sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Mariliz Pereira Jorge - Ciro cava o próprio fim

Folha de S. Paulo

Candidato parece estar numa cruzada para enterrar seu futuro político

"O PT, se você deixar, bate a sua carteira...". É uma fala típica de Jair Bolsonaro, mas foi dita por Ciro Gomes em entrevista ao apresentador Ratinho. Na mesma ocasião, o candidato do PDT botou parte da culpa do problema da violência e do tráfico de drogas do país na "esquerda caviar": "o burguês lá da zona sul do Rio falando de combater o fascismo tá cheirando cocaína desbragadamente".

O tom bolsonarista adotado por Ciro tem funcionado tanto quanto enxugar gelo. Quanto mais ele bate no PT e em Lula, mais derrete. A virada esperada jamais veio. A eleição se aproxima e quem se aproxima de Ciro é Simone Tebet. A única coisa que cresce na campanha de Ciro é a rejeição e a antipatia por ele. O que ele faz? Diz que antigos apoiadores, como Caetano e Tico Santa Cruz, vão de Lula porque estão com a vida ganha.

Ou Ciro não entendeu nada ou se faz de doido. Nenhuma estratégia deu certo. O discurso antipetista é retórica surrada e, mesmo partindo de Bolsonaro, mostra que o alcance minguou. Com Ciro se traduz em ressentimento, mágoa e desequilíbrio emocional à medida que Lula consolida sua posição de favorito.

O "Cirão da massa" de 2018 chegou sem fôlego a 2022 e o comando de sua campanha parece perdido, com ações datadas e desconexas, deixando o candidato virar motivo de chacota. Ele, por sua vez, é incapaz de reconhecer que não é opção no momento e parece estar numa cruzada para enterrar seu futuro político.

Às vezes, o que a pessoa precisa é de um amigo para mandar a real --"olha, você tá bem louco"--, não de um marqueteiro. Resta saber se Ciro Gomes consegue controlar o seu gênio indomável e entender que já passou da hora de se recolher. Do contrário, corre o risco de terminar essa eleição menor que um Aécio. Lembram do Aécio? Quase se elegeu presidente e agora, quando muito, viverá como cacique de partido.
Ciro tem se tornado tão radioativo que talvez nem isso.

 

8 comentários:

Anônimo disse...

Cava, sim.
Eu achava q o Ciro tinha o pavio um pouco mais curto, q atribuía a uma entendimento de Brasil superior (o pavio curto do bozo se deve à falta de formacão, à canalhice).
Mas esse entendimento não impediu seu desequilíbrio. Triste.
De qq forma, o entendimento de Lula sobre o Brasil sempre foi superior ao de todos os demais canditados; e agora está fortalecido.
Vamos lá, Ciro, grite conosco: Fo.ra.bol.so.na.ro!
Fo.ra.bol.so.na.ro!

Anônimo disse...

O Ciro é o único que não caiu nessa conversa fiada de vocês , de Lula já ganhou , vocês botaram um salto alto e combinaram com as pesquisas Datafolha e Ibop e então partindo pro tudo ou nada , porque sabem que o segundo turno já está praticamente perdido é tudo uma cambada de malandro que vive de mentira
Lula ladrão seu lugar é na prisão!

Anônimo disse...

É, as pesquisas são conversa fiada. Sua opinião é q vale.

Típico de broxonarento.

Em tempo: Bozo será preso. E tem MUUUUUITO medo disso.

Anônimo disse...

Or falando em prisão soa muito engraçado. E o Lula?

Anônimo disse...

Para quem assiste o Mecanismo o cinismo continua atual. Devemos, é nossa obrigação eliminar essa sujeirada toda do nosso país. Se somos honestos e nos gabamos disso não podemos aceitar políticos com passado imundo. Isso é resultado de nossa aceitação correta. Também a corte deveria ser rebocada com juíz honesto e ciente que roubar é crime em qualquer país do mundo . Num país que tirar um pedaço de pau para fazer chá para a esposa doente quando não há dinheiro para comprar remédios é crime que dá cadeia, é muito cinismo desses julgadores vira latas brasileiros. Não a injustiças.

Anônimo disse...

Justiça é justiça em qualquer país do mundo. E só se faz com juízes IMPARCIAIS, não com politiqueiros corruptos como Sergio Moro e nem com procuradores safados e desonestos como Blá-blá-lanhol e sua corja da Lava Jato.

Anônimo disse...

Den-tro Bol-so-na-ro! Pra dentro da prisão!

ADEMAR AMANCIO disse...

Gostei do comentário do primeiro anônimo.