa, no interior do Rio de Janeiro, e o ex-presidente do PT José Genoino não conseguir ser transferido para a residência em São Paulo. Ambos foram condenados ao regime semiaberto e sofrem com problemas de saúde.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: